Navegando por Palavras-chave "Resíduos Sólidos"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da aplicação da PNRS no município de Guarujá - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Silva, Débora Santos [UNIFESP]; Villar, Pilar Carolina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369461429621874; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os resíduos sólidos são os materiais descartados pelas atividades humanas e o seu correto gerenciamento é necessário para que se minimizem impactos adversos ao meio ambiente e à saúde pública. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2 010, estabelece diretrizes de gestão de resíduos para as três esferas de governo, sendo o nível municipal o ambiente em que a política se materializa e também o mais frágil. O objetivo desta pesquisa foi avaliar como as obrigações da PNRS dirigidas aos mun icípios brasileiros foram aplicadas no município de Guarujá SP. A metodologia utilizada foi a de análise documental, de acordo com os critérios extraídos da PNRS e organizados em um checklist. Os resultados obtidos indicaram que o município, em sua situa ção atual, está caminhando de acordo com as exigências mínimas estabelecidas pela PNRS, apesar de ainda existirem pontos de melhoramento para a sua efetiva gestão que devem ser implantados no futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educar exige criticidade e reflexão: a responsabilidade que compartilhamos acerca dos resíduos sólidos(Diálogo Freireano, 2020) Viesba, Everton; Viesba, Letícia; Franchi, José Guilherme [UNIFESP]; Rosalen, Marilena [UNIFESP]; Dickmann, Ivanio; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de um Anteprojeto de MDL para Valoração Ambiental da Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos no Município do Guarujá (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Giovannoni, Matheus Pellizzaro [UNIFESP]; Archangelo, Victor Samhan [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Como resultado dos meios de produção e consumo e o modo de vida ocidental, observa-se a crescente utilização de recursos naturais e geração de resíduos, diretamente relacionados ao crescimento populacional e à expansão urbana. Tais fatores, associados à rápida obsolescência e à grande quantidade de produtos descartáveis no mercado, contribuem para que os resíduos causem inúmeros impactos ambientais. Desta forma, o principal desafio na gestão dos resíduos é a diminuição da geração, maximizando a reciclagem e a reutilização dos materiais, agregando-lhes valor e reinserindo-os na cadeia produtiva. Um dos grandes benefícios ambientais proporcionado pela recuperação e reciclagem dos resíduos sólidos é a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Tendo em vista a relevância desse tipo de estudo, o presente trabalho busca estimar os benefícios ambientais que podem ser gerados a partir da reciclagem de resíduos sólidos no Município de Guarujá (SP), avaliando a contribuição da coleta seletiva na redução das emissões de GEEs. A quantificação das emissões através do processo de reciclagem considerou uma metodologia adaptada que compara as emissões geradas na produção de materiais a partir de matéria-prima virgem, relacionando com o consumo de energia poupado nos processos com as emissões obtidas com o uso do material reciclado (AMS-III.A.J - Emission reductions by using recycling material instead of raw material). Assim, os créditos de carbono (CERs) são gerados e podem ser utilizados como forma de cumprimento de metas de emissões de GEEs para os países que são Parte do Anexo I do Protocolo de Quioto. No Município de Guarujá, durante os anos de 2017 a 2019 foram coletados 6.050,8 toneladas de resíduos recicláveis, sendo o papel o tipo de resíduo mais reciclado. Com esse total de materiais coletados no município, proporcionou-se a redução de cerca de 22.123,37 tCO2 na atmosfera, evidenciando um grande potencial para implementação de um projeto MDL no Município de Guarujá (SP).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores que influenciam a gestão de resíduos sólidos em pequenas comunidades: estudo de caso na comunidade do Camburi, Ubatuba - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-23) Bernardes, Gabriel Augusto Marques [UNIFESP]; Simões, Eliane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4615824708641082; http://lattes.cnpq.br/5707026923619489A gestão de resíduos sólidos é um dos grandes problemas da atualidade, e não ocorre somente nos grandes centros urbanos, onde a geração é mais acentuada. Muitas comunidades tradicionais, rurais e isoladas dos centros urbanos também apresentam dificuldades em realizar a gestão de seus resíduos sólidos gerados, devido principalmente, às alterações ocorridas em seus padrões de geração, provenientes do consumo de produtos e serviços industrializados associado ao acelerado processo de urbanização. Dessa perspectiva, o presente estudo, buscou inferir os fatores de influência relacionados à gestão de resíduos sólidos em uma dessas comunidades tradicionais. Para isso, foram levantados dados qualitativos acerca da gestão de resíduos