Navegando por Palavras-chave "Aeroespacial"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização mecânica e microestrutural do aço maraging 300 solubilizado(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Souza, Carolina Gomes [UNIFESP]; Zucarelli, Tiago Alegretti; Reis, Danieli Aparecida Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7058867464306125; http://lattes.cnpq.br/2105394824226325; http://lattes.cnpq.br/8072947572592300O presente trabalho consiste no estudo das propriedades mecânicas do aço maraging 300 para aplicação aeroespacial, submetido ao tratamento térmico de solubilização. O aço maraging 300 tem sido um material estudado nos últimos anos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) como uma possível substituição do aço SAE 4140 usado no envelope motor do foguete de sondagem brasileiro, o VSB-30. Este aço é considerado um aço de ultra-alta resistência mecânica, com boa tenacidade, e por isto tem sido frequentemente utilizado no setor aeroespacial. O aço maraging solubilizado tem sido muito estudado, pois é nessa condição onde todos os processamentos são feitos (corte, calandragem, soldagem, usinagem). Devido a sua versatilidade e suas boas propriedades mecânicas adquiridas durante os tratamentos térmicos, este aço tem alcançado outros setores industriais. Assim, tendo em vista a importância deste aço, foi realizado, um estudo da anisotropia da chapa laminada em corpos de provas solubilizados, avaliações de resistência mecânica pelo ensaio de tração, medições de dureza na escala Vickers (HV), avaliações de comportamento em fadiga e análises microestruturais por microscopia óptica (MO). Por fim, obteve-se uma dureza em torno de 330 HV, uma vida infinita de fadiga em tensões inferiores a 450 MPa e uma tensão máxima de 1035 MPa (sentido da laminação) e de 995 MPa (sentido perpendicular), obtendo uma variação de 4,02%.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização mecânica e microestrutural do aço maraging 300 solubilizado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Souza, Carolina; Zucarelli, Tiago; Reis, Danieli; http://lattes.cnpq.br/7058867464306125; http://lattes.cnpq.br/2105394824226325; http://lattes.cnpq.br/8072947572592300O presente trabalho consiste no estudo das propriedades mecânicas do aço maraging 300 para aplicação aeroespacial, submetido ao tratamento térmico de solubilização. O aço maraging 300 tem sido um material estudado nos últimos anos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) como uma possível substituição do aço SAE 4140 usado no envelope motor do foguete de sondagem brasileiro, o VSB-30. Este aço é considerado um aço de ultra-alta resistência mecânica, com boa tenacidade, e por isto tem sido frequentemente utilizado no setor aeroespacial. O aço maraging solubilizado tem sido muito estudado, pois é nessa condição onde todos os processamentos são feitos (corte, calandragem, soldagem, usinagem). Devido a sua versatilidade e suas boas propriedades mecânicas adquiridas durante os tratamentos térmicos, este aço tem alcançado outros setores industriais. Assim, tendo em vista a importância deste aço, foi realizado, um estudo da anisotropia da chapa laminada em corpos de provas solubilizados, avaliações de resistência mecânica pelo ensaio de tração, medições de dureza na escala Vickers (HV), avaliações de comportamento em fadiga e análises microestruturais por microscopia óptica (MO). Por fim, obteve-se uma dureza em torno de 330 HV, uma vida infinita de fadiga em tensões inferiores a 450 MPa e uma tensão máxima de 1035 MPa (sentido da laminação) e de 995 MPa (sentido perpendicular), obtendo uma variação de 4,02%.