Navegando por Palavras-chave "Trajetória social"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Origem social e campo educacional: estudo sobre aspectos da prática docente de professoras de creche(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-15) Silva, Jessica Blasques da; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5091309773899741; http://lattes.cnpq.br/4038602198720633Este estudo encontra-se inserido no debate referente à prática e à formação de professores de educação infantil, especificamente no que tange à compreensão ampliada dessas duas instâncias que envolvem o trabalho docente. Tem por objetivo geral verificar valores e disposições incorporados em processos formativos não formais vivenciados nas trajetórias pessoal e profissional que se manifestam em facetas da prática pedagógica de professoras em exercício docente na creche. Parte-se do pressuposto que tais disposições para ação que orientam o trabalho na primeira etapa da educação básica estão diretamente relacionadas às experiências sociais vivenciadas conforme a origem social e o campo educacional, de acordo com as condições objetivas e regularidades que permeiam ambas as condições. Como objetivos específicos almejou-se i) investigar a trajetória social das professoras de educação infantil em exercício docente na creche, ii) apreender as formas como as professoras compreendem a prática pedagógica no trabalho com crianças de zero a três anos, iii) verificar valores e disposições que mobilizam as professoras em suas práticas docentes e que são referidos à origem social e ao campo educacional, iv) verificar o modo como as condições objetivas, referidas à origem social contribuem na elaboração de valores e disposições que orientam o exercício docente com crianças de zero a três anos v) verificar o modo como as condições objetivas, referidas ao campo educacional contribuem na elaboração de valores e disposições que orientam o exercício docente com crianças de zero a três anos. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário complementar com quatro professoras de educação infantil da rede municipal de Guarulhos em duas creches, buscando investigar em cada uma dessas, uma dupla composta por uma professora com maior tempo de exercício e uma professora com ingresso mais recente na rede municipal de ensino. Foram mobilizados como referencial teórico os conceitos de habitus e campo, elaborados por Pierre Bourdieu (2003, 2011, 2015, 2019); a concepção de prática educativa formulada por Sacristán (1999); além das considerações de Rosemberg (2016), Cerisara (2002), Bujes (2001, 2002), Barbosa (2006) e Kuhlmann Jr. (1998), entre outros, referentes à creche. Mediante aos dados coletados foi possível evidenciar que as práticas docentes das professoras investigadas se encontram diretamente relacionadas às condições objetivas que permeiam suas trajetórias, condições essas referentes principalmente à profissão docente e ao espaço em que exercem o magistério, qual seja, o campo educacional e a creche. As análises permitiram evidenciar aspectos das implicações do campo educacional e de uma cultura escolar que se consolida e se impõe à educação infantil e à creche, além de elementos relacionados a valores atinentes ao histórico assistencialista nessa etapa da escolarização, relacionados principalmente ao trabalho materno, o que contribui para que seja reconhecido como um trabalho desvalorizado. Nesta perspectiva, notou-se que as professoras, dentre outros aspectos, agem nas creches a partir de valores sedimentados no campo educacional, ao mesmo tempo em que se utilizam de referências e valores atinentes às suas origens sociais.