Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Palavras-chave "(Auto)biographical research"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Saberes moleculares, átomos e outras químicas: narrativas (auto)biográficas na construção da identidade docente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Cinezi, Giuliana Rapp [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/5885917288864188A presente dissertação faz análise da trajetória de vida e formação de uma professora pesquisadora, destacando as percepções e construções ao longo de sua história, desde sua educação básica, os caminhos de sua formação inicial e os destaques da sua formação continuada. Fundamentando-se em uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando o método (auto)biográfico, para descrever e analisar a construção da identidade docente, por meio de reflexões sobre sua atividade cotidiana. Além disso, foi realizada uma adaptação ao diário de itinerância proposto por Barbier (1995), transitando entre seus três tipos, diário rascunho, diário elaborado e diário comentado, dividindo-o em experiências e separando por momentos, contendo ao final uma reflexão simbolizada por uma molécula de substância química escolhida. Para uma clareza sobre quais características da autora estariam em evidência em cada relato, foram selecionados aspectos de sua formação, sendo esses os seus Eus (pessoal, aprendente, docente e pesquisadora) associando-os, metaforicamente, a elementos químicos, sendo Carbono (Eu aprendente), Hidrogênio (Eu pessoal), Oxigênio (Eu docente) e Nitrogênio (Eu pesquisadora), esses, elementos selecionados de acordo com suas características e funcionalidades. Recortes de trajetória de vida e formação foram selecionados baseados em questionamentos referentes à sua importância em relação a memória, construção e formação como professora. Os relatos selecionados dialogam com os autores de base, sobre a importância do acontecimento para a constituição da identidade docente. Por fim, traz-se uma carta com reflexões para os Eus do passado e perspectivas para os do futuro.