Navegando por Palavras-chave "Acolhimento"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O acolhimento aos alunos adolescentes nas aulas iniciais de biologia: criação de uma sequência didática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Brito, Andreia Souza Gonçalves de Carvalho [UNIFESP]; Silva, José Alves da [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/4588641761085779Este trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com os estudos acerca dos processos educativos de adolescentes no contexto escolar, buscando responder à seguinte pergunta: como pode ser o acolhimento dos alunos adolescentes nos primeiros dias de aula na disciplina de Biologia?. Para respondermos a esta pergunta, promovemos um intenso processo de estudos e de reflexão sobre adolescência, acolhimento e relações com o saber que culminou com a criação de uma sequência didática que trata exclusivamente das primeiras aulas em turmas da primeira série do ensino médio em uma escola pública do município de Diadema (SP). Para fundamentação teórica, usaremos os referenciais que estudam adolescência, em especial no contexto escolar, bem como aqueles que analisam a relação dos adolescentes com o saber científico, em especial com o da biologia, além dos autores que estudam a questão do acolhimento em diferentes contextos. Deste conjunto de dados e reflexões, montaremos a referida sequência didática. Esperamos, através desse trabalho, darmos a devida atenção ao momento inicial de trabalho pedagógico do professor de Biologia, bem como produzirmos conhecimentos acerca deste momento para a área de ensino de ciências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acolhimento com comportamento empático para redução do medo de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-06-24) Jurko, Juliana Soares [UNIFESP]; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de [UNIFESP]; Lopes, Juliana de Lima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1478157388713375; http://lattes.cnpq.br/3089430786971948; http://lattes.cnpq.br/7869124658629445; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O paciente em pré-operatório de cirurgia cardíaca apresenta o diagnóstico de enfermagem Medo no momento que antecede o ato cirúrgico podendo comprometer o seu tratamento. O objetivo geral foi avaliar a eficácia do acolhimento com comportamento empático para a redução da intensidade do Medo de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca. Os objetivos específicos foram: caracterizar sociodemográfica e clinicamente os pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca; identificar a intensidade do Medo de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca; avaliar a relação das variáveis antecedentes (sexo, idade, tipo de cirurgia, grau de escolaridade, religião e comorbidades e/ou Infarto Agudo do Miocárdio prévio) com o diagnóstico de enfermagem Medo e; comparar a intensidade do Medo de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca que receberam acolhimento com comportamento empático com os que não receberam. Estudo experimental ou ensaio clínico randomizado realizado com 44 pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Os pacientes foram divididos em dois grupos, sendo o Grupo I: pacientes que receberam acolhimento com comportamento empático (grupo intervenção) e o Grupo II: pacientes que não receberam acolhimento (grupo controle). Para este estudo foi utilizado o instrumento de coleta de dados elaborado e validado anteriormente por outra autora contendo 15 características definidoras do diagnóstico de enfermagem Medo. Os pacientes foram avaliados em dois momentos: antes e após a intervenção (grupo intervenção) e após 2 horas da primeira avaliação (grupo controle). Os resultados mostraram um escore de 6,7 na primeira avaliação e de 6,11 na segunda avaliação no total de pacientes. A diferença dos escore entre a primeira e a segunda avaliação dos pacientes variou entre -1 e 3, sendo que 5 pacientes tiveram aumento no escore de Medo na segunda avaliação. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos quando comparado os escores de Medo, entretanto houve diferença do escore ao longo do tempo, mostrando que em ambos os grupos houve uma redução significativa no escore de Medo. Na primeira avaliação os pacientes que aguardavam cirurgia de Marcapasso apresentaram duas vezes menos medo do que os pacientes que aguardavam a cirurgia de Revascularização do Miocárdio (p=0,006). Os pacientes com o segundo grau de escolaridade apresentaram 1,2 vezes menos medo que os pacientes com o primeiro grau (p=0,023). Já os pacientes que apresentaram pelo menos uma comorbidade possuíam 1,4 vezes mais medo do que os pacientes que não apresentaram comorbidades (p=0,011). Na segunda avaliação os pacientes do sexo feminino apresentaram 1,1 vezes mais medo do que os pacientes do sexo masculino (p=0,049). Já os pacientes que aguardavam cirurgia de Marcapasso apresentaram 1,9 vezes menos medo do que os pacientes que aguardavam a cirurgia de Revascularização do Miocárdio (p=0,00984). As características definidoras do diagnóstico de enfermagem Medo que tiveram redução da primeira para a segunda avaliação foram: náusea, vômito, fadiga, boca seca, choroso e motilidade intestinal alterada. Conclui-se que o acolhimento com comportamento empático não foi eficaz para a redução da intensidade do Medo de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca. As orientações pré-operatórias são necessárias e importantes, entretanto, deve-se ponderar a respeito do que a enfermagem considera essencial para o conhecimento do paciente e o que este realmente gostaria de saber.
