Navegando por Palavras-chave "Preceptor"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A preceptoria no internato do curso médico da Universidade do Estado do Amazonas: a perspectiva de preceptores(2015) Couceiro, Kátia do Nascimento[UNIFESP]; Gerab, Iraní Ferreira da Silva.[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2808787853025159; http://lattes.cnpq.br/1197046492004791Este trabalho tem por objetivo analisar a preceptoria desenvolvida no internato do curso médico da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O desenho da pesquisa foi um estudo descritivo com 28 preceptores da UEA. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. A intenção era fazer um levantamento das atividades desenvolvidas na preceptoria; conhecer o preparo dos preceptores, os pontos fortes e os nós críticos da preceptoria na UEA, as sugestões para o aprimoramento da preceptoria, e as qualidades de um bom preceptor. A análise dos dados foi feita por tema. Os resultados quanto às motivações para atuar como preceptor apontados foram o gosto pela docência e a possibilidade de aprimorar a formação médica. Os preceptores percebem sua atuação como uma oportunidade de compartilhar o seu conhecimento com os estudantes. Referem-se à pós-graduação e à prática clínica como espaços importantes de formação. Gostariam, entretanto, de ter um melhor preparo pedagógico para a sua atuação, assim como a possibilidade de aprimorar sua titulação acadêmica. No que se refere às atividades que desenvolvem, foram apontadas as práticas nos diferentes cenários, as discussões teóricas e o estudo de caso. Como nós críticos, destacam a necessidade de melhores cenários de prática, a restrita integração com a equipe de saúde, o desafio de despertar o interesse discente, e a necessidade de maior número de preceptores. Os pontos fortes da preceptoria citados indicam a relação médico paciente e a interação com os alunos. Como sugestões para aperfeiçoar a preceptoria, destacam a adequação dos cenários de prática, a contratação de preceptores, a melhora da qualidade dos estudantes ingressantes, e o oferecimento de possibilidade de atualização. Valorizam como principais competências de um bom preceptor as relativas aos domínios afetivo-moral, relacionais e de aquisição e uso do conhecimento. Os dados possibilitaram a laboração de um relatório técnico, a ser apresentado na instituição no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do curso médico.