Navegando por Palavras-chave "Professores - Formação"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Garrutti, Erica Aparecida; Moraes, Jerusa Vilhena de; Pesce, Lucila; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194O presente livro é resultado de pesquisas desenvolvidas por docentes, pós-graduandos e egressos da linha 5 - "Linguagens e saberes em contextos formativos", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp. As experiências de pesquisa que formam esta obra problematizam e discutem questões relacionadas à construção de significados e apropriação de conhecimentos por meio das múltiplas linguagens (língua escrita, oral, hipermididática e científica) e aos saberes pedagógicos que podem promover movimentos de ensino, aprendizagem, divulgação científica e formação docente nos diferentes contextos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino técnico profissional e aprendizagem baseada em projetos: um encaixe perfeito?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Higashi, Roberto [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/2380598485760443O presente trabalho propõe a criação de diretrizes (frameworks) para refletir o processo de criação de artefatos para aprendizagem profissional. Os referenciais teóricos utilizados foram a cronologia do ensino técnico profissionalizante no Brasil, bem como a aprendizagem baseado em projetos e o desenho de frameworks de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com docentes de ensino técnico profissionalizante em uma instituição de ensino no interior do estado de São Paulo. A partir da escuta qualitativa dos docentes foi elaborado um primeiro protótipo para que em outro momento possa ser validado pelos docentes. A criação do artefato (framework), levou em conta elementos de design, gestão, tecnologia e educação presentes na proposta do curso de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (TEDE). O artefato desenvolvido leva em consideração, além da proposta do TEDE os elementos adquiridos na escuta, bem como outros que foram incluídos por conta do referencial sobre o desenvolvimento de frameworks de aprendizagem. A consideração final, ainda que provisória, é a de que ao desenvolver ferramentas que possam colaborar com os processos de aprendizagem, através da reflexão, podem auxiliar a criação de artefatos por parte de seus possíveis usuários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Letramento Inclusivo: possibilidades em uma experiência formativa na perspectiva histórico-cultural(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-24) Versolato, Marina Savordelli [UNIFESP]; Santos, Emerson Izidoro dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859A Educação Inclusiva é baseada em ideias que podem ser efetivadas por meio de um processo de letramento inclusivo, uma vez que este pode reconstruir e problematizar crenças limitantes sobre diferenças, estimular atitudes e práticas favoráveis à inclusão e direcionar ações que qualifiquem o processo de inclusão social e escolar. Compreendemos letramento inclusivo como um conjunto de atitudes e práticas socioculturais favoráveis à inclusão. A partir dessa perspectiva, nossa pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do processo de letramento inclusivo para a formação das graduandas participantes de uma experiência formativa na perspectiva histórico-cultural. Para isso, realizamos um encontro inicial com o intuito de diagnosticar os interesses das nossas participantes no que tange ao tema Educação Inclusiva, bem como para dialogar e alinhar as próximas etapas da pesquisa. A partir dessas informações elaboramos um plano de ação organizado em três etapas: um curso de extensão com 8 encontros síncronos, oficinas e apresentações da Banca da Ciência em uma instituição de ensino especializada, localizada no município de São Bernardo do Campo e uma apresentação da Banca da Ciência em um espaço público (shopping), no mesmo município, onde nossas participantes, em parceria com os alunos com deficiência, apresentaram os experimentos científicos para um público espontâneo. Para avaliar nossa experiência formativa realizamos um grupo de discussão com as participantes buscando constatar, e discutir, as contribuições de toda a experiência formativa no processo de letramento inclusivo das graduandas, que são futuras professoras. Foi elaborado também um diário de campo para registro das observações, por parte da pesquisadora, de todas as etapas da pesquisa e foram respondidos, pelas participantes, questionários ao longo do processo. Foram participantes da nossa pesquisa sete graduandas do curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior diferentes. Como resultado teórico estabelecemos o conceito de Letramento Inclusivo que envolve atitudes e práticas socioculturais favoráveis à inclusão, essas ações são consequência da ação da pessoa com a tomada de conhecimento do ambiente social. O letramento inclusivo pode se desenvolver a partir de diversos fatores: por experiências, vivências e por meio de aprendizagens. Consideramos que estes fatores foram proporcionados às nossas participantes ao longo de toda a nossa experiência formativa. Por meio da análise dos dados, verificamos indícios objetivos de que participar da experiência formativa, na perspectiva histórico-cultural, contribuiu com o processo de letramento inclusivo das nossas participantes. Além disso, foi possível identificar os desafios e possibilidades relacionados à formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, assim como compreender as percepções das graduandas ao vivenciar a experiência formativa por meio do diálogo no grupo de discussão. Por fim, conseguimos avaliar o papel da educação não formal, representada pela Banca da Ciência, no processo de inclusão dos educandos com deficiência. Todos os registros foram avaliados qualitativamente a partir de nosso referencial bibliográfico que tem como base a teoria histórico-cultural de Vigotski.