Navegando por Palavras-chave "Projetos político-pedagógicos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental, sustentabilidade e projetos político-pedagógicos em escolas públicas brasileiras: desafios e possibilidades para a transformação social(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Silva, Bruna Gimenez da [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415O principal objetivo da presente dissertação foi analisar os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cinco escolas públicas, sendo uma de cada região do Brasil, de modo a investigar se e como a Educação Ambiental (EA) e a Sustentabilidade são abordadas nos documentos fundamentais das instituições, além de destacar como a sua integração pode contribuir para a formação de estudantes críticos, sensíveis às questões socioambientais e conscientes de suas responsabilidades nesse contexto, auxiliando na transformação social da sua comunidade. O tipo de pesquisa escolhido para o estudo foi o qualitativo, para que fosse possível analisar de forma intrínseca os significados, motivos, aspirações, crenças, valores, atitudes e interpretações dos conteúdos inseridos nos PPPs que estavam relacionados com a EA e a Sustentabilidade. Como complemento, a metodologia selecionada foi a exploratória, para haver uma maior familiaridade com os fenômenos de interesse. Por meio dos resultados atingidos, compreendeu-se acerca das potencialidades e carências que cada escola participante possui ao trabalhar com a temática, onde foi proposto um pré-projeto de livro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para gestores e professores de escolas públicas brasileiras, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais e, consequentemente, aprimorar a inserção da EA e Sustentabilidade nos PPPs e no cotidiano escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação e sustentabilidade nas escolas: uma análise de projetos político-pedagógicos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-26) Silva, Bruna Gimenez [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Garcia, Everton Viesba [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/1978400348193195O objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar os projetos político-pedagógicos (PPPs) de escolas públicas estaduais de Diadema, com a finalidade de verificar se a Educação Ambiental (EA), Sustentabilidade e temas correlatos (como meio ambiente) estão presentes nos documentos norteadores da dinâmica escolar, e em caso positivo, como ocorre seu desenvolvimento. Para esse fim, houve a seleção de cinco escolas de Diadema e foram examinados os seus PPPs. Ocorreu, também, a realização de uma entrevista semiestruturada com uma supervisora de ensino de instituições públicas de Diadema e a elaboração de uma proposta de minicurso a respeito da inserção da EA nos PPPs. A abordagem desse estudo é a qualitativa, onde há a prioridade de se trabalhar a partir da incidência de entrevistas, observações e coletas de dados diretamente no campo. O trabalho integrou o projeto guarda-chuva “Implementação do Observatório de Educação e Sustentabilidade” (ObES) submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP sob o nº CAAE 30237420.8.0000.550. Por meio dos resultados obtidos, foi possível compreender quais as carências e as potencialidades de cada PPP e da comunidade em relação ao seu uso como base, além de proposições que possam vir a auxiliar a comunidade escolar, como, por exemplo, o oferecimento pelo ObES de uma proposta de minicurso, para as escolas, sobre os temas em análise.