- ItemEmbargoO acolhimento do enfermeiro da estratégia de saúde da família como instrumento de intervenção e educação em saúde no atendimento de indivíduos em sofrimento mental(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Deglesposti, Camila Borsari [UNIFESP]; Mazzaia, Maria Cristina [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/6423662828098950; http://lattes.cnpq.br/0440488573009035Introdução: O acolhimento apresenta-se como potente instrumento de sensibilização e vinculação das pessoas aos serviços, além de contribuir com o processo de assistência e cuidado. Objetivo: Conhecer a experiência dos enfermeiros da Estratégia da Saúde da Família sobre o acolhimento de pessoas que apresentam demandas de saúde mental e promover espaços de discussão sobre intervenções e educação em saúde nessa temática. Metodologia: trata-se de pesquisa qualitativa, pesquisa-ação, com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Guarulhos-São Paulo, explorando a experiência do acolhimento das demandas de saúde mental na UBS. Foram realizadas entrevistas individuais com questionário semi estruturado de modo virtual, bem como dois encontros entre participantes e pesquisadores, em formato de oficina. Os conteúdos das entrevistas e dos encontros foram transcritos e analisados, por meio de análise de conteúdo gerando sínteses que foram avaliadas e validadas pelos participantes por meio de formulário eletrônico. Para a análise também foi utilizado o software IRaMuTeQ®. Os conteúdos das entrevistas, norteou a construção da oficina de sensibilização sobre o acolhimento em saúde mental na Atenção Primária à Saúde. O ciclo da pesquisa-ação, assim, foi composto de três etapas, a 1ª etapa online e a 2ª e 3ª etapas de modo presencial. Como fundamentação para a análise dos dados foi utilizada a Teoria das Representações Sociais. Na última etapa os participantes avaliaram o processo vivenciado. Resultados e Discussão: Participaram quatro enfermeiras, e, a análise do conteúdo das entrevistas desvelou quatro categorias: potencialidades como resolutividade-escuta-promoção/prevenção-vínculo; identificação dos casos de saúde mental; fragilidades como gestão e organização do serviço e educação em saúde-educação permanente-educação continuada. Na análise do conteúdo das falas nos encontros desvelou-se três categorias: fragilidades como angústia e adoecimento profissional-descaracterização do acolhimento-falta de manejo de casos de saúde mental e medo de assumir pacientes de saúde mental; potencialidades como percepção do profissional sobre importância do acolhimento, da escuta qualificada e do vínculo e, educação em saúde-educação permanente-educação continuada com perspectiva de promoção e prevenção. Da primeira para a segunda análise as categorias foram mantidas, porém, aspectos referentes ao sofrimento do profissional em identificar a demanda e não contar com apoio da gestão para estrutura e organização do serviço, destacou-se como fragilidades, além disso, aspectos relacionados à educação, passam a ser percebidos como fragilidades. Outra mudança incorre na categoria potencialidades que desloca-se do lugar de mais uma atividade para o enfermeiro para a percepção do profissional sobre importância do acolhimento para as demandas de saúde mental. Também fica evidente que o serviço não tem como prioridade a educação permanente e nem a educação em saúde, quando o assunto é saúde mental, pois não há espaço na organização do serviço para preparo e realização das ações de educação em saúde, o que gera desgaste e frustração com a impossibilidade de promoção e prevenção, apesar de ser um dos pilares da Estratégia de Saúde da Família. Conclusão: No início da pesquisa-ação observou-se que a representação social para o acolhimento estava na crença de que este é pouco potente, com a finalidade de triagem e anamnese para encaminhamentos, e sua objetivação é de que é um instrumento restrito e não associado nem a cuidado e nem à educação em saúde. Entretanto, no decorrer das etapas, as discussões contribuíram para o início de um processo de desmistificação dos estigmas da saúde mental, por meio do compartilhamento de saberes, além de despertar a percepção do acolhimento como um potente instrumento de intervenção e educação em saúde, sendo este um organizador na linha de cuidado; também houve o despertar para a potência do profissional enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família como principal ator na realização do acolhimento. Desta maneira, o produto educacional, a oficina, fortaleceu o trabalho já realizado pelas participantes, esclarecendo dúvidas sobre manejo de pacientes em sofrimento mental no território, permitindo trocas importantes de saberes, além do reconhecimento da necessidade do aprendizado, despertando o interesse pela temática.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acolhimento e diálogo com as famílias na creche: uma análise da interação entre mães e professoras(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-09) Ferreira, Janaina Lubarino [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/5105381540209245Essa pesquisa buscou compreender como as creches recebem as famílias desde os primeiros contatos institucionais, a forma como essa relação é construída e como acontece o compartilhamento da educação dos bebês entre mães e professoras. Partindo de pesquisa qualitativa e fundamentada na teoria histórico-cultural, o trabalho de investigação se deu por meio de observação participante dos primeiros contatos de profissionais de uma creche com as famílias de uma instituição pública de São Paulo que atende bebês e crianças pequenas. A fim de analisar a relação família-creche e os sentidos e significados atribuídos por ambas as instituições a essas interações iniciais, foram realizadas entrevistas com professoras e familiares de bebês atendidos. A análise foi conduzida por meio da organização de categorias interpretativas, considerando os dados sobre como as famílias são recebidas pela creche, os procedimentos adotados na interação entre a instituição e os responsáveis pelas crianças, além das percepções das mães e professoras sobre as atitudes envolvidas na construção dessa relação. Os dados da pesquisa oferecem pistas sobre o acolhimento das famílias e de seus filhos na creche, indicando como ocorre o compartilhamento do cuidado e da educação de bebês e crianças pequenas. A análise também dá especial destaque às posturas e procedimentos que podem fortalecer os laços entre mães e professoras ou, ao contrário, criar barreiras nessa relação, promovendo a parceria entre família e escola e incentivando a reflexão dos profissionais da educação infantil que atuam em creches.