Navegando por Palavras-chave "Inteligência artificial - Aplicações educacionais"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)ProfGPT: potenciais usos e limitações éticas do ChatGPT na educação(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Tozetto Neto, Lauro [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; www.lattes.cnpq.br/8811875454537556O uso de tecnologias na educação é um fato reconhecido pela comunidade escolar e que se amplia a cada ano com as novas descobertas tecnológicas. Parte do estímulo para que as escolas e universidades utilizassem mais ferramentas tecnológicas ocorreu devido à pandemia de Sars- CoV-19, vírus causador da COVID-19, quando as aulas aconteceram de forma remota devido à obrigatoriedade do isolamento social. Nesse contexto, especialmente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram amplamente utilizadas e aperfeiçoadas. Outro tipo de tecnologia que passou a ter cada vez mais uso no ambiente educacional foi a inteligência artificial generativa (IAG), presente principalmente na forma de atendentes virtuais e chatboot de interação com o aluno. Em novembro de 2022 foi lançado pela OpenAI o chatbot denominado ChatGPT, um protótipo associado com uma IA com técnicas de aprendizado. Nesse projeto será proposto a criação de um curso massivo e aberto (MOOC) de extensão sobre o uso do chat GPT na educação, voltado aos docentes da educação básica com fluência computacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho colaborativo na educação: desenvolvimento de sistema web para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Oliveira, Carolina Beu da Silva de [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; Amaral, João Alberto Arantes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6114332903690632; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; https://lattes.cnpq.br/5930194238161620O presente trabalho apresenta uma proposta de concepção de desenvolvimento de um MVP (Produto Mínimo Viável) de um sistema web colaborativo para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente no âmbito da educação profissional da instituição de ensino Senac São Paulo. Para tal, conta com a mobilização de referenciais teóricos acerca do trabalho colaborativo, do desenvolvimento de cursos no contexto da educação profissional e das articulações com o modelo pedagógico adotado pela instituição de ensino mencionada. Por meio da abordagem metodológica do Design Thinking, seguindo o ciclo de concepção e desenvolvimento de produtos digitais, espera-se propor uma plataforma digital que ofereça um espaço de comunicação e troca de informações. Parte-se do pressuposto de que é necessário que as relações que antecedem a sala de aula, em uma etapa do planejamento pedagógico, também passem a oferecer aos docentes uma nova forma de interagir, tornando o processo de planejamento mais hábil e eficiente, de maneira que as ideias sejam compartilhadas e experimentadas em tempo real, sem o prejuízo que muitas vezes os processos burocráticos impõem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de inteligência artificial em sala de aula: aplicativo de correção ortográfica desenvolvido para uso em sala de aula(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Silva, Gabriely Aquino da [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025Este trabalho apresenta um projeto que visa explorar o uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula, especificamente no contexto de correção ortográfica. A ortografia é um aspecto fundamental da comunicação escrita, e é importante que os estudantes desenvolvam habilidades nessa área desde cedo. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. O método deste estudo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória e documental sobre o uso de inteligência artificial dentro da sala de aula e sobre o aplicativo CIRA (Corretor Inteligente de Redações Automático) desenvolvido pela USP. Este projeto contribui para a área de educação, destacando o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta pedagógica que apresenta uma relação significativa com o design educacional. Espera-se que os resultados deste estudo incentivem uma adoção crítica de tecnologias semelhantes em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais eficiente e eficaz no campo da escrita.