Navegando por Palavras-chave "Quilombo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Etnoconservação e divulgação científica: manejo da taboa (Typha domingensis Pers. - Typhaceae) realizado por moradores do Quilombo da Fazenda – Ubatuba, SP, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Nakadaira, Amanda Yumi [UNIFESP]; Rodrigues, Eliana [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/2830288889321370; http://lattes.cnpq.br/1557856534279050Introdução: A Etnoconservação é a proposta de uma nova ciência da conservação pautada na perspectiva e importância de povos e comunidades tradicionais na conservação de ecossistemas habitados por eles. A partir deste modelo, a descrição e divulgação científica das práticas realizadas por tais comunidades é de suma importância. Objetivo: Descrever e realizar a divulgação científica do manejo da taboa (Typha domingensis Pers. - Typhaceae), realizado por artesãos do Quilombo da Fazenda – Ubatuba, SP, Brasil – sob a ótica de etnoconservação. Metodologia: A descrição dos métodos de manejo da planta foi realizada, por meio de registros fotográficos e audiovisuais; bem como por métodos da etnografia, tais como entrevistas não estruturadas, diários de campo e observação participante. Um quilombola colaborador local, Luciano Vieira de Assunção, participou dessas atividades, auxiliando a equipe acadêmica nas entrevistas junto aos sete artesãos envolvidos no projeto. Resultados: Foram produzidos: i) um filme, apresentando as práticas de extrativismo e manejo dos artesãos em relação à taboa; e ii) a primeira parte de um documento com “Recomendações de Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável da Taboa”. Conclusões: A partir destes resultados será possível promover o embasamento para um plano de manejo participativo da taboa; permitindo seu extrativismo de forma legal no Parque Estadual Serra do Mar (PESM) – Núcleo Picinguaba. Além disso, ambos materiais servirão como um “manual” para que outras comunidades tradicionais possam se pautar para o manejo dessa planta, já que ela ocorre em todo o território brasileiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quilombo Brotas: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Santos, Daniele Aparecida Freitas [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6363945865784406Este trabalho de conclusão de curso visa fazer uma revisão bibliográfica sobre o Quilombo Brotas, Itatiba-SP. Foi levantada e analisada boa parte da produção a partir da publicação do Relatório Técnico Científico acerca da comunidade, relatório este que serviu de base para o reconhecimento do Quilombo. Este trabalho também pretende identificar como esses textos se configuram e quais imaginários de Quilombo e quilombola pairam sobre estas obras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quilombos e quilombagem no ensino de História: estudo sobre a contribuição paradidática de Clóvis Moura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-20) Malanga, Suzane Jardim [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this research is to discuss some possibilities of insertion of the themes related to quilombos, as the main form of resistance to slavery, in the teaching of history. Our study is based on the contributions of Clóvis Moura present in his work of reference, the book Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas and in two author paradidate works published between 1987 and 1993: Quilombos – resistência ao escravismo and História do negro brasileiro. The latter have been published in a context in which the black movement comes to the public to demand a new reading about the Brazilian slaveholding past while the market for paradidate books reaches its apex. In this way, our intention is to analyze the actions of the black movement in the context of the 1970s and 1980s, in the light of the contributions of Nilma Lino Gomes, and their impact on the editorial field, historiographic and historical teaching. For the analysis of our sources, we turn to the contributions of Norman Fairclough and Critical Discourse Analysis in order to understand how the discourse present in Rebeliões da Senzala echoes in the paradidate books. Finally, we articulate the discussions raised during the first and second chapters to the teaching of history, raising some possibilities of work to the teaching of quilombos history in the perspective of valuing the history of the Afro-Brazilian population and the fight against racism.
- ItemRestritoSlam na escola: o quilombo na perspectiva de Beatriz Nascimento na contramão do quilombo nos livros didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-02) Lacerda, Paloma Pereira [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos; http://lattes.cnpq.br/6363945865784406; http://lattes.cnpq.br/2059595346160346A presente pesquisa realizou uma análise aprofundada das contribuições da renomada intelectual Maria Beatriz Nascimento, com o objetivo central de investigar sua perspectiva sobre o conceito de quilombo e avaliar como esse entendimento pode enriquecer o ensino de História na formação de estudantes. Foram examinadas duas coleções dos últimos Programas Nacionais do Livro Didático (PNLD) nos segmentos Anos Finais do Ensino Fundamental que compreende do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio, que abrange da 1ª a 3ª série, na Escola Estadual Recanto Verde Sol. A pesquisa surge da necessidade de compreender as relações étnico-raciais que moldam o processo de aprendizagem de alunas e alunos na Escola Estadual Recanto Verde Sol, no extremo leste de São Paulo. Esta exploração envolveu a busca teórica pelo conceito de quilombo de Maria Beatriz Nascimento, figura crucial que desafia as narrativas históricas convencionais sobre a experiência negra. Suas contribuições se estendem além dos territórios geográficos, adentrando as histórias de quilombos no Brasil. Enquadrado no contexto da Lei nº 10.639 de 2003, que visa incorporar a história africana e a cultura afro-brasileira ao ensino de História, e da Lei nº 11.645 de 2008, que expandiu essas considerações para incluir as histórias e culturas indígenas, o estudo busca compreender como esses movimentos influenciam a dinâmica da sala de aula. O exame teórico conduziu à análise minuciosa das letras das poesias produzidas por estudantes negros durante as batalhas poéticas do SLAM na escola. Esse enfoque permite compreender a potencialidade e as reivindicações dessas/es jovens na busca por um espaço social, transformando esse movimento poético em um "Quilombo", conforme os parâmetros delineados por Beatriz Nascimento (2018, 2020, 2022). As poesias incorporadas nesta dissertação são de autoria dos próprios alunos da escola em questão. O estudo visa refletir sobre a lacuna entre a perspectiva histórica muitas vezes congelada apresentada em livros didáticos e as experiências dinâmicas vividas por alunos envolvidos no SLAM. Logo, no diálogo proposto, a pesquisa busca enriquecer a compreensão do conceito de "quilombo" e sua ressonância dentro da comunidade Recanto Verde Sol.