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competência cultural na saúde indígena: o olhar de uma estudante de enfermagem sobre um serviço especializado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-30) Condé, Vitória Ferreira [UNIFESP]; Oliveira, Lavínia Santos de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3703502378106601; http://lattes.cnpq.br/1590858740110993Objetivo: Fazer uma reflexão crítica, a partir de um olhar curioso e interessado para o serviço especializado em saúde indígena de média e alta complexidade prestado pela Universidade Federal de São Paulo, analisando o atendimento prestado sob a perspectiva da competência cultural e suas repercussões no acolhimento e itinerário terapêutico dos usuários desse serviço. Métodos: Trata-se de um relato de experiência partindo de um estudo exploratório e observação participante do cotidiano profissional de enfermeiras em um serviço de saúde de média e alta complexidade especializado em saúde indígena. A experiência teve como plano de fundo um estágio extracurricular optativo e voluntário. Resultados: As observações revelaram que os processos de trabalho do ambulatório estão alinhados com as expectativas da maioria das pessoas que buscam atendimento no serviço e que são baseados em laços afetivos e de respeito mútuo entre as partes envolvidas. Como os atendimentos do serviço estão conectados com outros atendimentos extra-ambulatório do índio, nem sempre as interações fora do Ambulatório contavam com a atenção e prática condizente com competência cultural necessárias. Foi possível compreender que, além de coordenar o cuidado dos usuários do serviço de atenção aos indígenas, as enfermeiras do setor articulam esse cuidado com diversos fatores tangentes à (e além da) saúde, e atuam como líderes ao articular a equipe, profissões, profissionais e pacientes. A formação por uma experiência fora do currículo foi crucial para estabelecer valores sólidos de futura enfermeira socialmente justa e responsável. Conclusão: o Ambulatório do Índio é um serviço que atua em consonância com a competência cultural, mas, apesar disso, ainda existem barreiras a serem vencidas fora do serviço para o alcance de uma assistência completamente justa e emancipatória. E que expandir o ensino aprendizagem em enfermagem é muito potencializador para a formação de enfermeiras comprometidas com a justiça social e com as distintas realidades e necessidades das populações indígenas presentes em território brasileiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios da saúde do trabalhador na atenção básica em Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-04) Nemetz, Rosemeiry de Lima [UNIFESP]; Queiróz, Maria de Fátima Ferreira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The population requires comprehensive assistance through an integrated and articulated SUS service network. In this context, Occupational Health has significant relevance due to the high rates of occurrence of work-related illnesses / accidents, including the attention of individuals in work situations, guaranteed by Law 8080/90. In the structure of the Brazilian health system, Primary Health Care is one of the main doors of entry for SUS and experiences the reality of work / health - disease processes in the territory and meets its underlying demands. Objective: Understand the meaning of work and its determination in the health-disease process in the territory, by the members of the Primary Care team and CEREST, and identify the difficulties and possibilities in the development of worker's health actions, with emphasis on integration and articulation. Method: Research with a qualitative approach through the use of thematic workshops resource with the professionals of CEREST Santos and the health units of Primary Health Care in the Northwest Zone and the Intermediate Waterfront, selected with a greater representation of residents notified in diseases related to the between 2013 and 2018. There were two groups, with a total of 14 professionals, 8 of which were Primary Care and 6 from CEREST, from June to November / 2019. The first two meetings of the workshops of each group took place at the Basic Health Unit of the selected territory and the last at CEREST- Santos, each meeting lasting two hours and a total of three meetings per group. The first two meetings of the workshops of each group took place at the Basic Health Unit of the selected territory and the last at CEREST Santos, with each meeting lasting two hours and a total of three meetings per group. The speeches collected in the workshops were analyzed using the Collective Subject Discourse method, in view of the need to know the subjectivities of individuals in relation to work relationships, through social representations. Results: The data collected showed similarities in both groups. Health professionals recognize that work is a determining factor in health, and is related to financial need, dignity and social identification. However, the lack of interaction with CEREST, as a point of technical support, through permanent health education makes it difficult to understand the reality of users 'work and the proposition of actions in the field of workers' health. Participants in Primary Care point out the need to raise awareness to expand the view of the care provided to the user-worker, in order to have an impact on the reception and changes in health practices, with a view to the principles of universality and comprehensiveness. They highlight the need for strategic planning, to trigger network work in order to guarantee access and resolution of services to users-workers, and health professionals themselves in overcoming their limits, through knowledge sharing and support.