sólidos realizada na comunidade do Camburi – Ubatuba (SP), por meio de formulários aplicados aos atores de interesse e intervenções a comunidade, realizadas em abril e maio de 2019 com o auxílio do programa de extensão, Práticas Ambientais entre Comunidades Tradicionais do Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Picinguaba (Programa Picinguaba) da Unifesp Diadema. Esta pesquisa também buscou levantar informações sobre a gestão de resíduos sólidos realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e suas implicações para a comunidade do Camburi. Além disso, foram propostos recomendações e instrumentos de facilitação para melhorar o processo de gestão de resíduos sólidos realizado na comunidade. Por meio dos resultados obtidos com a aplicação de formulários e as intervenções realizadas na comunidade, foi possível inferir sete fatores de influência na gestão de resíduos sólidos: a organização social, a localização geográfica, o turismo, a educação ambiental, a infraestrutura, a atuação do poder público e a logística reversa. Estes fatores também foram observados em outros estudos acerca da gestão de resíduos em comunidades tradicionais e rurais, e afetam não apenas os moradores da comunidade, mas também a prefeitura local e outros atores envolvidos no processo de gestão de resíduos sólidos. Por meio das intervenções realizadas junto a comunidade, foi possível observar, que o papel da universidade em estudar problemáticas como esta, se mostra muito importante e necessário, não apenas no sentido de fazer valer a proposta da extensão universitária e a troca de saberes, mas também em divulgar de maneira sistemática problemas como este, a fim de orientar os tomadores de decisão na resolução destas questões, bem como, mostrar possíveis caminhos a serem seguidos para se alcançar tais objetivos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção Ambiental sobre resíduos sólidos na Zona Costeira(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Pinto, Laura Fuzaro Alves [UNIFESP]; Rodrigues, Melissa Vivacqua [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2748207955641099; http://lattes.cnpq.br/1695224110200122; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O processo de urbanização da Zona Costeira se deu de maneira desorganizada, gerando alguns problemas que persistem até hoje na sociedade. O descarte irregular dos resíduos sólidos é um deles e ele tem sido enfrentado com algumas ações individuais, bem como governamentais. Para analisar de maneira adequada tal questão, a percepção ambiental pode ser utilizada como ferramenta juntamente com a gestão dos resíduos, de modo que a relação entre o homem e o meio ambiente seja aproximada. A partir disso o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo da arte da reflexão sobre a percepção ambiental, para entender os aspectos mais relevantes e as metodologias usadas na literatura já existente, a fim de contribuir para a manutenção e prática de ações sustentáveis sobre os resíduos sólidos na Zona Costeira.
- ItemSomente MetadadadosPercepção de risco e impactos ambientais: um estudo sobre o gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-02) Santos, Ezequiel Vieira Dos [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe management of health services waste has become a socio-environmental problem over the years, leading to the need for the creation of specific legislation, in addition to the inspection of competent bodies. On the other hand, studies have been identifying the risks to which the workers who handle such residues are exposed, as well as the difficulty in the management of this type of material, evidencing that the organizations of the health area have not been reaching satisfactory results in relation to what is recommended by the legislation and, consequently, not guaranteeing the correct management of the residues for not reaching the established goals. Such situations can lead to onerous fines, risks and damages to those involved in the handling and management of waste, in addition to bureaucratizing a process that impacts the results of the organizations. In this context, the present study presented as an objective a survey of the risk perception of the workers who carry out the handling of solid residues of health of a hospital unit that serves the specialties of maternity and emergency. This research had a qualitative character, in the form of a case study, and for the realization of the proposal, a structured questionnaire was applied with questions of free answer and questions with Likert scale (5 points), identifying the potential risks to the workers who handle the waste and how they perceived or not these risks, participatory observation of how the existing waste management programs contributed to this perception of risk and the socio-environmental impacts arising from this management system. As a theoretical reference to guide this work, the concepts of risk present in Slovic works were used. As a result of this work, it became evident that the workers' perception varies according to some factors, these being the time that