Navegando por Palavras-chave "Ubatuba"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa do município de Ubatuba-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Leal, Augusto Henrique Ribeiro [UNIFESP]; Soares Junior, Adilson Viana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6695778138601225O crescimento desordenado dos centros urbanos geralmente culmina na ocupação irregular de áreas consideradas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa, como as encostas. O estabelecimento de comunidades humanas nestas áreas põe em risco a vida das pessoas e promove a depreciação do compartimento do solo e consequentemente da paisagem. Desta forma, o mapeamento de áreas suscetíveis é imprescindível para nortear o Poder Público na elaboração do planejamento urbano e na execução de políticas públicas. Este trabalho trata da elaboração de uma Carta de Suscetibilidade a Movimentos de Massa para o município de Ubatuba, localizado no litoral norte do estado de São Paulo, realizada através de imagens de sensoriamento remoto e de informações geológicas, e processadas por meio de ferramentas de geoprocessamento. Foram utilizadas imagens de satélite óptico (Landsat 8), imagens de radar (Shuttle Radar Topography Mission – SRTM) e mapas geológicos. Existem diversos fatores condicionantes que podem interferir no grau de estabilidade das encostas, sem dúvida o mais importante é a declividade, entretanto, a litologia, o uso do solo, curvatura vertical e a densidade de lineamentos também são importantes. Neste estudo, foi elaborado um mapa para cada um dos fatores condicionantes considerados, de modo que, cada pixel de cada mapa foi reclassificado com valor numéricos entre 1 e 5, sendo que, o valor numérico 1 classifica a área como de risco baixo e 5 como de risco alto. Desta forma, a carta de suscetibilidade foi elaborada a partir da álgebra dos mapas elaborados para cada fator condicionante, sendo que, os resultados obtidos foram classificados em três classes de suscetibilidade: baixa, moderada e alta. Os resultados mostraram o predomínio de áreas de suscetibilidade alta com 48%, e baixa com 30% do território do município. Áreas com suscetibilidade moderada ocupam 22% do total do território. As áreas de suscetibilidade baixa estão relacionadas com declividades baixas que variam entre 0 e 5%, associadas às regiões suportadas por sedimentos marinhos e às áreas urbanas consolidadas. As áreas com grau de suscetibilidade moderada e alta estão relacionadas com declividades acima de 12%, suportadas por rochas metamórficas, sendo predominante os migmatitos, e áreas de mata densa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores que influenciam a gestão de resíduos sólidos em pequenas comunidades: estudo de caso na comunidade do Camburi, Ubatuba - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-23) Bernardes, Gabriel Augusto Marques [UNIFESP]; Simões, Eliane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4615824708641082; http://lattes.cnpq.br/5707026923619489A gestão de resíduos sólidos é um dos grandes problemas da atualidade, e não ocorre somente nos grandes centros urbanos, onde a geração é mais acentuada. Muitas comunidades tradicionais, rurais e isoladas dos centros urbanos também apresentam dificuldades em realizar a gestão de seus resíduos sólidos gerados, devido principalmente, às alterações ocorridas em seus padrões de geração, provenientes do consumo de produtos e serviços industrializados associado ao acelerado processo de urbanização. Dessa perspectiva, o presente estudo, buscou inferir os fatores de influência relacionados à gestão de resíduos sólidos em uma dessas comunidades tradicionais. Para isso, foram levantados dados qualitativos acerca da gestão de resíduos sólidos realizada na comunidade do Camburi – Ubatuba (SP), por meio de formulários aplicados aos atores de interesse e intervenções a comunidade, realizadas em abril e maio de 2019 com o auxílio do programa de extensão, Práticas Ambientais entre Comunidades Tradicionais do Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Picinguaba (Programa Picinguaba) da Unifesp Diadema. Esta pesquisa também buscou levantar informações sobre a gestão de resíduos sólidos realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e suas implicações para a comunidade do Camburi. Além disso, foram propostos recomendações e instrumentos de facilitação para melhorar o processo de gestão de resíduos sólidos realizado na comunidade. Por meio dos resultados obtidos com a aplicação de formulários e as intervenções realizadas na comunidade, foi possível inferir sete fatores de influência na gestão de resíduos sólidos: a organização social, a localização geográfica, o turismo, a educação ambiental, a infraestrutura, a atuação do poder público e a logística reversa. Estes fatores também foram observados em outros estudos acerca da gestão de resíduos em comunidades tradicionais e rurais, e afetam não apenas os moradores da comunidade, mas também a prefeitura local e outros atores envolvidos no processo de gestão de resíduos sólidos. Por meio das intervenções realizadas junto a comunidade, foi possível observar, que o papel da universidade em estudar problemáticas como esta, se mostra muito importante e necessário, não apenas no sentido de fazer valer a proposta da extensão universitária e a troca de saberes, mas também em divulgar de maneira sistemática problemas como este, a fim de orientar os tomadores de decisão na resolução destas questões, bem como, mostrar possíveis caminhos a serem seguidos para se alcançar tais objetivos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Open Science and Social Change: A Case Study in Brazil(University of Ottawa, 2019) Parra, Henrique Zoqui Martins; Albagli, Sarita; Fonseca, Felipe; Maciel, Maria Lucia; Hillyer, Becky; Okune, Angela; Posada, Alejandro; Albornoz, Denisse; Chan, Leslie; http://lattes.cnpq.br/8314245614310718