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desterritorialização da Carne: cartografias das emoções que efetuam corpos travestis no centro de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019) Moraes, Daniel Filipe [UNIFESP]; Pereira, Pedro Paulo Gomes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation describes the experience that began starting at the encounter with travestis and trans women in street situation. I was hired as a psychologist at “Casa Florescer”, an equipment dedicated to shelter this population. The main objective is to cartography the affections that are produced during these encounters and how they make the body escape from the rigid lines that conserve genders. The method of this cartography has allowed me to trace lines to create a map that followed the invented subjectivity movements in the encounters. As a way to give visibility to narratives, speeches, meanings and significances lived, I interviewed two contributors. How can the emotion move the body in order to create expression channels into matter? What other bodies are these? In which ways do they embody into matter? The body inhabits the unlocatable and whets its sensibility coming from a self-factor of a(ffe)ctivation. The potency of affecting and being affected produces repulse and attraction movements, in which these bodies experiment positions and sounds that give these affections channel to embody a material expression. Emotion has a strict bond with the group (motus) motion – mobility. E-movere means to put into motion, to expropriate itself. It comprehends, then, emotion, not as passiveness, but as differentiation movement, that connects with the planes of affective forces. Evellyn manifests this differentiation movement in the encounter of bodies, she didn’t hormone herself, nor did she have any silicone prosthesis and not even wear clothes that society describes as feminine. The encounters with Evellyn took me to another experimentation field, eyes didn’t matter much other than her qualities of irradiation and of forces that composed with mine, constructing a plane of immanence to embody new corporealities. At a certain evening at the “CineClube 7 Cores” I met Lívia. She would experiment herself with wigs and dresses, in which all that made her vibrate, her eyes sparkled at the same time her gender was embodying in her flesh. Thaís elaborates over a body that doesn’t enclose itself in the flesh, for it flows out with her gesture reflections, making her escape from the social intelligibilities. She comprehends from her emotions that she was always a woman, so she takes her body as screen to embody these motions. Samanta, with all her colors and rhythmic vibrations, created fluctuations in the density of the atmosphere, transporting me out of my own self. She was spread out everywhere at the shelter, I could feel her body slipping in between the paintings, leaving traces of what past through. Her woven produced other inaudible bodies. It’s the subtlety of deviations that produces new bodies in dialog. A channel of intelligibility for other genders is performed in the emotion that engenders a plane of immanence to be materialized, moves the proper body towards other corporealities, sensibilities and experimentations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência de um serviço de saúde especializado no atendimento a pacientes indígenas(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2014-09-01) Pereira, Érica Ribeiro; Biruel, Elisabeth Peres; Oliveira, Lavínia Santos de Souza; Rodrigues, Douglas Antônio; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP); Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da SaúdeA descriptive study, of qualitative nature, in the modality of experience report. A paper developed in a specialized health service for the care of Indian patients, based on university extension activities of users’ reception, health promotion and education. The Indian outpatients clinic and São Paulo’s Hospital, of the Federal University of São Paulo, are references in medium and high complexity service to Indian populations in several regions in Brazil. The extension projects were intended to create conversation spaces, to identify perceptions about the health-disease process and to establish a health care project, from the identification of the indigenous patient needs. The proposal of forming bonds with Indian patients that go beyond the objective of solving a health problem to enter the interfaces among health, culture and life style was a challenge for the health staff. It can be concluded that the outpatient clinic of the Indian is a permanent space for reflection, for a differentiated service to these patients in the areas of health assistance, teaching, research and extension.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experiências em tutoria e acolhimento estudantil nas instituições de ensino de engenharia.(ABENGE, 2024) Cunha , Cristiane Pessoa da [ITA]; Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212O ensino superior no Brasil, recentemente passou por significativas mudanças, através de programas governamentais que, consequentemente, ampliaram o número de matrículas, tanto nas instituições públicas como nas instituições privadas. Assim, além do acréscimo no número de alunos, houve forte mudança no perfil do corpo discente. Essas mudanças provocaram a propositura e estabelecimento de novas políticas de permanência e assistência estudantil, que têm como marco a publicação da Portaria Normativa 39/2007, que criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), fortalecido pelo Decreto 7234/2010. Nesses instrumentos legais o apoio pedagógico passou a ser visto como lócus de atuação para as políticas institucionais de permanência, criando as condições para que as instituições fortalecessem seus serviços e propostas. A consequência do ingresso de estudantes com diferentes perfis no ensino superior foi a necessidade de as instituições passarem a dar atenção a novas demandas (ALTBACH; HADDAD, 2009). Os autores observam que, foi somente a partir de meados do século XX que as instituições de ensino, pressionadas pelo aumento e pela diversificação da população discente, buscaram entender as demandas psicossociais dos seus alunos. É nesse contexto que os serviços de assuntos estudantis passam a desempenhar e ter seu papel reconhecido no sucesso acadêmico e permanência dos estudantes. No contexto da institucionalização da