Navegando por Palavras-chave "Transformação social"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental, sustentabilidade e projetos político-pedagógicos em escolas públicas brasileiras: desafios e possibilidades para a transformação social(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Silva, Bruna Gimenez da [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415O principal objetivo da presente dissertação foi analisar os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cinco escolas públicas, sendo uma de cada região do Brasil, de modo a investigar se e como a Educação Ambiental (EA) e a Sustentabilidade são abordadas nos documentos fundamentais das instituições, além de destacar como a sua integração pode contribuir para a formação de estudantes críticos, sensíveis às questões socioambientais e conscientes de suas responsabilidades nesse contexto, auxiliando na transformação social da sua comunidade. O tipo de pesquisa escolhido para o estudo foi o qualitativo, para que fosse possível analisar de forma intrínseca os significados, motivos, aspirações, crenças, valores, atitudes e interpretações dos conteúdos inseridos nos PPPs que estavam relacionados com a EA e a Sustentabilidade. Como complemento, a metodologia selecionada foi a exploratória, para haver uma maior familiaridade com os fenômenos de interesse. Por meio dos resultados atingidos, compreendeu-se acerca das potencialidades e carências que cada escola participante possui ao trabalhar com a temática, onde foi proposto um pré-projeto de livro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para gestores e professores de escolas públicas brasileiras, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais e, consequentemente, aprimorar a inserção da EA e Sustentabilidade nos PPPs e no cotidiano escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O esporte como ferramenta de inclusão e transformação social: o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e sua importância enquanto rede de apoio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Buscher, Guilherme Martinelli [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho consiste em uma pesquisa baseada na experiência de estágio do pesquisador no cotidiano da ONG Projeto Ondas, instituição que oferece aulas de surfe para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e outras. Tendo como foco principalmente o trabalho realizado pelo Serviço Social da instituição sendo esse pautado sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, interessou a este estudo, também, observar a atuação articulada com as equipes de educação física e de pedagogia presentes na instituição, formando um conjunto que busca ofertar esporte, educação, convivência e cultura. Para melhor compreender e analisar os impactos do Projeto Ondas e a efetivação do fortalecimento de vínculos, foram entrevistados 03 (três) participantes profissionais do serviço. A intenção foi conhecer a perspectiva da categoria frente às atividades desenvolvidas e a relevância na vida do público atendido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias pessoais como ferramenta de representatividade e conscientização sobre as mudanças climáticas(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Zani, Silvia Vieira Martins [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article investigates the potential of personal stories as tools to raise individual awareness about climate change. Through a comprehensive literature review, a gap in the literature on the core of this article was identified. By delving into two specific studies, the intrinsic role of personal narratives in transforming individuals into protagonists of their own stories was explored. This endeavor aimed to understand how such accounts could influence self-perceptions and engagement with environmental issues. Drawing inspiration from Marshall Ganz's work on the power of stories in social movements, and Ana Tereza Camasmie's exploration of the intersection between personal narratives and philosopher Hannah Arendt's thoughts on statements about historical-social events, a journalistic action plan for environmental education was proposed. This plan consists of four stages: the collection and selection of personal stories anchored in climate change, the creation of engaging narratives driving empathy and reflection, the dissemination of these narratives through appropriate media platforms, and the subsequent evaluation of the impact of these stories on awareness and the fostering of collective actions towards climate change. The conclusion supports the notion that personal stories emerge as essential means for awareness and mobilization in the context of climate change. However, it underscores the necessity of strategically exploring how these narratives can be employed to foster a deeper understanding of the subject and to catalyze collective actions, thus paving the way toward a sustainable future.