Navegando por Palavras-chave "Português Brasileiro"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da realização das oclusivas alveolares por aprendizes paulistas do espanhol como língua estrangeira(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-22) Conceição , Marcelo Gercino da Silva [UNIFESP]; Bassani, Indaiá de Santana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3142164315719180; https://lattes.cnpq.br/4598696565957774A presente pesquisa investiga a influência do fenômeno da palatalização que afeta as oclusivas alveolares /t/ e /d/ do português brasileiro (PB) no processo de aquisição de espanhol como língua estrangeira por aprendizes brasileiros de origem paulista. No português brasileiro, a palatalização consiste na realização de consoantes oclusivas alveolares como consoantes africadas alveopalatais em contexto fonotático anterior a vogal alta anterior /i/ e suas variantes fonéticas (ABAURRE e PAGOTTO, 2002). Diferentemente, a língua espanhola não registra esse processo fonológico. Isso posto, temos como perguntaproblema: de que maneira a realização da palatalização por aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira (ELE) interfere na interfonologia portuguêsespanhol? O objetivo principal deste estudo foi investigar a transferência de regras fonológicas presente na L1 durante o processo de aquisição de segunda língua (L2). De modo mais específico, buscouse identificar a interferência do fenômeno linguístico de palatalização, oriundo da L1, no processo de construção da interlíngua do aprendiz de ELE. Para tal, lançouse mão da literatura sobre aquisição de L2 (WHITE, 2003;SLABAKOVA, 2016) com o objetivo de compreender a interação entre sistemas linguísticos. Adicionalmente, revistamos a Teoria Gerativa (CHOMSKY, 1966), mais especificamente, do Modelo de Geometria de Traços (CLEMENTS e HUME,1995) a fim de descrever as operações de espraiamento de traços que podem aparecer no processo de construção da interfonologia do aprendiz brasileiro de ELE. A hipótese da pesquisa foi a de que a palatalização é emergente e estatisticamente significativa na interfonologia do aprendiz inicial de ELE e se torna menos expressiva com o avançar dos níveis de estudos. Para testar essa hipótese, adotamos metodologicamente a linguística experimental para geração de dados e a análise estatística dos dados coletados. Com relação à amostra, essa foi construída a partir da gravação de 12 estudantes do curso de graduação de língua espanhola da UNIFESP, a saber: quatro aprendizes do nível básico, quatro do nível intermediário e quatro do nívelavançado. Além disso, compõe o corpus deste experimento as realizações acústicas do grupo de controle; dois falantes nativos de espanhol e quatro brasileiros sem conhecimento formal da língua espanhola. O desenho do experimento adotou o modelo de frase-veículo, bem como levou em consideração a tonicidade e o contexto fonotático dos segmentos alvo. Os principais achados dos modelos de regressão logístico e análise de aquisição revelam: (i) o grupo de aprendizes de nível básico apresenta a maior média de ocorrência de palatalização, além disso, observouse que o mínimo contato com a língua alvo faz com que o aprendiz desenvolva um sistema interlinguístico com pouca interferência de palatalização; (ii) o avanço no nível de proficiência em ELE resulta em menos aplicação de regras de africação, em termos de aquisição fonológica, podese observar que o ganho de especificidade produz a interrupção de formas palatalizadas em palavras classificadas como pretônicas e tônicas; (iii) viuse que o contexto prosódico (postônico) e o contexto fonotático /sti/ contribuem para a ocorrência de palatalização nas realizações dos aprendizes, postulamos que fenômeno ganha motivação por estar na posição átona, bem como por ser resultado do ponto de articulação da consoante fricativa alveolar desvozeada /s/ em ambas línguas; (iv) há uma maior concentração de performances adequada no nível avançado, contudo persistem a realização palatalizada de palavras do tipo postônico e contexto /sti/ em todos os grupos de proficiência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A emergência de prefixos na produção de crianças durante a aquisição de Português brasileiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-20) Assine, Julia Svazati [UNIFESP]; Bassani, Indaia De Santana [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis paper presents a study on the emergence of prefixes a-, eN- and deS- in the speech of Brazilian Portuguese speakers children. The prefixes under study were selected based on representativeness in children's speech. The data searches were performed using the AntConc program within two corpora. Corpus A contains 160 transcriptions of spontaneous productions and covers the age range of 3 to 5 years old; corpus B has 101 transcriptions of elicited productions and covers the age range of 5 to 9 years old. After searching, we found 618 tokens in children’s speech of Corpus A, and 1547 tokens in adult’s speech. In children’s speech of corpus B, we found 186 tokens. The data found were classified according to the following characteristics: semantic compositionality, semantic contribution and prefixes’ position in relation to the root. In general, based on the assumptions of Distributed Morphology, the prefixes a- and eN- are considered as inner prefixes and the prefix deS- is considered as an outer prefix. Our specific purposes are as follows: a) to examine the emergence of prefixes in children’s speech considering the characteristics mentioned above; b) to verify, in corpus A data, if the child produces, for each compositional form with prefix, the same form without the prefix, as an indication that he/she is in fact analyzing the word; c) to compare, in corpus A, the emergence of forms with prefix in children's speech with the frequency received by the input; d) to observe what type of production, present in the adult’s speech, lacks in the child’s speech; e) to compare the data from corpus A with the data from corpus B in order to observe the possible differences between the forms produced by younger and older children; and f) based on the findings, to discuss to what extent the distinction between inner and outer morphology is relevant in child’s speech. The data analysis led us to the following conclusions: a) in general, the first prefix to appear is the prefix a-; it appears in very frequent forms without semantic compositionality; b) 53% of the forms with semantic compositionality have a previous presence of the equivalent form without the prefix; it means that these 53% are possibly analyzable; c) most forms that appear in the first age group are frequent or very frequent in the adult’s speech. In the following age groups, the presence of infrequent forms increases; d) most of the forms that are lacking in children’s speech are those with low frequency in the input; e) the characteristics present in the older children‘s data do not show greater complexity compared to the younger children’s output; and, lastly, f) the distinction between inner and outer morphology is relevant in child’s speech as the former is more expressive in the early age groups and the latter appears in greater numbers with advancing age.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Heterodiscursividade E Memória Da Língua: Uma Análise Dialógica Da Repercussão Midiática Do Exemplo `Nós Pega O Peixe" No Livro Didático `Por Uma Vida Melhor"(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-22) Araujo, Elvis Lima De [UNIFESP]; Magalhaes, Anderson Salvaterra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Thesis Purposes, As Its General Objective, To Verify The Update Of The Discourse About Teaching Portuguese Language At The Communicative Chain Built About Nós Pega O Peixe (We Catches The Fish, In A Free Translation), From The Repercussion At Online Media Of An Hypothetical Example In A Chapter Of A Didactic Book Which Verses On Brazilian Vernacular. The Temporal Frame Evokes The Year Of 2011, When The Didactic Book Por Uma Vida Melhor (For A Better Life, In A Free Translation), Developed To The Teaching Modality Education Of Young And Adults (Eja, In Portuguese) Was Released To Brazilian Public School, Suggesting A Proposal Of Discussing Linguistic Diversities With The Purpose Of Developing A Scenery Which Provide Clues On The Diversity Of Brazilian Portuguese. Especially By The Point Of View Of Heterodirscursivity, The Problem Of The Disjunction Between The Discourse About The Portuguese That Was Supposed To Be Taught And The Language Practiced At Many Quotidian Communicative Situations And The Impact