Navegando por Palavras-chave "Previdência privada"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O cenário da previdência social e o impacto na aposentadoria(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-17) Rocha, Diana Andrade [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348O foco central desta pesquisa foi realizar um estudo do atual cenário previdenciário e analisar os impactos e percepções em relação ao assunto. Como objetivos específicos, analisou-se os desafios do atual cenário previdenciário, a perspectiva no que concerne a previdência social e privada, e buscou entender a expectativa frente a temática. Propõe-se, assim, apresentar a visão da população no que se refere a aposentadoria por intermédio da aplicação de uma pesquisa de campo, seguindo o foco da metodologia em realizar uma investigação canalizada na coleta de dados, análise e interpretação dos resultados. Ao fim, as informações consolidadas sob essa ótica, permitiu evidenciar algumas lacunas da previdência social, como o aumento na volumetria de pessoas na informalidade e o acréscimo da expectativa de vida do brasileiro. E contrapondo essa situação, como forma de garantir a seguridade futura e não depender por completo de um cenário volátil, foi possível visualizar um aumento na adesão de planos previdenciários, bem como, uma crescente na pretensão em adquirir planos da previdência privada, principalmente entre o público jovem. O estudo propõe como pesquisa futura uma análise referente ao auxílio-reclusão direcionada a investigar o impacto financeiro para a previdência e o impacto social causado aos beneficiários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Determinantes que influenciam a adesão a um plano de previdência privada(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Silva, Gabriel Venancio da [UNIFESP]; Santos, Danilo Braun [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0385940090974523O presente estudo tem como objetivo apurar quais variáveis possuem influência no processo de adesão a um plano de previdência privada. Utilizando os dados da pesquisa sobre inclusão financeira e utilização de correspondentes bancários no Brasil realizada em 2012, pelo Bankable Frontier Associates e Fundação Bill e Melinda Gates, este estudo é realizado com um modelo de regressão logística. Os resultados mostram que, como encontrado no referencial teórico, o rendimento e a escolaridade impactam positivamente na probabilidade de aderir ao plano, com 38,43% por unidade de log do rendimento e 10,53% por ano de estudo. Foi constatado que o aumento da idade também afeta positivamente com 2,17% por ano. Além dessas variáveis, a distância entre o banco mais perto e a residência do indivíduo, e o fato de possuir previdência social tiveram impacto, com uma probabilidade 167,35% maior para quem a distância do banco mais próximo for menor que 5 km e 125,18% para quem já possui previdência social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo comparativo entre previdência e outras opções de investimento no mercado brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Crist, Renan Dearo [UNIFESP]; Moreira, Jeice Catrine Cordeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2791318749429495Nos últimos anos o Brasil vem passando por incertezas político-econômicas que geraram mudanças principalmente no âmbito econômico-financeiro da população brasileira. Além disso, cabe dizer que outro ponto de incerteza se dá pela insegurança quanto a aposentadoria. Considerando is'so, é desejável entender como é possível complementar a renda futura através de investimentos presentes. Tendo isso em vista, o presente estudo tem como objetivo: analisar e realizar comparativo entre alternativas de investimento para a pessoa física brasileira com as diversas formas de previdência complementar. Com vistas a cumprir o objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório descritivo. Quanto à natureza foi realizada pesquisa com abordagem quantitativa; e com relação aos procedimentos técnicos, foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para delimitar o estudo utilizou-se o período de 2015 a 2019, e investimentos de renda fixa (LCI, LCA e Títulos Públicos), renda variável (Fundos de Investimento Imobiliário e Ações) e dois investimentos em previdência privada (VGBL e PGBL). Como resultado, observou-se que se nega a hipótese de que a previdência privada aberta pode ser considerada uma das melhores alternativas para obtenção de renda futura, quando comparada a outros tipos de investimento.