Navegando por Palavras-chave "Legibilidade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do grau de legibilidade das notas explicativas de varejistas brasileiras(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Diasoluka, Estela Maciel da Costa [UNIFESP]; Ishikura, Edison Ryu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6426821015583960A presente pesquisa analisou a legibilidade das notas explicativas de 15 empresas de capital aberto do setor de alimentos e supermercados, no período de 2018 a 2022. O índice de legibilidade Fog foi utilizado para medir o nível de complexidade sintática das notas e uma análise da regressão múltipla linear de mínimos quadrados ordinários foi utilizada para compreender possíveis relações entre a legibilidade das notas explicativas com outros fatores como rentabilidade da empresa, tempo de negociação de ações na B3 e extensão de paginas das notas explicativas. Os resultados revelaram uma diversidade de complexidades nas notas, com índices variando entre 13,06 e 19,17. Notas com índice de legibilidade abaixo de 12 são consideradas de fácil compreensão, entre 12 e 15 de média complexidade e acima de 15 de alta complexidade. Embora o trabalho tenha investigado relações entre legibilidade das notas explicativas e outros indicadores importantes sobre as empresas, como rentabilidade, tempo de negociação na B3 e extensão de páginas das notas explicativas das empresas da amostra, os resultados não foram conclusivos, pois não foi possível confirmar que as variáveis estão correlacionadas. Contudo, a pesquisa demonstrou que a legibilidade das notas explicativas das empresas pode variar significativamente. A complexidade das notas pode dificultar a compreensão das informações financeiras pelas partes interessadas, como investidores e credores.
- ItemSomente MetadadadosGuia de seleção de tamanhos de caracteres tipográficos para impressão de material didático para pessoas com baixa visão(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-05) Garcia, Juliane [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogerio Dos [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe adapted didactic material is indispensable for the teaching-learning process and the standardization of the visual structural elements contributes to the better legibility of the text. The systematic understanding of ophthalmological aspects, especially visual acuity and low vision, can contribute significantly to the editorial market and to the assertive elaboration of didactic material. Objective: To systematize the theories necessary to develop an orientation guide for the selection of typeface sizes used for the printing of teaching material. Method: A bibliographic search was made up of books and articles related to low vision, typography, didactic material and the editorial market to define the quantitative requirements regarding typographic sources in the production of didactic material for people with low vision. To define the qualitative requirements for the visual sciences, an internship was carried out in the early visual stimulation service, which made it possible for professionals in the area of communication to approach professionals and researchers in visual stimulation and rehabilitation. Results: This study generated qualitative and quantitative results. The qualitative aspects supported the development of the research, while the quantitative aspects related to the correlation between visual acuity and font sizes made it possible to prepare the guide relating visual acuity to the percentage of vision, thus enabling the definition of the font size for printing. Conclusion: It was possible to adapt the information regarding ophthalmological assessments of visual acuity with font sizes. Demonstrating the importance of the contribution of communication professionals in the elaboration of accessible pedagogical material, thus enabling the elaboration of a “Guide for the selection of typographical characters for the printing of teaching material for people with low vision”, for reading at 40 cm.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia de seleção de tamanhos de caracteres tipográficos para impressão de material didático para pessoas com baixa visão(Autores, 2022-01-20) Garcia, Juliane [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875677490262114Este Guia tem o objetivo de propor uma ferramenta de auxílio e/ou material de apoio para profissionais de editoração, design gráficos, redatores, editoras, etc., na orientação da seleção de caracteres tipográficos (fontes) utilizados na impressão de material didático inclusivo. Este guia foi elaborado tendo como distância de leitura de 40 cm.