Navegando por Palavras-chave "Pedagogical coordination"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As transformações do trabalho da coordenação pedagógica na lógica gerencial da educação estadual paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-08) Monteiro, José Walber Ferreira; Goulart, Débora Cristina; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937; http://lattes.cnpq.br/1779892729260090O objetivo da pesquisa foi a compreensão das transformações do trabalho da coordenação pedagógica na educação pública estadual de São Paulo. A proposta parte de um levantamento das alterações da legislação desde a última LDB (1996), com atenção especial ao período após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio (2017). As alterações quanto a atribuições e o papel da coordenação pedagógica é mais um entre os processos de “flexibilização” do trabalho institucionalizado nos setores privados da produção e que avançaram para os setores públicos, atingindo, entre estes, a educação. Embora observe-se a influência de todas as inovações tecnológicas no mundo do trabalho, nosso referencial são os determinantes históricos e conjunturais (político-econômica) do neoliberalismo, entre 1996 e 2022 e suas influências na estruturação do trabalho da coordenação pedagógica da educação estadual paulista. Precisamos entender os determinantes históricos, político-econômicos no processo do trabalho, orientada aos coordenadores do ensino médio na educação Estadual em São Paulo, por meio de canais oficiais de Formação como a EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) e o CMSP (Centro de Mídias SP). Lançando mão de pesquisa bibliográfica-documental, observamos as sucessivas mudanças ocorridas nas orientações quanto ao processo de atuação sobre as atribuições e mediações do trabalho da coordenação pedagógica no ensino médio, segmento aqui pesquisado. A análise dos dados coletados será realizada a partir do referencial teórico próprio da pedagogia crítico-social e das políticas educacionais em sentido mais amplo. A compreensão dessas mudanças na função da coordenação e seu papel no “gerencialismo” aplicado no desenvolvimento do trabalho na educação contribui com o desenvolvimento de uma visão cada vez melhor e mais clara, sobre este campo de atuação da prática docente.