Navegando por Palavras-chave "Investimento"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das propostas reformistas de Keynes nos países desenvolvidos em face das evidências históricas referentes à macroeconomia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Ribeiro, Caio César Gomes [UNIFESP]; Carvalho, Marcelo Soares de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5637210255622619; http://lattes.cnpq.br/1126226595238121A Economia é uma ciência humana, na qual o dissenso e o debate são as regras. Durante toda existência humana, as questões referentes à ordem econômica estão presentes na sociedade como um meio de organização e sobrevivência básica. O processo de constituição da ordem capitalista significou a emergência do primado da acumulação em formato monetário e, por outro lado, o adento do desemprego involuntário como grave problema social. No início do século XX, propostas foram edificadas para dar cabo dessa situação a partir da gestão macroeconômica capitaneada pelo Estado. A obra de Keynes é uma das principais referências neste aspecto, resultando em possiblidades extremamente promissoras naquela época. Busca-se, aqui, entender o quanto a condução econômica das economias centrais se distanciou efetivamente daquelas propostas, resultando na permanência de velhos problemas em nossa realidade atual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise exploratória da previdência privada aberta como forma de investimento(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-07) Pinto, Valéria Lima da Silva [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O presente trabalho demonstra a previdência complementar aberta e seus benefícios como forma de investimento no qual o trabalhador possa desfrutar simultaneamente com a previdência social, com o propósito de prolongar a qualidade de vida mesmo não sendo um trabalhador ativo. Visto que a previdência social não garante uma tranquilidade financeira é importante considerar o planejamento para o futuro. Foram exibidas ainda outras opções conhecidas de investimento disponíveis no mercado financeiro afim de demonstrar suas particularidades em forma de comparação. Desenvolveu-se uma análise das rentabilidades históricas de alguns tipos de ativos com a finalidade de ajudar o entendimento sobre o assunto, além disso discorrer sobre história da previdência complementar no Brasil e os tipos de planos ofertados, qual a organização que os regula e suas leis e regras vigentes. Para realizar uma avaliação mais assertiva para cada investidor, também foi apresentado as características de cada investimento exposto de modo a obter um aprendizado sobre qual o perfil se adequa mais em cada modalidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do reaproveitamento da água da chuva e o reuso de água em lava-rápido na Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Momensso, Felipe [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; http://lattes.cnpq.br/6897086000907990; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A problemática da água no Brasil é marcada por perdas durante a distribuição, desperdício e desigualdades no abastecimento. O cenário futuro aponta para o crescimento econômico e fatores climáticos corroborando com o aumento do consumo desenfreado de água, os quais exigem soluções ambientais em prol da redução do uso, principalmente em atividades em que há grande consumo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade econômica da aplicação de um projeto sustentável, envolvendo o tratamento e o reuso da água utilizada nas lavagens de carros e o aproveitamento da água de chuva em lava-rápidos na cidade de Guarujá, São Paulo. A aplicação da água proveniente da captação de chuva e o reuso da água utilizada nas lavagens foram avaliadas como um único sistema em conjunto para diminuir o consumo de água nos comércios de lavagem de veículos. Para o desenvolvimento do projeto foram realizados levantamentos bibliográficos, coletas de dados climatológicos e financeiros. Posteriormente foi aplicada a metodologia de VPL (Valor Presente Líquido) para determinar a viabilidade do projeto. Foi verificado que a aplicação do tratamento de água para reuso, com o sistema de gradeamento, caixa de água e óleo (SAO) e flotação por ar dissolvido possui uma eficiência na remoção de contaminantes estimada em 95% e atende os padrões de lançamento de efluentes exigidos pelas legislações ambientais. Também foi avaliado que o sistema de reuso e o aproveitamento da água de chuva foram capazes de atender toda demanda mensal de água do lava-rápido. Com isso concluímos que este projeto possui investimento sustentável e rentável, com um retorno de investimento de 5 meses e uma TIR (taxa interna de retorno) de 9%.