assistência estudantil no Brasil, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE, 2012) apresenta importante protagonismo desde sua criação em 1987, realizando movimentos importantes para chamar a atenção da relevância da assistência estudantil no âmbito das instituições de ensino superior. Sobre experiências estrangeiras em assistência aos estudantes universitários, a literatura destaca o "programa de tutoria por pares" (EBY, RHODES, & ALLEN, 2007). A estratégia é reconhecida em instituições renomadas ao redor do mundo, como por exemplo, nas universidades portuguesas (FARIA et al, 2014), italianas (PEDICCHIIO & FONTANA, 2000; MUNLEY, GARVEY, & MCCONNELL, 2010), belgas (DE SMET, VAN KEER, & VALCKE, 2009), dinamarquesas (LUEG & LUEG, 2014), norueguesas (QURESHI, & STORMYHR, 2012), do Sul da África (UNDERHILL & MCDONALD, 2010) e universidades da América Latina, como uruguaias (COLLAZO, HERNÁNDEZ, & SEOANE, 2014) e colombianas (CARDOZO-ORTIZ, 2011). A literatura mostra que, ao longo dos últimos anos, e sobretudo a partir da segunda metade do século XX, a tutoria tem sido utilizada numa ampla gama de situações na educação por todo o mundo: para auxiliar a aprendizagem; para ajudar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem ou os que têm necessidades específicas de aprendizagem; para auxiliara inclusão de alunos em risco de exclusão; para capacitar os alunos a se beneficiarem do apoio dos seus pares, para citar apenas algumas. Na contramão dos registros acima, percebemos que no Brasil, os estudos sobre o tema ainda são escassos e a discussão do papel que a tutoria desempenha, estão muito atreladas à compreensão de sua utilidade na Educação à Distância. Embora não esteja a ela restrita, a tutoria é entendida no país como a modalidade empregada nas atividades de ensino não presencial, exercendo o papel de interlocutor para essa modalidade de ensino muito disseminada hoje no país. Assim, considerando os benefícios na oferta de apoio no processo de adaptação à vida universitária apresentados pela literatura, este capítulo congrega os trabalhos sobre experiências em tutoria e acolhimento do aluno, principalmente o ingressante, das instituições de ensino superior, apresentados na Seção Dirigida (SD) intitulada “Experiências em Tutoria e Acolhimento Estudantil nas Instituições de Ensino de Engenharia”, que ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE, na cidade do Rio de Janeiro, em 2023.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Extensão universitária e prática dos agentes comunitários de saúde: acolhimento e aprendizado cidadão(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2014-06-01) Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; Chiaperini, Pâmela Talamoni [UNIFESP]; Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]; Morell, Maria Graciela Gonzalez de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The interdisciplinary intervention by the university in areas of high vulnerability of Santos, besides contributing to the strengthening of the Brazilian National Health System (SUS), highlights the suffering faced by community health agents (CHA) in their routines, coming from requests from citizens. These result from social exclusion and the violence in which they live, as well as unhealthy working conditions and low pay. The purpose of this article is to present an experience of systematic intervention through a university extension project, bringing elements that enhance the actions of community health agents of the Family Health Strategy (FHS) in Santos. For this qualitative study we analyzed the field diaries of weekly meetings, from the perspective of teachers and students, for the period from August 2010 to June 2011. Data’s organization and analysis were based on the Grounded Theory. The results indicated the need of gathering the CHA experiences, broadening the understanding of the dilemmas faced by these professionals and consequently the impasses of implementing SUS and the FHS. Moreover, continued education should be encouraged, based upon a praxis able to promote CHA’s personal and professional projects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Humanização da assistência de enfermagem : análise das manifestações dos usuários encaminhadas à ouvidoria de um hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-29) Pereira, Mauro dos Santos [UNIFESP]; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/2684755906569723; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo de análise documental, de abordagem qualitativa com os objetivos de identificar a demanda de manifestações: queixas e elogios, relacionados ao Serviço de Enfermagem e analisar a atuação da Enfermagem no atendimento aos usuários de um hospital Universitário da cidade de São Paulo, por meio de registros de manifestações encaminhados pela Ouvidoria ao Serviço de Enfermagem no período de janeiro de 2010 a junho de 2011. Foram recebidos 141 documentos (100 queixas e 41 elogios). Os textos foram analisados pela Análise do Conteúdo, conforme Bardin, e originaram quatro categorias: A comunicação ineficaz como gerador de conflitos; Desumanização da Assistência: percepção do usuário como maus tratos; Percepção de falha nos procedimentos de Enfermagem; Acolhimento como fator determinante para a humanização do atendimento. As queixas dos usuários foram de que os profissionais de enfermagem se comunicam mal, e parecem pouco preparados para enfrentar as dificuldades nas relações interpessoais, há demora em atender às solicitações de cuidado e uma pequena parte queixou-se de ter observado falha no desempenho de alguns procedimentos. Os sentimentos gerados foram de: revolta, insegurança e preocupação em resolver a situação criada. A maior parte das queixas foi proveniente de unidades com pacientes altamente dependentes da enfermagem ou com demanda imprevisível. Muitos depoimentos, no entanto, foram de elogios e agradecimentos pelo acolhimento recebido. Os gestores podem aprender analisando essas queixas e elogios, e que essa reflexão venha contribuir para melhorar a humanização do Serviço de Enfermagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Humanos ou cobaias? Trajetórias de cuidado e o desafio do direito à saúde de pessoas travestis e transexuais.