Navegando por Palavras-chave "Pedagogical project"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05) Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Em um contexto de crise, o brasileiro se pôs a empreender para superar a falta de emprego, fato que abrange também os contadores que estão inseridos nessa sociedade. Pensando na importância de empreender, a questão discutida no trabalho é sobre se a proposta de ensino das IES (Instituições de Ensino Superior) em seus projetos pedagógicos é compatíveis com a demanda que a função empreendedora emprega, e quais competências deveriam ser trabalhadas para preparar o futuro contador a empreender. A metodologia para alcançar as informações desejadas compreendeu uma pesquisa documental que buscou analisar a ambição das IES para com o preparo de seu corpo discente, através da análise do protejo pedagógico de 15 Universidades Estaduais, além de uma pesquisa documental sobre as competências mais relevantes para exercer a função de empresário, segundo os mesmos, para assim conseguir verificar se o ensino dentro das IES e suas diretrizes tangenciam o tema empreendedor. A influência que as normas do MEC (Ministério da Educação) exercem aliada com a baixa abordagem com relação ao empreendedorismo, avanços tecnológicos e as demais competências do empreendedor, mostrou como resultados que, de 13 possíveis abordagens importantes para aperfeiçoar o empreendedor, em média as IES abordam 4,43, de forma que dentre as competências menos trabalhadas se destacam a persistência, capacidade organizacional, capacidade de avaliar oportunidades e riscos além da noção empreendedora.