Navegando por Palavras-chave "jogos e brincadeiras"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas(Universidade Federal de São Paulo, 2019-07-10) Silva, Gabriela de Holanda [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0324707549177305"O presente trabalho tem como intuito analisar e relatar uma experiência realizada por meio de uma ação do Projeto de Extensão Clube da Matemática, que tem por tema “Brincando com matemática na Educação Infantil”. Este trabalho foi realizado através de um modelo descritivo, como um relato de experiência, onde tem como base tecer observações e relatar o ensino de matemática na Educação Infantil, mais especificamente, por meio de jogos e brincadeiras e suas construções numéricas. Para isso, foi realizado um trabalho de observações entre o período do dia quinze de abril a trinta de abril, no primeiro semestre de 2019, em uma turma de Estágio I (4 a 5 anos) da Escola da Prefeitura de Guarulhos Professor Milton Luiz Ziller. Desse modo, por meio de uma ação da extensão foi analisado como as crianças apreendem e desenvolvem conceitos e noções numéricas por meio da ludicidade, tal como a importância do educador nesse processo. Para aprofundar a análise foram eleitos, como base, alguns teóricos como Lorenzato (2015) e Moretti & Souza (2015), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998). Com base nesses autores, discorro sobre a importância do papel do educador no processo de ensino-aprendizagem das crianças, tal como sua mediação, para que, assim, as atividades propostas a elas sejam de referidas as suas compreensões e necessidades, respeitando suas particularidades e singularidades a fim de obter um resultado onde a criança possa obter a significação de suas próprias atividades e de todo o processo. "
- ItemAcesso aberto (Open Access)O jogo nas aulas de matemática dos anos iniciais: Por quê? Para que? Como?(Univ Fed Sao Paulo, Dept Education, 2017) Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]This study reveals how games, understood as way of playing, may benefit the learning and schooling process in the early years of the Elementary School. The discussions are based on the historical-cultural psychology which recognizes and attributes an important role for playing in the process of the child development. The contributions of playing for the child development are exposed and the games Kalah and NIM are discussed as resources which, problematized during action of playing, allow the dialogue with and between the children and highlight the mathematical concepts involved. Drawing on this dialogue and this problematization, different perspectives and thinking strategies may be developed for the learning of mathematical concepts, as well as the arguing and ideas that use these concepts. Finally, it is highlighted the possibility of using games as a triggering element of mathematics learning and the importance of this learning in order to play better.