Navegando por Palavras-chave "ANS"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de suficiência da metodologia padrão de cálculo do PEONA-SUS(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Silva, Giulia Barreiros Veras da [UNIFESP]; Yokomiso, Celso Takashi [UNIFESP]; Cazzari, Roberto Bomgiovani [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2995756994352047; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152Como forma de contabilizar obrigações associadas ao seu modelo de negócios, as operadoras de saúde devem constituir e manter provisões técnicas. Particular do mercado de saúde suplementar brasileiro, o evento do ressarcimento ao SUS acontece quando um beneficiário de plano de saúde privado efetua atendimento no sistema público de saúde, gerando assim uma dívida entre sua operadora e a União. Uma vez que existe atraso entre o momento do atendimento e o momento em que a operadora toma conhecimento da dívida, vê-se necessária a constituição de uma provisão de eventos ocorridos, porém não avisados (PEONA-SUS). Para tal, a ANS dispõe de metodologia padrão na RN nº 442/2018, que recentemente teve seus parâmetros alterados através da RN nº 476/2021. Este trabalho buscou avaliar não somente as mudanças aplicadas, como também o conservadorismo dessas metodologias, através de modelos de estimativas atuariais determinísticos e estocásticos, como o Chain Ladder por triângulos de run-off e o Bootstrap.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ANS: aspectos regulatórios do seguro saúde: um comparativo social(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Santos, Juliana Souza [UNIFESP]; Catapani, Marcio Ferro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7822450841143801O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as principais normas que regulamentam os planos privados de assistência à saúde, com o objetivo de analisar as mudanças trazidas com a regulamentação do setor de saúde suplementar em um aspecto social A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Com relação ao método de pesquisa, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Realizou-se a análise de todo conteúdo através das Leis, artigos acadêmicos, monografias e livros que tinham como assunto a saúde suplementar. A análise se dividiu em: separar as principais normas e circulares referentes à modalidade de seguro saúde, para depois analisar as três resoluções principais que pudessem refletir as mudanças em um âmbito social. Como resultado, foi constatado que: relacionado a RN nº 252/2011 (e 438/2011), que descrevem a portabilidade de carências, foram analisados dois pontos, esses pontos são referentes a não incidência da resolução sobre os contratos anteriores à Lei nº 9.656/98 ou a ela não adaptados, e a exigência de tempo mínimo de permanência no plano de saúde de origem, esses pontos podem significar um prejuízo ao usuário, uma vez que, esse pode ser lesado pela falta de informação, ou até mesmo, ficando sujeito a utilização de um plano de saúde insatisfatório ou oneroso. Já a RN n° 265/2011, que faz referência a Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar, constatou-se uma grande implementação de programas e maior ainda a abrangência de beneficiários que os usufruem. Sobre a análise feita na RN n° 279/2011, que trata do direito à assistência à saúde privada na condição de aposentado ou demitido sem justa causa, observou-se que, através dessa resolução, ao beneficiário não será garantida a manutenção do plano nas mesmas condições de quando possuía o vínculo empregatício, deixando-o sujeito a preços e reajustes onerosos. Com relação a análise obtida, implica-se a necessidade de análises futuras sobre essas mesmas resoluções, bem como, sobre outras resoluções normativas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estimação do montante de PEONA-SUS por meio de diferentes métodos estatísticos.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-26) Leitão, Larissa de Oliveira [UNIFESP]; Cazzari, Roberto Bomgiovani [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2995756994352047Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o ressarcimento ao SUS ocorre quando os atendimentos prestados aos beneficiários de planos de saúde forem realizados em instituições públicas ou privadas, conveniadas ou contratadas, integrantes do sistema público. Neste sentido, a referida agência reguladora, por meio de sua Resolução Normativa Nº 442/2018 estabelece metodologia própria para a estimação da provisão de eventos ocorridos e não avisados referente ao SUS (PEONA-SUS), sendo que sua aplicação é facultativa. O estudo teve como objetivo investigar o quão conservador é o número estimado de PEONA-SUS pela metodologia da ANS, comparando com estimativas obtidas através de métodos determinísticos (Chain Ladder) e estocásticos (Bootstrap) de estimação de provisões de sinistros por meio de triângulos de runoff. Os resultados obtidos indicaram que o modelo proposto pela ANS subestima o verdadeiro valor da provisão, exprimindo a necessidade da revisão da metodologia por parte da autarquia reguladora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo sobre os beneficiários ativos nos planos de saúde suplementar: Análise comparativa dos número de ativos e os impactos decorrentes da Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Santos, Alessandra Ribeiro dos [UNIFESP]; Yokomiso, Celso Takashi [UNIFESP]; Cazzari, Roberto Bomgiovani [USP]; http://lattes.cnpq.br/2995756994352047; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152Tendo em vista que com a chegada da pandemia da covid-19 diversos setores do país sofreram impactos, este presente estudo tem por objetivo verificar qual foi o impacto da pandemia da covid-19 nos números de beneficiários ativos registrados na ANS na modalidade coletivo empresarial. Assim, com propósito de investigar essa questão, este estudo propôs a hipótese de que as operadoras tenham diminuído seus números de beneficiários ativos durante a pandemia, pois muitas pessoas perderam seus empregos. Para que seja possível a análise, foi utilizada os dados públicos abertos do site da ANS e os dados de indicadores econômicos do IBGE como PIB e a taxa de desemprego. Foi utilizado a metodologia de painel de dados para o desenvolvimento do modelo, comparando os dados do primeiro trimestre de 2019 até o quarto trimestre de 2021. O resultado mostrou que houve aumento nos números de beneficiários ativos durante a pandemia e que as pessoas passaram a utilizar mais os planos de saúde, além de indicar que o porte da operadora influencia nesse aumento.
- ItemSomente MetadadadosMethodology in clinical sleep research(Springer, 2007-05-01) Rosa, A.; Poyares, D. [UNIFESP]; Moraes, W. [UNIFESP]; Cintra, F. [UNIFESP]; Univ Tecn Lisboa; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This review presents traditional and cuttingedge interventions in sleep research, including descriptions of the relationship of rapid eye movementnon-rapid eye movement sleep with the autonomous nervous system, and dream research methodology. Although sleep and dreaming are overlapping and non- separable phenomena, they are not typically addressed simultaneously in the scientific sleep research literature. Therefore, a more extensive overview of dream research has been included with a focus on objective dream content analysis and the theory of neurocognitive analysis. A bridge is made between dream content analysis and current sleep research methodologies.