Navegando por Palavras-chave "Algebraic thinking"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As pesquisas sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento da produção científica da pesquisa brasileira entre 2010 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-20) Silva, Denise Correa da [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/6005938826551659O presente estudo qualitativo de caráter bibliográfico teve como objetivo apresentar o Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2020. A Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2017), ao inserir a Álgebra como Unidade Temática da Matemática, propõe o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresentado pautou a pertinência do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a generalização de padrões como elemento constituinte dessa forma de pensar. Foram mapeadas nove pesquisas acadêmicas que apresentaram grande relevância para o tema estudado, sendo elas constituídas por cinco artigos e quatro dissertações coletados no Portal de Periódicos da CAPES e na plataforma do Google Acadêmico. Para a análise do material coletado e apresentação das contribuições sobre o tema, os dados foram organizados em três agrupamentos: (1) Identificação/Catalogação das características do texto, (2) Síntese do conteúdo e (3) Contribuições para o ensino do tema generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O terceiro agrupamento foi subdividido em três categorias: Categoria (1): O que caracteriza a ‘generalização de padrões’ no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, categoria (2): Quais as condições para se efetivar o trabalho com o tema ‘generalização de padrões’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e categoria (3): Conhecimentos algébricos sobre ‘generalização de padrões’ dos docentes dos anos iniciais. Os resultados desse mapeamento mostraram ser pequena a quantidade de publicações sobre o tema voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo ocorrido a primeira publicação somente no ano de 2017. Contudo, os nove estudos analisados apresentaram importantes contribuições que esclarecem o que caracteriza a generalização de padrões, evidenciaram algumas condições necessárias para que esse ensino se efetive e indicaram a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes para que possam implementar o que está proposto na orientação curricular referente ao ensino da Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.