Navegando por Palavras-chave "NASF"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adolescência e Juventude na Atenção Primária à Saúde: os significados e os sentidos atribuídos ao cuidado à adolescência e juventude por profissionais de NASF em Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-26) Anjos, André Souza dos [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; http://lattes.cnpq.br/3063624994224091; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa procurou compreender os significados e os sentidos atribuídos ao cuidado à adolescência e à juventude (A&J) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) por profissionais de saúde trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Santos-SP. Para isso, utilizou a abordagem qualitativa, método descritivo, com a seleção de sujeitos voluntários, num total de sete, com atuação profissional no NASF por no mínimo um ano. Para a coleta de dados, utilizamos o método da entrevista semiestruturada e da pesquisa documental, com o cenário da pesquisa sendo a Seção de Apoio à Saúde da Comunidade (SEATESC) vinculada ao Departamento de Atenção Primária à Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Santos. Entre os resultados obtidos, foi possível constatar os desafios do cuidado em saúde à população A&J, por meio do cuidado médico-hegemônico, a insuficiência da gestão da APS em fomentar ações e diretrizes para o cuidado a esse grupo e a sobrecarga de trabalhadores que têm dificuldades em lidar com a rotina do trabalho diário e, consequentemente, em ofertar cuidado a um público que requer maior empenho. A subjetividade dos profissionais interessados em promover ações à A&J se mostrou insuficiente do mesmo modo. Outros desafios identificados no âmbito da APS para atendimento desse público têm relação com os estigmas, o preconceito e a compreensão limitada da adolescência e da juventude por parte desses trabalhadores da saúde e a presença da desigualdade social produzida pela sociedade capitalista. No entanto, pudemos observar como ponto positivo a potência da intersetorialidade, das tecnologias-leve, do apoio matricial, do protagonismo juvenil e da compreensão não naturalizante da adolescência e da juventude.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção socio histórica das mulheres e seus reflexos nas políticas de saúde da população lésbica, com ênfase no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Silva, Thaina Bragion da [UNIFESP]; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7613304101759247; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como foco a compreensão da construção sócio histórica da condição feminina na humanidade e seus reflexos na elaboração de políticas de saúde para as mulheres lésbicas. Para tal, em primeiro momento, serão analisadas com base no referencial teórico histórico-dialético, obras que elucidam como a formação de uma sociedade patriarcal significou para as mulheres uma “grande derrota do sexo feminino”, discutindo o lugar de importância dessas relações patriarcalistas no desenvolvimento econômico e político de institucionalização do Estado e consequentemente da família, ambos consolidados como instituicões patriarcais. Em seguida, iremos observar como a historicidade reflete na elaboração de políticas de saúde para mulheres lésbicas, e a adesão das mesmas aos serviços, analisando documentos e dados expressivos que elucidam as expressões das opressões de gênero na contemporaneidade. Finalmente, iremos compreender o espaço (ou a ausência) da homossexualidade feminina na política do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e os seus desdobramentos na atuação do Serviço Social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Física e eMulti: Aparições das atribuições previstas para as eMulti na Literatura sobre Educação Física no NASF(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-19) Correa, Henrique de Souza [UNIFESP]; Wachs, Felipe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0056935439239389; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste estudo, temos como objetivo identificar como as oito atribuições previstas para as os profissionais das eMulti aparecem na literatura sobre Profissional de Educação Física e NASF. Essas atribuições incluem o atendimento individual, em grupo e domiciliar; a realização de atividades coletivas; o apoio matricial; as discussões de casos; o atendimento compartilhado entre profissionais e equipes; a oferta de ações de saúde à distância; a construção conjunta de projetos terapêuticos e intervenções no território; e a promoção de práticas intersetoriais. Através de uma busca no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS/Bireme, utilizando os descritores "Educação Física" e "NASF", foram selecionados 15 artigos, os quais foram lidos para identificar as aparições das oito atribuições e a forma como elas ocorrem. No entanto, é importante ressaltar que embora todas as atribuições tenham sido citadas, a literatura consultada não apresentou um aprofundamento detalhado sobre como cada uma delas seria realizada. A transição das políticas do NASF para as eMulti traz consigo a retomada do financiamento e indução do direcionamento das atividades com a adoção de condicionamento de recursos conforme metas estabelecidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)QuestNASF: Desenvolvimento de um instrumento de avaliação dos NASF - AB(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-15) Siena, Cesar Augusto Favaro [UNIFESP]; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)We elaborated an interdisciplinarity evaluation questionnaire of primary health group of workers, considering complex factors as role conflict and ambiguity, leadership establishment, innovation at work, professional diversity, shared goals and guidelines, team size, premises and composition, organisational (management) support, training in interprofessional cooperation, audit (evaluation) in workplace and others. The questionnaire was adapted to NASF (Family Health Support Nucleus), appointed subsequently as NASF-AB (Extended Family and Primary Health Support Nucleus), established aiming to expand comprehensiveness and problem resolution (case-resolving) of pimary care by the means of matrix support, a primary health interdisciplinar management mode. We intend to fill gaps left by current NASF evaluation instruments, focusing on interdisciplinarity sibsidizing feedback for the evolution of this work proposal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O trabalho do assistente social na Atenção Primária à Saúde: contribuições do agente comunitário de saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-15) Santos, Juliana Silva [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; http://lattes.cnpq.br/2222036171971096; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e possui uma lógica territorial, que possibilita o cuidado por meio das práticas de promoção, proteção e prevenção da saúde. Na APS, as expressões da questão social se ampliam, uma vez que a APS está em contato direto com as condições de vida dos sujeitos. Neste sentido, o trabalho do assistente social é de suma importância, pois trabalha na perspectiva do acesso aos direitos, melhorando as condições de vida da comunidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso visa ampliar as ações do assistente social na APS, a partir das vivências do agente comunitário de saúde. No percurso metodológico, realizamos a pesquisa documental e bibliográfica. Também coletamos dados dos diários de campo realizados em um projeto de Extensão e dados da entrevista semiestruturada realizada em uma Iniciação Científica. Os diários de campo e a entrevista se referem aos agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) de Pilões, em CubatãoSP. Os resultados foram analisados sob a ótica da Hermenêutica de Profundidade (HP) e buscou-se ampliar o trabalho dos assistentes sociais na Atenção Primária à Saúde. Conclusão: Consideramos que as práticas dos agentes comunitários de saúde possuem potencialidades. Dessa forma, estas ações podem trazer ricas contribuições para o trabalho do assistente social, ampliando e fortalecendo suas ações, para uma maior efetividade das ações da atenção básica.