Navegando por Palavras-chave "neoliberalism"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As transformações do trabalho da coordenação pedagógica na lógica gerencial da educação estadual paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-08) Monteiro, José Walber Ferreira; Goulart, Débora Cristina; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937; http://lattes.cnpq.br/1779892729260090O objetivo da pesquisa foi a compreensão das transformações do trabalho da coordenação pedagógica na educação pública estadual de São Paulo. A proposta parte de um levantamento das alterações da legislação desde a última LDB (1996), com atenção especial ao período após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio (2017). As alterações quanto a atribuições e o papel da coordenação pedagógica é mais um entre os processos de “flexibilização” do trabalho institucionalizado nos setores privados da produção e que avançaram para os setores públicos, atingindo, entre estes, a educação. Embora observe-se a influência de todas as inovações tecnológicas no mundo do trabalho, nosso referencial são os determinantes históricos e conjunturais (político-econômica) do neoliberalismo, entre 1996 e 2022 e suas influências na estruturação do trabalho da coordenação pedagógica da educação estadual paulista. Precisamos entender os determinantes históricos, político-econômicos no processo do trabalho, orientada aos coordenadores do ensino médio na educação Estadual em São Paulo, por meio de canais oficiais de Formação como a EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) e o CMSP (Centro de Mídias SP). Lançando mão de pesquisa bibliográfica-documental, observamos as sucessivas mudanças ocorridas nas orientações quanto ao processo de atuação sobre as atribuições e mediações do trabalho da coordenação pedagógica no ensino médio, segmento aqui pesquisado. A análise dos dados coletados será realizada a partir do referencial teórico próprio da pedagogia crítico-social e das políticas educacionais em sentido mais amplo. A compreensão dessas mudanças na função da coordenação e seu papel no “gerencialismo” aplicado no desenvolvimento do trabalho na educação contribui com o desenvolvimento de uma visão cada vez melhor e mais clara, sobre este campo de atuação da prática docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida n(d)o trabalho: um conceito político e polissêmico(Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009-11-01) Lacaz, Francisco Antonio de Castro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In this paper we aim to draw attention to the historicity and the polysemy of the concept of Quality of Life at (of) work (QWL), or rather, Quality of Work (QW) and its political nature, as it involves contradictory class interests, with the idea of placing it at a level of discussion that questions the 'clinical' approach commonly adopted by capital and that designates individuals´ change of' habits as the main strategy. Thus, the discussion shifts to the category 'control' over the work processes in the point of view of workers' collectives allowing a relation between the concept and the notion that achieving QWL involves a political struggle that is originates from the correlation of the capital-labor strengths in concrete societies. In this sense, even if it is deemed incompatible to think of QWL as a reality of precarious work (and rights), this article advocates that the introduction of another 'vision' concerning this issue, which also has a strong political and counter-hegemonic character, can contribute to addressing the 'speech' and the skills that come along with it, the ones which are defended as being 'the' model approach of QWL by businesses and the intellectuals from the academy that advise them.