Navegando por Palavras-chave "Interferência retroativa"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Esforço mental e suscetibilidade à interferência na recuperação da memória episódica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-30) Alves, Marcus Vinicius Costa [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; http://lattes.cnpq.br/1441158405773422; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Forgetting is the inability to retrieve information that could be retrieved before. The Interference Theory suggests that information tends to dispute its existence when learned by individuals, so forgetting would be justified by the dispute of information prior to the entry of the target memories (Proactive Interference) and subsequent to that entry (Retroactive Interference). Currently, there is a hypothesis that memory consolidation is impaired by the introduction of tasks demanding cognitive effort during the time it is occurring. The present study aimed to investigate whether the loss of information related to cognitive effort could be explained by interference in memory consolidation or because of the limited ability of individuals' mental resources to control interfering stimuli. To measure cognitive effort we registered pupil dilation. Experiment 1 (N - 20) replicated our previous study that demonstrated a possible non - existence of the interfering effect on memory consolidation. Experiment 2 (N - 22) tested how the tasks performed at the initial moment of memory consolidation could influence recall by interfering with more labile memories, but this effect was not fund. In Experiment 3 (N - 30) the participants performed tasks over a longer period of time, testing whether loss of information would come from RI in memory consolidation or cognitive overload, indicating the possibility of the second hypothesis being more correct. Finally, in Experiment 4 (N - 45), we tested in groups how different tasks interfere in consolidation causing a cognitive overload. The results of our study indicate that there is no interfering effect of cognitive effort on memory consolidation, but rather a proactive and retroactive effect on the retrieval of information that people have for evocation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Redução da interferência durante a consolidação da memória de pacientes amnésicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-30) Simonetti, Luciane [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; http://lattes.cnpq.br/6135476696614505; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A amnésia anterógrada pode ser entendida como uma dificuldade em adquirir novas informações episódicas. Trata-se de uma manifestação cognitiva cuja dificuldade pode se manifestar de modo parcial ou completo, comprometendo a capacidade de recordar ou formar memórias. Os estudos sobre a amnésia demonstram que esta dificuldade pode estar relacionada a prejuízos nos processos de consolidação e recuperação da informação durante o processo de aprendizagem de conteúdos novos. Minimizar os efeitos da interferência retroativa, em que há uma interferência entre a apresentação e a recordação de material a ser lembrado, auxilia na retenção de novo material aprendido. Neste trabalho foram conduzidos dois experimentos: o Experimento 1 teve como objetivo replicar os achados de Dela Salla e colaboradores baseado no paradigma de redução da interferência (intervalo de retenção vazio versus intervalo cheio) tendo como tarefa a ser aprendida listas de 15 palavras, além de ter sido incluída uma tarefa de reconhecimento. Uma tarefa de interferência foi utilizada no período de intervalo cheio, um tipo de quebra-cabeça chinês - Tangram. Os intervalos de retenção foram de 6 minutos. Participaram do Experimento 1 nove pacientes amnésicos devido a lesão encefálica adquirida com causas diversas (traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, encefalite, epilepsia do lobo temporal mesial), e nove sujeitos controles, pareados por sexo, idade e anos de escolaridade. No Experimento 2 o objetivo foi diminuir o tamanho das listas para 4 e 8 palavras, tendo como hipótese uma melhora no desempenho da recordação tardia. Neste segundo estudo, participaram apenas o grupo de pacientes amnésicos, sendo que um (P6) optou em não participar. Os achados foram corroborados com estudos anteriores demonstrando que em condições de pouca interferência após aprendizagem, pode-se observar indícios de consolidação do material. Na tarefa de reconhecimento administrada apenas no Experimento 1, observou-se que o desempenho de ambos os grupos foi semelhante quanto ao tipo de intervalo (vazio ou cheio). Os resultados do Experimento 2 quando analisados individualmente, e também quando comparados com o Experimento 1 revelam que independente do tamanho das listas a quantidade de recordação é sempre a mesma, ou seja, 4 palavras. O paradigma de redução da interferência retroativa parece ajudar a compreender os processos implicados na dificuldade de pacientes amnésicos em reter informações na memória de longo prazo, e demonstra ser uma boa proposta para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas de reabilitação para grupos clínicos.