Navegando por Palavras-chave "Infâncias periféricas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gênero, raça, classe e espaço na educação infantil: a periferia leste de São Paulo e as crianças pequenas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Costa, Gabriela Carrasco [UNIFESP]; Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6052585588650816; http://lattes.cnpq.br/8509526725635614O objetivo do trabalho é trazer uma contribuição teórica dos estudos da Sociologia da Infância, para analisar as interseccionalidades de gênero, raça, classe e espaço na Educação Infantil. Ao integrar a dimensão das interseccionalidades, consideramos as dinâmicas da infância contemporânea, trazendo a decolonidade como abordagem alternativa à hegemonia eurocêntrica que busca compreender as experiências das crianças dentro de um contexto histórico e cultural específico. Como estratégia analítica, selecionamos a periferia leste da cidade de São Paulo para exemplificar a formação histórica do distrito do Aricanduva pensando em suas potencialidades para o território, sobretudo educacionais e culturais.