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-09) Antognetti, Marcia Regiane Borges [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aimed to understand the main difficulties and advances to ensure access to health in the context of Public Health Policy, from the perspective of transvestites and transsexuals that use the Health Clinic for transvestites and transsexuals of the Guilherme Álvaro Hospital, in the city of Santos - SP. We mapped the demand for the transsexualization process, as well as the socioeconomic and cultural conditions of this population. The issue of prejudgment, discrimination and violence suffered by transsexuals in their daily lives was addressed, especially with regard to assistance and shelter in the health service. These are people who express themselves in the world according to the gender which they identify themselves, regardless of the biological sex they were born with, making them targets of violence of all kinds and vexatious situations, because they are in disagreement with the cisheteronormative standards that govern our society. Initially, a systematic literature review was conducted as a methodological effort in order to identify the themes that have been explored in the tradition of health itself. We determined for a qualitative research, under the reference of critical and narrative hermeneutics, through the reconstruction of care trajectories. In this study, we detected that from the point of view of transsexuals’ people, the existence of the specific outpatient clinic sounds like an important social gain, coming from the movements between the interested population and the Sexual Diversity Commission of Santos. For being exclusively linked to SUS, even not have their own funds to pay for doctor’s visits, exams and treatments, it is possible to remain in the service, making it an important protagonist in terms of guaranteeing health as a right for all. We identified as the main advances in access to health, the assistance provided by professionals who work directly in the specific outpatient clinic, providing the acquisition of reports for the rectification of the first name and sex judicial process, acquisition of hormones and performance of surgeries, except for sexual reassignment. We attested that transsexuals’ people see transphobia, prejudgment, discrimination, violence and the nonuse of the social name as important factors that prevent them from accessing health, or even associating to it. They are treated with indifference and are often not even listened. They feel as if they were guinea pigs, due to lack of technical ignorance and practical knowledge of the professionals when they are approach with this theme. Interviewees emphasize that, the biggest barrier is the (de)user embracement and (de)assistance. We verified that the guarantee of the right to health depends on the relationships between health professionals and transsexuals’ people, through the recognition of this population and its singularities, as well as the implementation and strengthening of the LGBT public health policy. We have the challenge to ensure the rights to health of this population, injecting ways to raise awareness and qualify professionals, overcoming the barriers mentioned in this study, investing in a humanized user embracement, free of discrimination, prejudgment and violence, in order to flow the happiness projects of each person assisted.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência do acolhimento ao paciente com osteoartrite de joelho submetido a infiltração intra-articular com corticosteroide: um estudo prospectivo, controlado, randomizado com avaliador cego(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-06-21) Toffolo, Sandra Regina [UNIFESP]; Furtado, Rita Nely Vilar [UNIFESP]; Natour, Jamil [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4969546467649519; http://lattes.cnpq.br/2730509275129464; http://lattes.cnpq.br/5008224764957937; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Patient embracement should be understood as communication between professionals and patient, involving attitude of inclusion, listening, appreciation of complaints and identification of his needs. There are standardized protocols guiding patient care. However, there are no studies evaluating the efficacy of this intervention in intraarticular corticosteroid injection. Objective: To evaluate effectiveness of embracement in patient with knee osteoarthritis undergoing corticosteroid intraarticular injection, concerning join pain and edema during the procedure, in very short, short and medium terms, as well as effectiveness of the procedure itself in short and medium terms. Methods: Prospective, controlled, randomized, blind evaluator trial of 100 patients with symptomatic osteoarthritis of knee undergoing intraarticular injection with triamcinolone hexacetonide.The patients were followed in outpatient clinics of the Rheumatology Department of the Federal University of São Paulo UNIFESP. After randomization, the patients were divided into two groups: submitted to intraarticular injection, 50 belonging to the intervention group (embracement) and 50 to the control group (without embracement). The SPIKES protocol was applied to intervention group in an adapted room prior to the infiltration and then by telephone call during followup. The evaluations were performed by a blind evaluator at T0 time (preprocedure), TIPP (immediate postprocedure), T1 (1 week), T4 (4 weeks) and T12 (12 weeks) after intraarticular injection through the following instruments: Visual Analogue Scale (VAS) of pain at rest and in motion and VAS of joint edema; morning stiffness in minutes; WOMAC Functional Questionnaire; Pain Catastrophizing Scale; McGILL Pain Questionnaire; Generic Questionnaire on Quality of Life SF36; Trace State Anxiety Inventory IDATE; Timed Up and Go Functional Test; and Likert Type Improvement Scale. In TIPP patients were evaluated through VAS of pain and edema at the time of intraarticular injection. In T1, they were evaluated for worsening of joint symptoms during the first 48 hours after the procedure. Results: 100 patients were included, 89 (89%) were women, 60 (60%) were white, mean age was 67.1 (7.3) and mean disease duration was 6.3 (6.2) years. There was no statistically significant difference between the groups for any of the variables analized at T0. No difference was observed between the groups either during the procedure or within the 12 weeks followup period for any of the variables evaluated. Conclusion: There was no benefit in applying the embracement protocol in patients with knee osteoarthritis who underwent intraarticular injection with triamcinolone hexacetonide, neither for discomfort at the time of intraarticular injection nor for increase of effectiveness of the procedure itself in a very short, short and medium terms.
