Navegando por Palavras-chave "Sistemas dinâmicos"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Os fractais articulados à teoria do caos: uma possibilidade de ensino na educação básica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-09) Ervolino, Lucas de Lima [UNIFESP]; Kluth, Verilda Speridião [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6294236455477671; https://lattes.cnpq.br/9871343581125629A presente dissertação tem o objetivo de apresentar uma possibilidade de ensino dos fractais articulados à Teoria do Caos na Educação Básica. Desse modo, buscou-se por meio da hermenêutica filosófica, estabelecer uma dialógica entre pergunta e resposta no que se refere à “Como introduzir os fractais na Educação Básica tendo como inspiração a Teoria do Caos?”. Assim, o processo investigativo teve início na História da Matemática e da Ciência, de modo a compreender o processo de construção e concepção dos fractais. Para ir além, fez-se necessário investigar o caos da perspectiva filosófica e matemática, possibilitando distinguir o caos do senso comum que, por sua vez, pode remeter à desordem - do caos matemático que se fundamenta na sensibilidade às condições iniciais. Desse modo, os Sistemas Dinâmicos - caracterizados por mudanças ocorridas em alguns sistemas com o decorrer do tempo - designam-se como a rota pela qual o caos transita e se expressa, visto que estes possibilitam descrever os fenômenos intrínsecos da natureza e da vida que, em sua grande maioria, são fenômenos não lineares e não determinísticos. No entanto, introduzir os fractais na Educação Básica tendo como inspiração a Teoria do Caos, consiste em identificar o elemento que conecta o caos aos fractais: o atrator estranho. As órbitas desses atratores no espaço de fase desvelam estruturas fractais intrincadas e se apresentam como um caminho viável para desenvolver estes dois conceitos da Matemática contemporânea no contexto da sala de aula. Para possibilitar a inserção das supracitadas temáticas, esta dissertação propõe, ao final, uma sequência didática orientada para o ensino dos fractais articulados ao caos, tendo como referencial a Educação Básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Invariantes temporais do comportamento na dicotomia Kraepliniana: análise de discurso livre, estados afetivos, experiências psicóticas e possibilidades terapêuticas(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Argôlo, Felipe Coelho [UNIFESP]; Bressan, Rodrigo Affonseca [UNIFESP]; Pan Neto, Pedro Mario [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6614914024992106; http://lattes.cnpq.br/4824419385318370; http://lattes.cnpq.br/6775301876151599Introdução: Em psicopatologia, um ponto sensível está nas numerosas formas de representar comportamentos observáveis e construtos mentais. Os trabalhos compondo esta tese possuem foco na caracterização de fenômenos usando estruturas presentes quando levamos em conta a dimensão temporal. São discutidas implicações epistemológicas e estratégias de intervenção inéditas possibilitadas por este prisma. Métodos: Os quatro estudos reportados investigam a dicotomia Kraepliniana por diferentes janelas de tempo. Em psicose, comportamentos observáveis em intervalos curtos de segundos ou minutos (Estudo I – Revisão sistemática com meta-análise sobre processamento de linguagem natural, PLN) e construtos mentais observados a longo prazo, em três anos de neurodesenvolvimento (Estudo II – Psicometria via análise fatorial com topologia). No espectro dos transtornos de humor, usamos medidas de alta granularidade para observar flutuações intradiárias e diárias ao longo de duas ou quatro semanas (Estudos III e IV – Avaliação Ecológica Momentânea, AEM). Resultados: A literatura revisada aponta considerável acurácia para avaliações curtas com PLN em psicose. Em psicometria, observamos estabilidade na estrutura latente de traços psicóticos no espectro positivo ao longo de anos. Considerando séries temporais da AEM, participantes com transtornos mentais (depressão e ansiedade) reportaram menores níveis médios para afetos positivos e maiores níveis médios em afetos negativos. Eles também reportaram sentimentos mistos com mais frequência. Discussão: As técnicas empregadas apresentam validade como ferramentas de pesquisa em psicopatologia e também aplicações práticas para avaliação, diagnóstico e acompanhamento em saúde mental. Com inspiração em teoria de controle, discutimos como o cálculo de invariantes temporais permite a identificação de potenciais janelas ótimas para intervenção.