Navegando por Palavras-chave "Political-pedagogical projects"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental, sustentabilidade e projetos político-pedagógicos em escolas públicas brasileiras: desafios e possibilidades para a transformação social(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Silva, Bruna Gimenez da [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415O principal objetivo da presente dissertação foi analisar os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cinco escolas públicas, sendo uma de cada região do Brasil, de modo a investigar se e como a Educação Ambiental (EA) e a Sustentabilidade são abordadas nos documentos fundamentais das instituições, além de destacar como a sua integração pode contribuir para a formação de estudantes críticos, sensíveis às questões socioambientais e conscientes de suas responsabilidades nesse contexto, auxiliando na transformação social da sua comunidade. O tipo de pesquisa escolhido para o estudo foi o qualitativo, para que fosse possível analisar de forma intrínseca os significados, motivos, aspirações, crenças, valores, atitudes e interpretações dos conteúdos inseridos nos PPPs que estavam relacionados com a EA e a Sustentabilidade. Como complemento, a metodologia selecionada foi a exploratória, para haver uma maior familiaridade com os fenômenos de interesse. Por meio dos resultados atingidos, compreendeu-se acerca das potencialidades e carências que cada escola participante possui ao trabalhar com a temática, onde foi proposto um pré-projeto de livro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para gestores e professores de escolas públicas brasileiras, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais e, consequentemente, aprimorar a inserção da EA e Sustentabilidade nos PPPs e no cotidiano escolar.