- ItemSomente MetadadadosMudaram as estacoes... nada mudou(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Signorelli, Marcos Claudio [UNIFESP]A presente tese empreendeu conhecer e analisar um pouco das relacoes que se estabelecem entre profissionais de Saúde de Matinhos, litoral paranaense, e mulheres vitimas de violencia domestica.A violencia domestica provoca multiplas repercussoes na Saúde das mulheres e gera desafiadora agenda para profissionais de Saúde. Para atingir o objetivo, que consistiu em analisar como profissionais de Saúde atendem mulheres vitimas de violencia domestica no ambito da atencao primaria a Saúde, foi adotada pesquisa qualitativa e aproximacao etnografica com profissionais que atuam em uma Unidade Basica de Saúde do municipio. Os aspectos empiricos oriundos do campo foram cotejados com aportes teoricos das areas de estudos de genero, de violencia e da arena da Saúde coletiva. Realcou-se densa e tensa tessitura de negociacoes, imbricadas por relacoes hierarquicas e de poderes entre profissionais, mulheres, familias, comunidade e sistema de Saúde, assim como a influencia sazonal na dinamica local.A sazonalidade reverbera no estilo de vida da populacao e nos modos de estabelecimento de relacoes, marcadas por encontros e desencontros entre profissionais de Saúde e mulheres. Tambem foi observada ausencia de estrutura local oficial para manejo da problematica,que enseja outros modos de atuacao e de estabelecimento das relacoes, como a abordagem de acolhimento em Saúde, muito em voga em discursos da area de Saúde coletiva, mas pouco problematizada. Por fim, destacou-se o papel chave de profissionais de Saúde, em especial de agentes comunitarias/os de Saúde, na conducao de questoes relativas as mulheres vitimas de violencia domestica que aportam no sistema. Em sintese, a consolidacao deste estudo permitiu alem de levantar indagacoes sobre os modos com que se operam relacoes entre profissionais e mulheres, tambem evidenciou a importancia de estudos sobre a tematica com focos em panoramas regionais, que levem em conta as particularidades que compoem o diverso mosaico do cenario brasileiro
- ItemEmbargoPercepções de parturientes quanto à equipe multiprofissional na vivência em maternidades do SUS e sua influência no atendimento humanizado: uma revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-12) Siqueira, Giulia Toledo de [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/9733033292404762; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O processo de tornar-se mãe é um fenômeno complexo que engloba diversas instâncias: emocional, cultural, social e fisiológica; diante disto entende-se que o atendimento proporcionado a estas parturientes, quando entram em trabalho de parto, deveria, também, ser feito de maneira integral – utilizando-se de uma visão holística – e humanizada. O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições das equipes multidisciplinares que trabalham em maternidades do Sistema Único de Saúde promovendo o acolhimento e acompanhamento de parturientes e como estas entendem a atuação destes profissionais. Esta pesquisa é uma Revisão de Literatura, a coleta de dados se deu através de consultas virtuais dos Periódicos CAPES, com artigos publicados nacionalmente entre os anos de 2014 e 2024. A partir dos resultados obtidos, buscou-se discutir sobre como é realizado o atendimento pela equipe multidisciplinar, quem a compõe e de que forma esta pode auxiliar na garantia dos direitos das parturientes e auxiliar na aprimoração da vivência do parto. Reconhece-se que, apesar das políticas existentes, a humanização ainda não é uma realidade na maioria dos casos e a equipe multiprofissional continua sendo, majoritariamente, composta apenas por médicos e enfermeiros, com atuação pouco expressiva de outras áreas (quando estas são envolvidas), podendo ser a maior inclusão de múltiplos saberes uma possibilidade de caminho para o aprimoramento do atendimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quando o imprevisto bate à porta: atuação do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea na estratégia saúde da família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Felix, Gisele Barreto [UNIFESP]; Bretas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4622233921947299; http://lattes.cnpq.br/8279122250233503; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Family Health Strategy, which is the official policy of primary health care in Brazil, was created as an attempt to implement the principles and guidelines of the Brazilian Health System. It is the point of preferential access to the system, and, therefore, must be prepared to respond to the health needs of every day users presented to workers. It works with the programmed monitoring of the enrolled population, but it must also have the “door open” to accept what cannot be programmed: eventualities and the spontaneous demand. This study aimed to understand the nurses' work to care in the spontaneous demand in the Family Health Strategy. It is a case study which was built through a qualitative approach. The unit of analysis are 17 nurses working in 17 primary care health centers of the administrative district Jardim Angela, in São Paulo. The 17 semi-structured