Navegando por Palavras-chave "Percepção pública"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres na ciência: a produção científica brasileira e o seu papel no ambiente escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Fonseca, Geovanna Almeida [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164Pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) apontam que 93% dos jovens entre 15 e 24 anos não conhecem cientistas brasileiros e brasileiras, outros estudos apontam números inferiores quando indagados se conhecem alguma cientista mulher. De forma notória, a bagagem histórica da presença feminina no cenário científico, foi e ainda é marcada pela invisibilidade e desigualdade de gênero, fator que se aglutina ao distanciamento que os jovens possuem da ciência nacional. De certo, a divulgação, compreensão e busca pelo saber científico foram se moldando de acordo com as perspectivas políticas e sociais do público atuante daquela determinada sociedade, entretanto, torna-se necessário ampliar a disseminação e popularização da pesquisa realizada no Brasil para os jovens, sobretudo, no âmbito escolar. Para o presente trabalho de conclusão de curso, a realização de uma revisão bibliográfica subsidiou a montagem de materiais biográficos de 09 pesquisadoras brasileiras, utilizando as principais contribuições e linhas de pesquisas de tais cientistas para elaboração de materiais didáticos que contemplam as temáticas voltadas para a educação básica. Tais pesquisas e materiais constituem o repositório abarcado pelo projeto de extensão “Ciência e cientistas brasileiros na escola” conduzido por docentes e discentes da UNIFESP Campus Diadema (site: https://cienciaecientistas.unifesp.br/). Essa interconexão visa subsidiar a atuação de educadores para o fomento de uma educação científica destacada e alinhada à relevância da produção científica nacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A percepção de estudantes de graduação sobre evolução biológica no contexto da pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Santos, Sabrina Ferreira dos [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Souza, Camila Beatriz Moraes Contrucci; http://lattes.cnpq.br/2837785052694598; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164A pesquisa de percepção pública é um importante instrumento de coleta de dados para diagnosticar e conhecer as percepções, opiniões e interesse das pessoas. O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2. Atrelado a este assunto de importância mundial, muitos temas se tornaram frequentes no cotidiano das pessoas, tais como vírus, mutações, variantes, produção de vacinas e também o compartilhamento de notícias falsas. Diante deste fato, o principal objetivo deste trabalho foi investigar as percepções e o conhecimento de universitários de diferentes cursos em temas relacionados à evolução biológica, vírus e atitudes durante a pandemia de Covid-19. Para realizar esta pesquisa, de caráter quantitativo, foi elaborado um questionário, no formato eletrônico, com 54 perguntas fechadas. Para as respostas, foi utilizada uma escala tipo Likert com quatro pontos de concordância. O questionário foi aplicado a 55 estudantes universitários. Com a análise dos resultados, foi possível observar que os estudantes possuem conhecimentos satisfatórios sobre evolução biológica e vírus, se interessam por temas relacionados à evolução biológica, biotecnologia e possuem um alto grau de confiabilidade em cientistas e professores.