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- ItemRestritoAnálise da relação entre qualidade da informação contábil e desempenho das empresas brasileiras listadas na B3(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Silva, Giovanna Pereira Rodrigues da [Unifesp]; Moreira, Jeíce Catrine Cordeiro [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/2791318749429495Com a padronização dos relatórios contábeis, tornou-se possível a comparação entre o desempenho de empresas que atuam de forma similar. Isso, atrelado ao fato de que estes relatórios podem influenciar as decisões dos usuários externos, gerou a seguinte questão de pesquisa: qual o efeito da qualidade dos relatórios contábeis sobre o desempenho das empresas brasileiras contidas na B3?. Com esse estudo, objetivou-se demonstrar a impor tância de um relatório contábil de alta qualidade no desempenho das empresas. Assim, foram feitos estudos dos dados em painel, com amostragem de 2020 a 2022. Foi feita uma pesquisa com base no impacto da variável de interesse nas seguintes variáveis: Fluxo de Caixa, Variação do Lucro Líquido e Variação do Fluxo de Caixa. Encontraram-se indícios de uma relação inversamente proporcional entre o Fluxo de Caixa e o número de palavras por nota explicativa. O mesmo ocorreu para a Variação do Fluxo de Caixa. Desse modo, apesar de haver relação atestada entre duas das variáveis dependentes, são necessários estudos adicionais para mapear os pontos que podem ser responsáveis por essa relação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05) Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Em um contexto de crise, o brasileiro se pôs a empreender para superar a falta de emprego, fato que abrange também os contadores que estão inseridos nessa sociedade. Pensando na importância de empreender, a questão discutida no trabalho é sobre se a proposta de ensino das IES (Instituições de Ensino Superior) em seus projetos pedagógicos é compatíveis com a demanda que a função empreendedora emprega, e quais competências deveriam ser trabalhadas para preparar o futuro contador a empreender. A metodologia para alcançar as informações desejadas compreendeu uma pesquisa documental que buscou analisar a ambição das IES para com o preparo de seu corpo discente, através da análise do protejo pedagógico de 15 Universidades Estaduais, além de uma pesquisa documental sobre as competências mais relevantes para exercer a função de empresário, segundo os mesmos, para assim conseguir verificar se o ensino dentro das IES e suas diretrizes tangenciam o tema empreendedor. A influência que as normas do MEC (Ministério da Educação) exercem aliada com a baixa abordagem com relação ao empreendedorismo, avanços tecnológicos e as demais competências do empreendedor, mostrou como resultados que, de 13 possíveis abordagens importantes para aperfeiçoar o empreendedor, em média as IES abordam 4,43, de forma que dentre as competências menos trabalhadas se destacam a persistência, capacidade organizacional, capacidade de avaliar oportunidades e riscos além da noção empreendedora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre a evidenciação da sustentabilidade nos relatórios contábeis dos maiores bancos brasileiros(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-03) Perrone, Luiza Cunha [UNIFESP]; Saporito, Antonio; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007Esta pesquisa teve como objetivo ressaltar as vantagens no uso de relatórios contábeis para a evidenciação de informações sobre sustentabilidade. Para tanto, selecionaram-se os cinco principais bancos brasileiros: Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco S/A, Santander S. A., Banco do Brasil S. A. e Bradesco S. A. Para especificar mais os estudos, analisaram-se as demonstrações contábeis ambientais (DVA e balanço social) e as publicações de ASG, RI e ISE, de cada instituição selecionada. Na metodologia, foi utilizado o método misto de pesquisa (quantitativo e qualitativo). Nas análises, observou-se que os bancos do setor privado tiveram a maioria de divulgações entre 2017 e 2021. Todavia, isso não implica numa melhor qualidade das ações sustentáveis praticadas pelas instituições bancárias. Como para o Banco do Brasil S. A. que conquistou um prêmio global de sustentabilidade, em 2021, mas tinha poucos documentos sobre o tema publicados. Na conclusão, foi visto que realizar demonstrações e relatórios de sustentabilidade realmente auxilia ao acesso de dados. Isso se deve ao aumento de lucro das empresas, após a atração de novos investidores engajados ao tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As expectativas dos profissionais da área de finanças quanto aos impactos financeiro, operacional e social da tecnologia na execução da atividade administrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13) Rosa, Rafael Gonçalves [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348Tendo em vista o constante avanço tecnológico, o tema deste estudo foi a expectativa dos profissionais da área de finanças quanto aos impactos financeiro, operacional e social da tecnologia na execução da atividade administrativa. Objetivava-se constatar quais são os possíveis impactos futuros da tecnologia e indústria 4.0 para as empresas