interviews were conducted in May 2014. The results describe the organization of spontaneous demand care in the health centers and how nurses, identified as mainly responsible, are organized and act on it. The difficulties faced, the resolution and the sources of pleasure/pain are determined by the significance of the activity for the professional. The relationship with the user is marked by disagreements and frustration which often are not possible to give answers according to the need and expectation of it. However, there are attitudes and circumstances that can make this delightful meeting and a source of motivation. Despite the lack of reflection on their practice in care to the spontaneous demand, nurses believe that it expresses the portray of professional “handyman”, and he is the most qualified professional in the service. Facilities, difficulties and opportunities for improvement in spontaneous demand care were listed. The resolution, humanization and the encounter with the user were addressed in greater depth in Chapter discussion. This study allowed us to understand through the nurse look how to act in care to the spontaneous demand in the Family Health Strategy. The challenge of being in a place that theoretically has the responsibility to accept all complaints from users, to develop appropriate responses and provide comprehensive care to the individual, without the guarantee of the necessary requirements to do so. We advocate the importance of placing the care of life in the center of production of health care to achieve the desired transformations. We show the existence of nurses in the system capable doors and committed to their work, but they can contribute more to the strengthening of the Brazilian Health System SUS. A system that works not just for a few characters, but for all actors, where the worker's appreciation is also a priority.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Serviço Social e o acolhimento na saúde mental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03) Carvalho, Keise Correia [UNIFESP]; Gomes, Maria do Rosario Corrêa de Salles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6280490331608437; http://lattes.cnpq.br/9425255951385579; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa aborda a importância da atuação do assistente social no acolhimento em saúde mental, seus saberes e sua contribuição, assim como também possibilita reflexões de como o usuário da Saúde Mental é visto pela sociedade e na própria área da Saúde. Apresentamos o conceito de um atendimento humanizado, na perspectiva de que a saúde compreende um equilíbrio do estado físico, mental e social, o que engloba mais fatores do que a ausência de doenças. Por consequência, um olhar ampliado sobre as mais diversas expressões da questão social auxilia na efetivação da promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde, aspectos fundamentais para viabilizar o exercício da cidadania e inclusão social dos usuários dos serviços de saúde mental. Os assistentes sociais têm um trabalho essencial neste processo, desenvolvendo a intervenção profissional pautada tanto pelo código de ética quanto pelo comprometimento profissional com a efetivação da política social de humanização na saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica, baseada no levantamento documental e teórico sobre os temas agregadores saúde mental, acolhimento e a expressão da humanização neste campo de atenção, articulados à intervenção profissional do Serviço Social neste processo. Buscamos detectar as tendências da produção teórica e, nas referências consultadas para esta pesquisa, não encontramos uma abordagem direta que expresse a atuação do assistente social no acolhimento em Saúde Mental, sendo mais frequente encontrar relatos de ações pontuais dos profissionais do Serviço Social que fazem parte do processo de um acolhimento humanizado conforme preconiza a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isto, detectamos grandes desafios para o Serviço Social, que se referem à necessidade de refletirmos e produzirmos mais discussões e sistematizações sobre o acolhimento, tanto na academia como nos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, o que inclui superar o receio pela psicologização da área de conhecimento Serviço Social.
- ItemSomente MetadadadosVínculo, acolhimento e abordagem psicossocial: a prática da integralidadeUniversidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- ItemAcesso aberto (Open Access)Violência doméstica contra mulheres e a atuação profissional na atenção primária à saúde: um estudo etnográfico em Matinhos, Paraná, Brasil(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2013-06-01) Signorelli, Marcos Claudio; Auad, Daniela [UNIFESP]; Pereira, Pedro Paulo Gomes [UNIFESP]; Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal de Juiz de Fora; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Domestic violence has multiple repercussions on women's health and raises a challenging agenda for health professionals in Brazilian Unified National Health System (SUS). The aim of this study was to analyze how health professionals treat these women, problematizing the notion of acolhimento (receptiveness or openness to patients). A qualitative ethnographic research approach was used with health professionals from a primary care unit (PHU) in Matinhos, Paraná State, Brazil. The study revealed care that was focused on: (1) biologizing principles, with a focus on physical lesions and medicalization and (2) dialogue, active listening, psychosocial questions, and establishment of ties, especially featuring community health agents in this approach. The limited official local structure for handling domestic violence justifies treatment oriented by the grammar of acolhimento, recommended by the SUS, described in the literature, and verbalized in the PHU, but rarely problematized. This article thus proposed to contribute to this debate, not by establishing prescriptions for action, but by raising questions and mainly highlighting and translating the voices of those who deal with this challenge on a daily basis.