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento(Universidade Federal de São Paulo, 2022) SILVA, Sandro Luís da; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511Este livro proporciona uma leitura cujo objetivo é construir uma visão da prática docente apoiada na e pela teoria-prática, com reflexão sistematizada das ações que possibilitam (res)significar, com os professores e futuros professores, saberes e vivências para problematizar o processo de ensino- aprendizagem que envolve as diferentes linguagens. O conjunto de textos evidencia experiências colaborativas, propostas de trabalho, assim como o resultado de pesquisa, em termos teóricos e práticos, por meio dos quais é possível (re)pensar o fazer pedagógico. Cada artigo contido neste volume mostra que há possibilidades de uma prática pedagógica que leve os alunos a produzirem conhecimento, tornando-os comprometidos com a formação que lhes é proporcionada. Espero que os textos contribuam com a formação e o trabalho docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel do designer educacional na elaboração de materiais didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Trindade Junior, João Olinto [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/2506819258004448A presente pesquisa procurou analisar o processo de criação de materiais didáticos em prol do processo de ensino-aprendizagem. Fizemos uma pesquisa bibliográfica, de modo a aprofundar a discussão sobre a importância da produção de conteúdo que fomente o processo educativo. Nossa pesquisa visa propor um conjunto de diretrizes pedagógicas para a produção de materiais didáticos para a educação básica. Para tanto, nos propomos a: investigar Diretrizes da Educação Básica; abordar como as competências do campo do DE podem apoiar o professor a alcançar as competências descritas nas diretrizes da educação básica; elencar diretrizes didáticas apropriadas para a produção do material didático; e relacionar essas premissas ao planejamento da produção do material didático. Dessa forma, trazemos ao docente um conjunto de diretrizes pedagógicas que lhe possibilite a criação materiais educacionais digitais para uso em sala de aula. Para tanto, trazemos diferentes teorias que serviram de base para responder nossos questionamentos, bem como apontar para possibilidades de resolução dos problemas apresentados. Agregamos, nesse ponto, a necessidade de abordar: a atuação do designer educacional no campo da produção de material didático; o público-docente; e as possibilidades de criação de conteúdo, de modo a sugerir soluções educacionais para a produção de materiais didáticos no contexto da Educação Básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Planejativa: framework de metodologias ativas aliadas às TDIC’s para professores da educação básica no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-01) Oliveira, Vanessa Nascimento [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; ttp://lattes.cnpq.br/3651643379030309O objetivo do projeto é desenvolver um framework para apoio ao professor do ensino básico no Brasil no desenvolvimento de planos de aula com foco em, incialmente, três metodologias de aprendizagens ativas (sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa e aprendizagem baseada em projetos) aliadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), visando também as competências digitais a serem desenvolvidas de acordo com a BNCC. A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho ocorre a partir da observação dos trabalhos desenvolvidos na UC3 e UC4, onde foram identificados perfis de professores com dificuldade em desenvolver aulas relevantes aliadas ao uso das TDIC’s que colocassem o aluno como protagonista do seu aprendizado. Além disso, existiu a de dados do Censo Escolar 2022, do INEP. Também o levantamento de autores e conceitos sobre as metodologias ativas, assim como a aplicação de alguns conceitos de Design Universal na elaboração do produto e Codesign a partir do protótipo onde serão aplicados os questionários e avaliações dos professores sobre o framework. Com este projeto espera-se que o professor possa fazer uma autoanálise sobre a própria prática educacional e possa criar seu plano de aula enquanto aprende, de forma rápida, inovadora, divertida e que atenda às suas necessidades e lhes forneça suporte para elaboração de projetos onde ele e o aluno estejam mais próximos e engajados tendo a educação digital como aliada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Políticas públicas, artivismo indígena e estudos decoloniais: um olhar sobre a educação em Guarulhos a partir da lei 11.645/2008(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-12) Leumann, Agnes Alves Pires [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983A Lei no 11.645/08 representa um marco importante na valorização dos povos indígenas no Brasil. Contudo, a educação enfrenta um desafio considerável no que se refere ao ensino das culturas indígenas, seria possível os educadores ensinarem conteúdos que não aprenderam? As reflexões e análises apresentadas apontaram à relevância das artes para o cumprimento da lei e do seu papel incentivador para a inclusão da temática nas formações dos professores, pois pautado nos processos expressivos artísticos favorecem a compreensão e o respeito intercultural. A virada decolonial nas artes surge como uma forma de provocar o pensamento crítico e aumentar a consciência sobre as questões sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resolução de problemas e alfabetização científica: pesquisa formação de um professor de geografia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-07) Alves, Rodrigo Eduardo; Moraes, Jerusa Vilhena de; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; http://lattes.cnpq.br/3002205563999962Esta dissertação versa sobre o processo de formação de um professor pesquisador voltado ao ensino de Geografia. Para tanto, optou-se por trabalhar com a Metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) ou Problem-Based Learning (PBL). Após análise do potencial desta metodologia para os processos de alfabetização científica, foi elaborada uma sequência didática pensada para ser aplicada em uma disciplina optativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (UNIFESP - Guarulhos) ministrada pela professora orientadora deste trabalho. Os registros de aula por ela ofertados foram objeto de estudo do professor pesquisador. A sequência contou, também, com a confecção de uma caixa de areia com realidade aumentada (sandbox) - equipamento que permanece no campus Guarulhos da UNIFESP. Por meio da metodologia de narrativas, explorou-se o impacto que o processo desta formação causou no professor pesquisador. Foi possível verificar o que Bondía (2002) entende por vivências e as experiências significativas, e como estas potencializaram nossa apropriação e entendimento do que nos cerca, transferindo-se para a maneira com a qual escolhemos lecionar.