Navegando por Palavras-chave "Team work"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de interdisciplinaridade de profissionais de saúde de um serviço de reabilitação e fisioterapia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-25) Garcia, Christianne Fernandes [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/1471676415441953; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study investigates the interdisciplinary concepts of health professionals working at the Shore/Intermediate Zone Recovery and Physical Therapy Section in Santos (Serfis-Zoi), also, relational aspects and team subjectivity development. One of the main drivers is the path followed by these professionals, their stories and perspectives with the intention to make possible an understanding of what reality is presented today at that Section, and identify how these professionals work or recognize the importance of an interdisciplinary study. Data collection was carried out for the research through focus groups considering the qualitative methodology, based on a socio-historical perspective as this is relevant to the field of subjectivity and symbolism. The participant group was professionals from Serfis, per four meetings held from the months of August and September of 2015 and, from the analysis of data, thematic areas were identified, which allowed to put together the dialogues into three categories: Building subjectivity, work processes and interdisciplinarity, which developed in ten subcategories. The results showed that the team identifies the importance of interdisciplinary work, but it does not depend only on the individual training or own career path. Also demonstrates that interdisciplinary teamwork presents difficulties and it?s still a challenge because results showed that other factors such as infrastructure, the service organization and even relational issues are part of it and make it difficult for the interdisciplinarity effectively happen. One of the main aspects relates to the very understanding of what would be an interdisciplinary work, which eventually merges with the multidisciplinary and also group communication and between staff and the different managements. The issues that emerged from the research indicate the need for changes in the organization and work system at Serfis, the implementation of strategies that contribute to better coordination between the different professionals that work there, among them, the implementation of dialogue and continuing education, built collectively, with the participation of the staff and management are the ones that stands out in the process of transformation. This study was intended to contribute effectively to the creation of interactions and dialogue in the unit in order to share own stories and exercise listening within the team, this service can establish strategies for interdisciplinary to work effectively.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Graduação em saúde e a formação para o trabalho em equipe(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-17) Sousa, Suane Ribeiro de [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/4319060502992220; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: estudiosos da reforma sanitária brasileira apontam limites na organização da formação dos profissionais de saúde como um dos maiores desafios do SUS. Observa-se disparidade entre as demandas de atenção em saúde e a formação dos futuros profissionais, os quais vivenciam um percurso educacional fragmentado e insuficiente para a atuação. Uma das estratégias utilizadas para concretizar mudanças neste cenário é a organização da formação na perspectiva interprofissional objetivando viabilizar e fortalecer o trabalho em equipe. O espaço de formação, neste caso, extrapola o aprendizado de técnicas, possibilitando uma postura de abertura para diferentes olhares, saberes e para o desenvolvimento de habilidades que viabilizem o trabalho conjunto. Objetivos: analisar as concepções de estudantes e professores da área da saúde dos cursos do Campus Baixada Santista/UNIFESP e inseridos em estágios curriculares interprofissionais, sobre a formação para o trabalho em equipe; caracterizar as formas de organização dos estágios curriculares interprofissionais que abrangem estudantes de dois ou mais cursos; dimensionar as potencialidades e limites da formação para o trabalho em equipe no âmbito de um currículo interprofissional; discutir suas contribuições para a prática de trabalho em equipe na saúde. MÉTODO: pesquisa de abordagem qualitativa. A produção de dados foi feita a partir de grupos de discussão com 18 estagiários e entrevista semiestruturada com 9 docentes. Os grupos e entrevistas foram gravados em áudio e transcritos na íntegra e a análise partiu da técnica de análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados E DISCUSSÃO: o percurso de formação passa por um processo de desconstrução e reconstrução de saberes que se constitui no contato com a prática. O trabalho interprofissional é uma temática recorrente na formação acadêmica e auxilia no desenvolvimento de habilidades atitudinais, respeito com as demais áreas, atuação baseada na integralidade e motiva os estudantes a buscarem este modelo de atuação. Os participantes destacam como limites: as diferenças entre o percurso de formação nos anos iniciais dos cursos e a atuação no momento do estágio curricular; a dinâmica dos Eixos e Módulos, bem como as resistências de alguns docentes ao trabalho em equipe interprofissional e interdisciplinar. A formação de profissionais aptos para o trabalho em equipe mostra-se como um desafio para os docentes, que também destacam dificuldades operacionais em construir uma proposta integrada no âmbito dos estágios. Observou-se que a atuação em equipes é organizada de forma diferente em cada um dos estágios participantes, construções estas que consideram o cenário, os participantes, suas demandas e a viabilidade das ações. Os grupos participantes da pesquisa estão inseridos em serviços de Saúde Mental ou de Atenção Primária, e o trabalho interprofissional é compreendido pelos estagiários inseridos na atenção primária como atuação generalizada no atendimento em saúde. A atuação nos estágios é potente e pode possibilitar a aprendizagem para o trabalho em equipe e o diálogo de saberes que se complementam. Os limites relacionados à aprendizagem para o trabalho em equipe no âmbito dos estágios são limites institucionais (desenho dos estágios, limitações relacionadas à condição de estagiário, falta de tempo) e limites da prática (dificuldades nas definições das fronteiras profissionais, preconceito com as demais áreas do saber, limitações de gestão e organização da assistência em saúde, articulação com a rede de atendimento; dificuldades em criar estratégias de atuação conjuntas). Além disso, os participantes elencaram sugestões para a melhor adequação das práticas ao Projeto Político Pedagógico e trazem questionamentos sobre futuro, perspectivas de inserção no mercado de trabalho e possibilidades de atuação.