Navegando por Palavras-chave "Apagamento"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)RUÍNAS URBANAS, MEMÓRIA E REPARAÇÃO: Rastros da arquitetura e vida em territórios em desmanche, o caso do Edifício São Vito(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-23) Duarte, Nicolie; Arantes, Pedro; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040; http://lattes.cnpq.br/1502902511741710O objetivo desta pesquisa é analisar de forma crítica a trajetória social e arquitetônica da ruína “em vida”, ou arruinamento urbano e de como instituições políticas e culturais lidam com o acontecimento. A partir da narrativa a contrapelo da história do edifício São Vito, evidenciar a história dos rejeitados, do massacre diário da população marginalizada, do descaso e do estado de exceção. Identificar a imaterialidade do arruinamento na imaterialidade da ruína demolida, representada pelo Edifício São Vito e Mercúrio e pela trajetória de seus moradores. Esvaziamento, desapropriação, estigmatização, interesses econômicos e políticos, promessas não cumpridas, violência gratuita e preconceito marcaram a história do edifício ruína e seus moradores. Para além dos registros históricos e artísticos da história a contrapelo que encontram na memória plasticidade de narrativas, interessa-nos entender através de quais meios e porque essas histórias devem ser contadas. Qual o intuito da visibilidade das contranarrativas? Ao sublinhar as camadas obscuras inerentes aos processos perversos de poder, aos processos de progresso higienista, temos o compromisso de narrar a história de forma não romântica. O compromisso inicial e contínuo desta pesquisa: ver a ruína dentro de uma abordagem não romântica, mas sim pensada como matéria em movimento e história do tempo em ação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Território Carandiru: por uma história da arte que dialogue com a cidade(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Silva, Aline Araujo [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]Esta tem como objetivo analisar os discursos dos espaços de memória da região que até 2002 abrigou a Penitenciária do Estado de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Refletir sobre a importância dos processos artísticos no contexto da recuperação dos lugares de memórias difíceis, em virtude da potencialidade de exercer uma função social contemporânea junto à cidade e à sociedade. Tomo como estudos de casos o Museu Penitenciário e o Espaço Memória Carandiru.