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo comparativo entre previdência e outras opções de investimento no mercado brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Crist, Renan Dearo [UNIFESP]; Moreira, Jeice Catrine Cordeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2791318749429495Nos últimos anos o Brasil vem passando por incertezas político-econômicas que geraram mudanças principalmente no âmbito econômico-financeiro da população brasileira. Além disso, cabe dizer que outro ponto de incerteza se dá pela insegurança quanto a aposentadoria. Considerando is'so, é desejável entender como é possível complementar a renda futura através de investimentos presentes. Tendo isso em vista, o presente estudo tem como objetivo: analisar e realizar comparativo entre alternativas de investimento para a pessoa física brasileira com as diversas formas de previdência complementar. Com vistas a cumprir o objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório descritivo. Quanto à natureza foi realizada pesquisa com abordagem quantitativa; e com relação aos procedimentos técnicos, foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para delimitar o estudo utilizou-se o período de 2015 a 2019, e investimentos de renda fixa (LCI, LCA e Títulos Públicos), renda variável (Fundos de Investimento Imobiliário e Ações) e dois investimentos em previdência privada (VGBL e PGBL). Como resultado, observou-se que se nega a hipótese de que a previdência privada aberta pode ser considerada uma das melhores alternativas para obtenção de renda futura, quando comparada a outros tipos de investimento.
- ItemRestritoO financiamento a longo prazo e o mercado de capitais do ano de 1964 a 1994(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Souza, Lucas Tadeu Silva [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225Esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos do financiamento à longo prazo no Brasil entre os anos de 1964 a 1994. Para isso, serão utilizados materiais de estudos anteriores com diferentes análises dos fatores que afetaram diretamente o financiamento a longo prazo, com enfoque na análise política, social e econômica do período que ajudem a entender os principais fatores que afetaram diretamente o setor do financiamento e os reflexos que geraram no desenvolvimento econômico interno no período subsequente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investimento dos fundos de pensão na BOVESPA(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-27) Sousa, Fernanda Rodrigues de [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870Este estudo busca identificar os investimentos realizados pelos fundos de pensão na B3. Foram analisadas 738 empresas de capital aberto num período de 2001 a 2016. Durante esse período houve uma variação entre 37 a 52 empresas a cada ano. Também foi analisada a participação e o controle dessas empresas pelos fundos de pensão e quais setores recebem investimento. Um exemplo, é a BRF que tem como controladoras a Petros e a Previ (maior fundo da América Latina) e pertence ao setor de consumo não cíclico e está no segmento Novo Mundo da B3, no qual exige um nível de governança alto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investimentos por search funds: um estudo de caso da Voke(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Leal, Nayara Araújo [UNIFESP]; Araújo, Veneziano de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2491702233543713Este presente trabalho trata de uma modalidade de investimento proveniente dos Estados Unidos, e que é muito recente no Brasil. O Search Funds (SF), modalidade de Empreendedorismo por Aquisição, como investimento, chegou ao Brasil em 2015 e ainda não houve registro oficial de saída das investidas. Devido a esse cenário de ser uma modalidade muito recente, poucos são os estudos acadêmicos sobre o assunto, em especial, para o Brasil. Porém, o ecossistema de SF vêm se desenvolvendo e ficando mais conhecido à medida que as investidas estão resultando em sucesso. Por esse motivo, esse trabalho se torna de relevância na academia, ao passo que traz uma perspectiva inovadora de search funds por meio de uma análise aplicada a um caso de aquisição de uma empresa brasileira por um SF que tem grande destaque devido ao alto desempenho no faturamento nos últimos 4 anos. Essa análise foi possível por meio de um levantamento bibliográfico, fonte de matérias de jornais, bem como uma entrevista estruturada com o co-CEO da empresa analisada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Redes neurais artificiais para predição do preço de vale3 na bolsa de valores brasileira.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Barros, Gustavo Cavalcante de [UNIFESP]; Martins, Tiago Dias [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4325081860304693O trabalho aqui apresentado tem por objetivo caracterizar um modelo estatístico-preditivo de redes neurais artificiais, cuja finalidade está na obtenção probabilística de preços futuros, utilizando-se de dados passados, do ativo financeiro VALE3, na bolsa de valores brasileira. A escolha para utilização dessas redes neurais é assentada no fato de que, essas, conseguem classificar e agrupar uma grande quantidade e complexidade de dados amostrais. Para realizar a análise dos prováveis futuros preços do ativo, fora demarcado uma amostragem do ativo de maior peso da Bolsa de Valores Brasileira na data de 25/01/2021. O