e também para a profissão contábil e administrativa. Foram-se utilizadas análises bibliográficas, uma pesquisa quantitativa no formato survey utilizando a escala de Likert, e entrevistas qualitativa padronizadas. Com os resultados da pesquisa, constatou-se que: as novas tecnologias podem trazer um custo suficientemente benéfico para que sejam aderidas. Com menos trabalhos manuais, uma maior demanda pode surgir para análise de dados, e também para áreas mais próximas da programação, computação e gerenciamento dos futuros softwares. Os profissionais entrevistados não se sentiram preparados, em suas formações, para lidar com computação e ERP’s. Podem ocorrer demissões, todavia a maioria dos respondentes também se mostraram otimistas quanto ao futuro, acreditando que surgirão mais oportunidades do que riscos. Os profissionais também acreditam que podem ocorrer ganhos financeiro e operacionais crescentes nas empresas conforme adesão de novas tecnologias. Portanto o contador e administrador deve ficar atento para as oportunidades futuras e também deve trabalhar ativamente em reformular suas habilidades e reestruturar a profissão. Propõem-se futuras pesquisas acerca do custo de aquisição de um ERP contraposto aos benefícios, e também pesquisas sobre abordagem de tecnologias e ERP’s em escolas de contabilidade e negócios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O orçamento público e a geração de valor econômico. Um estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-01-31) Militao, Alexsandro Dos Santos [UNIFESP]; Mattos, Rubens Belfort [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4270399167335564; http://lattes.cnpq.br/4095747348145425; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The financial activity carried out by the State is directly responsible for economic, social and cultural maintenance of Brazil. In order to materialize this activity, the legislation established a set of laws and regulations governing the so-called budget cycle, public administration part ordering revenues and expenses through the Federal Constitution of 1988, common and complementary laws as the Multiyear Plan - PPA, Budget Guidelines Law - LDO , Annual Budget Law - LOA and Fiscal Responsibility Law - LRF. It is the duty of the State to raise taxes, manage resources and provide benefits to society. With the constant changes in the behavior of Brazilian citizens who are at the same time funders of public affairs and beneficiaries of public services, society, in order to satisfy their desires, expects from the State an efficient and effective management which adds benefits. It is increasingly present the citizens´ desire for answers, transparency, and result in the correct application of their contributions. Therefore, this research seeks to identify the used public funds to maintain and fund the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at the Paulista Medical School (EPM) of the Federal University of São Paulo (UNIFESP), and apply the model Economic Income Statement (DRE) described by Applied Accounting Manual to the Public Sector (2011) - MCASP, and the Slomski Model (1996). The research also seeks to determine which economic value the services provided to society yield when it replaces the private service for the public service. We analyzed revenues, expenses and the number of visits and consultations in the clinics of Cataract, Refractive and outpatient CERESO in the year 2015. The implementation of the economic result of measurement model showed surplus, and justifies the importance of ophthalmic health services offered to users and patients of the Department of Ophthalmology and Visual Sciences of the hospital complex EPM / UNIFESP / Hospital São Paulo / SPDM.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Principais soft skills desenvolvidas por estudantes de graduação de ciências contábeis no Brasil.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Silva, Larissa Maia da [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573With the arrival of globalization there was a new perspective of work, with changes from tools and workplaces to new relationships and protocols. In this context, new essential skills emerge for Accounting professionals, which go beyond technical knowledge. Thus, the topic of Soft Skills arises, which comprises a set of behavioral skills in the professional field, which have undergone changes over time and are essential for good development during the professional life of an accounting professional. Thus, graduation, the fundamental basis for the training of these professionals, comes as an agenda. To this end, a search was carried out for the main soft skills, selected by previous studies, in the documents of the institutions available for consultation of the Folha 2019 University Ranking, in order to verify the context of Brazilian institutions. It was evidenced that the soft skills most cited in the documents were Ethical Awareness, Leadership Profile and Entrepreneurship and that there was no mention of self-management and empathy. From the curricular analysis of the pedagogical project of the ten Brazilian public universities, it was possible to verify how the institutions have prepared the new entrants for the job market.