Navegando por Palavras-chave "resina epóxi"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de compósitos de resina epóxi/não tecido utilizando refugo da indústria de não tecido(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-06-20) Leite, Jose Rodolfo Vieira [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Non-wovens are formed by extrusion processes and may be produced in an economical manner which are used in disposable products. Medical and hospital sector and packaging sectors are the largest consumers of non-wovens. The non-woven industry generates a large content of solid waste from the production. The wastes of non-wovem are fibers of various polymers, including polyamide, polyethylene, polypropylene, polyester and polystyrene. These materials have great interest for use as a reinforcing agent in thermosetting matrix, contributing to an improvement in the mechanical properties of these matrices, and also collaborating with the decrease of the solid residue of the non-woven industry. In this work, epoxy/nom-woven composites were prepared using two different types of waste of non-wovenssupplied fromParaíba´s Valley industries. The composites were prepared by hand lay-up thecnique and characterized by thermal, mechanical and morphological properties. The addition of 0.6 to 1.2 phr of fibers of PE/PP non-woven increased the glass transition temperature of the epoxy resin in the composite, besides improving the mechanical properties, as evidenced by the increase in elastic modulus and flexural modulus of the composites. For composite reinforced with laminated of PE/PP/PET non-woven, which presents a preferred direction of the fibers, resulting from the consolidation of these laminates, the mechanical properties of the composite are influenced by the direction of the fibers. Composites whit laminates arranged longitudinally to the direction of consolidation had superior mechanical properties. Thus, residues of the non-woven industry can be used as fillers for preparation of composites materials and can be an alternative for decreasing the amount of discharge of the product, using a low cost and simple method.
- ItemEmbargoEstudo do comportamento em fadiga de compósitos poliméricos de poliamida 6, poli(sulfeto de p-fenileno) e resina epóxi reforçados com fibra de carbono visando aplicação no setor automobilístico(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-25) Morgado, Guilherme Ferreira de Melo [UNIFESP]; Rezende, Mirabel Cerqueira [UNIFESP]; Passador, Fabio Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153; http://lattes.cnpq.br/3744737176516322; https://lattes.cnpq.br/4205759258300585A crescente utilização de compósitos estruturais com matrizes termoplásticas e termorrígidas na indústria automobilística deve-se às suas vantagens, como maior eficiência peso-potência, versatilidade no processamento e potencial para reúso e reciclagem. No entanto, uma das principais causas de falha em materiais é a fadiga, caracterizada por carregamentos cíclicos e deformações plásticas localizadas; porém, ainda pouco explorada na área de compósitos poliméricos estruturais. Nesse contexto, o presente trabalho visa contribuir na área de compósitos para uso no setor automotivo, por meio de um estudo sistemático de fadiga de compósitos termoplásticos (poliamida 6 (PA6) e poli(sulfeto de p-fenileno) (PPS)) e termorrígido (resina epóxi de cura rápida), reforçados com fibra de carbono (FC). Os compósitos foram preparados por moldagem por compressão a quente e avaliados quanto à qualidade do processamento (ultrassom e digestão ácida), propriedades mecânicas estáticas (tração e resistência ao cisalhamento interlaminar) e dinâmicas (fadiga), além de análises dinâmico-mecânicas (DMA), calorimetria exploratória diferencial (DSC), termogravimetria (TGA) e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados obtidos mostraram que o laminado de FC/PPS apresentou a maior resistência em fadiga (640 MPa), seguido pelo de FC/PA6 (459 MPa) e o de FC/resina epóxi (360 MPa). Já os compósitos de FC/resina epóxi e FC/PPS apresentaram maior rigidez nos ensaios de tração e o de FC/PPS apresentou a maior resistência em cisalhamento. As análises de DMA permitiram determinar as temperaturas de transição vítrea (Tg) de 105 °C e 147 °C dos laminados de FC/PPS e FC/resina epóxi, respectivamente. As análises de TGA mostraram que o laminado de FC/PPS apresentou a maior estabilidade térmica. As análises morfológicas das superfícies de fratura das amostras ensaiadas mecanicamente revelaram os aspectos fractográficos presentes, os quais contribuíram para elucidar as extensões dos danos causados pelos ensaios mecânicos. A correlação dos dados obtidos neste estudo mostra que o laminado de FC/PPS apresentou o melhor desempenho mecânico e, de maneira geral, o estudo realizado dá subsídios importantes para o desenvolvimento de compósitos estruturais aplicados no setor automotivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reciclagem de compósitos estruturais de resina epóxi e fibra de carbono visando aplicações no setor automotivo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-31) Batista, Larissa Anne Pereira dos Santos; Passador, Fabio Roberto; Rezende, Mirabel Cerqueira; http://lattes.cnpq.br/3744737176516322; http://lattes.cnpq.br/0152213852695153; http://lattes.cnpq.br/3603532546262939O setor automotivo possui uma demanda crescente para o desenvolvimento de componentes mais leves e com alto desempenho, como os materiais compósitos, contudo, a grande demanda deste setor apresenta aumento expressivo de resíduos oriundos da manufatura e de fim de uso destes componentes. Nesse cenário, os compósitos termorrígidos de resina epóxi (RE) e fibra de carbono (FC) possuem grande potencial na redução máxima do peso de veículos automotivos. Nesse contexto, este estudo avaliou três rotas de reciclagem de compósitos de FC/RE de passível uso no setor automotivo, quais sejam, reciclagem mecânica (moagem utilizando moinho de facas), reciclagem térmica (pirólise por micro-ondas e em forno tubular convencional) e reciclagem química (quebra da cadeia polimérica da matriz utilizando reagentes químicos). A reciclagem mecânica possibilita a obtenção de novos compósitos reprocessados com diferentes matrizes poliméricas. Fragmentos de compósito de FC/RE foram utilizados no desenvolvimento de compósitos de matrizes termorrígida (RE) e termoplástica (polipropileno - PP), utilizando diferentes teores dos fragmentos (20, 30 e 40% em massa). Os compósitos obtidos de matrizes de RE e PP foram caracterizados por ensaios térmicos (calorimetria exploratória diferencial – DSC e análise termogravimétrica – TGA), mecânicos (resistências à tração, resistência ao impacto Izod e dureza Shore D), acompanhado de análises por espectroscopia de impedância elétrica, blindagem eletromagnética e avaliação da superfície de fratura por microscopia eletrônica de varredura (MEV). As análises por MEV mostraram a boa adesão do reforço às matrizes de RE e PP e os ensaios mecânicos evidenciaram o aumento das propriedades com o aumento do teor de reforço no compósito. Os ensaios elétricos apresentaram valores de resistividade elétrica elevados, com os compósitos termoplásticos evidenciando comportamento elétrico isotrópico e os termorrígidos anisotrópico. A FC obtida por reciclagem térmica foi caracterizada por MEV, microscopia óptica (MO), medida do ângulo de contato e resistência à tração uniaxial de monofilamento e as fibras obtidas por reciclagem química foram avaliadas por MEV e MO. A reciclagem mecânica se mostrou uma rota mais rápida e com mais possibilidades de composições, enquanto as reciclagens térmica e química permitiram a recuperação da FC para novos usos e processamentos.