Navegando por Palavras-chave "Projeto de Vida"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Projeto de vida para quê? percepção dos/das docentes sobre o programa Inova Educação nas escolas paulistas de tempo parcial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Augusto, Gisele Aparecida e Sousa [UNIFESP]; Goulart, Debora Cristina; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937; http://lattes.cnpq.br/9535622091374200O presente trabalho analisa a implantação do Programa Inova Educação, estabelecido no ano de 2020 nas escolas paulistas de tempo parcial. O programa introduziu três novas disciplinas: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação. As indagações que norteam esse trabalho foram na direção de apreender quais interesses estão envolvidos na elaboração de projetos de vida estudantis para o Ensino Médio e quais seus desdobramentos no campo da Educação, atrelados à disciplina Projeto de Vida e suas competências socioemocionais. Tem por objetivo geral compreender o Programa Inova Educação, em especial a disciplina Projeto de Vida e como essa se desenvolveu nas escolas paulistas de tempo parcial, considerando que sua implantação se deu em um contexto de pandemia e suspenção das aulas presenciais. Para tanto, analisaram-se os documentos oficiais do governo do estado de São Paulo referentes ao programa, a perspectiva dos(as) docentes quanto a essa introdução e o material pedagógico oferecido pelo governo paulista. Compreendendo que tal programa foi desenvolvido e implantado a partir de parcerias entre o governo estadual e agentes do setor privado, estabeleceu-se um referencial teórico que ressalta o neoliberalismo como fator preponderante nas alterações de políticas estatais e no desenvolvimento de subjetividades alinhadas à essa lógica. Assumindo que esses agentes desempenham importante papel na construção, não somente de novas formas de gerenciamento e organização social, mas também de persuasão, instituiu-se o conceito gramsciano de Estado Integral, americanismo e fordismo, destacando o papel primordial da sociedade civil na preservação ou nas lutas contra o poder hegemônico. Por meio da análise de questionários e entrevistas, foi possível confirmar as dificuldades enfrentadas pelos(as) docentes no período de implantação da disciplina Projeto de Vida, marcado pelo período de pandemia e a inexistência de investimento governamental. Conquanto, uma linha de conformação e reprodução dos pressupostos do Programa Inova Educação foi observada entre aqueles(as) que são favoráveis à implantação, em contraste a percepção crítica daquelas que se posicionaram contra as propostas neoliberais. Os posicionamentos desses(as) docentes retratam o campo aberto das disputas na educação, mas principalmente, nas práticas cotidianas da escola.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivência docente no componente curricular “projeto de vida”: entre a INOVAção e a produção do fracasso(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-07) Russo, Carolina Moreira [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/1804826089263724O presente relato de experiência, à luz de Paulo Freire e observando as máximas “educar não é transferir conhecimento”, “não há docência sem discência”, e “ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”, traz uma reflexão crítica acerca da implementação do componente curricular Projeto de Vida, peça central do Programa Inova da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No ano letivo de 2020 todas as escolas públicas estaduais de ensino fundamental anos finais e ensino médio, em São Paulo, passaram a contar com duas aulas semanais de Projeto de Vida em suas grades curriculares. Observando a interferência das agências multilaterais e das think tank na construção das Políticas Públicas em Educação no Brasil, é possível compreender como a implementação do componente curricular Projeto de Vida serve à agenda global para a educação. Para além dessa observação, a partir de minha experiência enquanto docente de tal componente curricular, apresento uma reflexão acerca da produção do fracasso e sua conexão com a defesa das agendas pró-mercado e globalistas.