the worker is exposed to solid waste handling, the structure that is provided by the organization in terms of infrastructure and supporting documentation. However, even with this variation in risk perception, the people involved in solid waste management presented previous knowledge of what they would be and the consequences that can be generated by inadequate handling. Even so, it became evident that there is a gap of knowledge between the management levels that is responsible for providing resources for the execution of tasks, and the operational level, which uses the structure provided by the management level. The understanding of the protocols, as well as the infrastructure provided, are critical factors regarding the risks employed with solid health waste, since the understanding of the protocols is subjective or not understandable by the operational level, and the structure is not adequate to the amount of waste generated by the organization.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reciclagem de cápsulas de café: transformação de um resíduo em um material com valor agregado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-02) Gianelli, Giovanna [ UNIFESP]; Gonçalves, Maraísa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790738991069110Mediante ao crescente impacto causado pelos resíduos sólidos é necessário pesquisas e medidas para retroceder e transformar este contexto. Na atualidade, há o crescimento descontrolado de resíduos que cada dia são mais complexos e assim apresentam baixo valor agregado, muitas vezes não ocorrendo a reciclagem. Entre os vários materiais consumidos atualmente com potencial impacto ambiental estão as cápsulas de café. A dificuldade de reciclabilidade das cápsulas se dá pela composição do material, podendo ser de diferentes tipos de polímeros, alumínio, papel e matéria orgânica, o que dificulta a separação desses resíduos. Poucas empresas se comprometem com a logística reversa das cápsulas de café, ocorrendo assim um grande volume de resíduo descartado em local inadequado (aterros controlados e lixões), os quais impossibilitam a reciclagem. Dito isso, este projeto se propôs a uma pesquisa sobre os diferentes tipos e composições das cápsulas, fornecidas pelos fabricantes ou dados da literatura, e apresentou-se a possibilidade de reciclagem e reuso baseada em suas composições. Dada as similaridades dos polímeros usados também foi possível analisar a possibilidade de formações de blendas poliméricas e em caso de não obter uma separação dos resíduos tão efetiva, a possibilidade da reciclagem de produtos misturados. Neste âmbito agrega-se valor a este resíduo tornando-o sustentável e com um ciclo de vida ambientalmente correto, com a possibilidade de utilização como matéria-prima para diversos produtos como bancos, vasos de plantas, bicicletas, canivetes, acessórios, combustíveis, entre outros. Além das diversas possibilidades de valorização da borra de café, com diferentes processos, mas principalmente para a geração de biocombustíveis e produção de carvão ativado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sustentabilidade: reciclagem de embalagens e logística reversa(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Silva, Ana Carolina Floriano da [UNIFESP]; Dias, Marina de Oliveira Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1040073160928250; http://lattes.cnpq.br/2376194063596274Com o advento da industrialização e consequentemente do crescente desenvolvimento tecnológico, houve um aumento do estímulo ao consumo. A consequência disso é a geração de cada vez mais resíduos sólidos, o que tem causado impactos ambientais severos e tornado os aterros sanitários superlotados. Nesse universo, o Brasil encontra-se como um dos países campeões em produção de lixo no mundo, tendo totalizado cerca de setenta e nove milhões de toneladas no ano de 2018. Desse total, estima-se que somente três por cento sejam reciclados, quando o potencial seria de até trinta por cento. Hoje, um terço de todo o lixo doméstico produzido no País é composto por embalagens, sendo oitenta por cento das embalagens descartadas após serem utilizadas apenas uma vez. Surge então a necessidade da aplicação do conceito de economia circular, na qual se enquadra a logística reversa, cujo pensamento é de que pode ser economicamente vantajoso reutilizar e reciclar recursos o máximo de vezes possível antes de realizar o descarte apropriado. Tendo em vista o pressuposto acima, em 2010 foi criada no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que surge como tentativa de iniciar uma conscientização e implementação de desenvolvimento sustentável. Embora a ideia inicial seja boa, o país encontra-se muito aquém do que poderia. Portanto, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi avaliar, por meio de pesquisa bibliográfica, os impactos ambientais provocados pelo consumo de diferentes tipos de embalagens e como a logística reversa, a reciclagem e a reutilização podem promover uma economia mais sustentável. Palavras-chave: Sustentabilidade. Resíduos Sólidos. Reciclagem de Embalagens. Logística Reversa.