primeiro impasse para estabelecer o método preditivo é conseguir desmentir, utilizando-se do chamado “Coeficiente de Hurst”, a teoria financeira “Random Walk”, onde afirma que os preços evoluem de forma aleatória, não podendo ser previstos. Posteriormente, com a teoria “Random Walk” desmentida, tornou-se probabilisticamente possível realizar a previsão dos preços futuros dos ativos com o auxílio de redes neurais, estabelecendo-se um horizonte de, no máximo, uma semana de operação, isto é, 5 dias. Utilizando-se do software MATLAB e variando-se as camadas internas das redes neurais, variáveis de entrada e funções de ativação, pode-se obter diferentes resultados de eficiência das predições e, para verificar o desempenho dos preços preditos com os preços reais, serão utilizados medidores de desempenho, como por exemplo o coeficiente de determinação (R²) e o Erro Médio Quadrático (EMQ). Após a realização de todos os testes, permutando-se entre as funções de ativação, com a faixa de neurônios ocultos de 5 à 35, variando-se de 5 em 5, foi possível identificar que a melhor configuração de rede neural obtida, isto é, aquela que possuía menor erro de resultado previsto versus resultado real, foi a que possuía o algoritmo de otimização “trainlm”, função de ativação da 1ª camada “tansig” e função de saída “purelin”, havendo 35 neurônios em sua camada oculta. Essa configuração foi posteriormente utilizada para realizar as simulações do preço de VALE3 nos períodos entre 2 de janeiro de 2017 a 1 de janeiro de 2019, onde obteve-se um resultado excelente do erro em simulações do preço em d+1 de apenas 1,50% e, utilizando-se como modelo de gatilhos de compra e venda do ativo, foi atingida uma rentabilidade de 5,5% líquidos ao mês, durante o período estudado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tratamento de esgotos domésticos no Brasil: a perspectiva de investimentos com base no novo marco do saneamento básico(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Silva, Lucas Correia da [UNIFESP]; Gonçalves, Matheus Lermen [UNIFESP]; Hanisch, Werner Siegfried [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/8938747949184483Este trabalho aborda a questão crucial do tratamento de esgoto doméstico no contexto do novo marco legal de saneamento básico no Brasil. Com a recente regulamentação que surge como uma alternativa possibilitando maior acesso e investimento dos setores privados para a distribuição e tratamento da água e esgoto. De maneira geral, o marco obriga o processo de licitação para a firmação de novos contratos, permite a participação de empresas privadas em licitações e a atribuição à Agência Nacional de Águas como regulamentadora do setor. Assim, também possibilita que pequenos municípios se organizem em blocos para a negociação dos serviços. O país busca promover melhorias na infraestrutura de saneamento, destacando a importância do tratamento de esgoto para a saúde pública e o meio ambiente. Além disso, são discutidos os desafios enfrentados pelos gestores públicos e empresas privadas no processo de implementação de sistemas de tratamento de esgoto. O trabalho contribui para o entendimento das implicações do novo marco de saneamento básico no Brasil, destacando a importância de investimentos estratégicos no tratamento de esgoto doméstico. Propõe-se uma abordagem integrada que considera não apenas os aspectos técnicos, mas também os fatores econômicos envolvidos, visando promover o desenvolvimento e universalização dos serviços de saneamento básico para a população brasileira. O presente trabalho buscou analisar o período de investimentos no Brasil no período de 1995-2021 para o setor de abastecimento de água e atendimento e tratamento da rede de esgoto e assim projetou o quanto seria necessário investir em expansão e manutenção dos serviços de água e esgoto até 2033 para atingir a universalização do sistema. A partir dos dados estruturados sobre saneamento, foi possível avaliar o índice percentual de atendimento dos serviços de água e esgoto para cada Estado e analisar o crescimento histórico de atendimento em cada Região. Sendo assim, notou que as regiões Norte e Nordeste apresentam os piores índices e deveriam ter prioridade de investimento. Observou-se que boa parte dos investimentos vem das sociedades mistas de administração privada, sendo assim há um espaço para uma maior participação do setor privado que tem uma maior participação na região Norte. Neste contexto, foi observado que o Brasil necessitaria investir R$773,78 per capita em reposição dos sistemas de água e esgoto e R$345,01 e R$824 per capita para expansão dos sistemas de atendimento e tratamento de água e esgoto respectivamente. Conclui-se que a análise dos dados apresentados revela a complexidade e os desafios associados ao saneamento básico no Brasil. A disparidade entre as estimativas de investimento reflete a dificuldade de financiar a universalização desses serviços essenciais. A dependência de recursos públicos e a baixa participação do setor privado destacam a necessidade de encontrar soluções criativas para aumentar os investimentos.