Navegando por Palavras-chave "Igreja Católica"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bispo, clero e ditadura militar em Santos: a visão da espionagem (1967-1979)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-22) Neto, Gines Salas [UNIFESP]; Welch, Clifford Andrew; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896; http://lattes.cnpq.br/6835198272221725Essa pesquisa teve como objeto de análise a relação dos agentes religiosos da Igreja Católica em Santos com a ditadura militar e os acontecimentos da política brasileira, entre 1967 e 1979. Considerado subversivo, dom David Picão tomou posse como bispo titular de Santos no dia 13 de dezembro de 1966, convivendo com a vigilância constante da espionagem. O período analisado inclui a ordem de prisão expedida contra o bispo na madrugada da promulgação do AI-5, a detenção e tentativa de expulsão de três padres operários, a perseguição empreendida contra o bispo e outros membros do clero, além da atuação de um grupo de padres mais conservadores, estando entre eles, monsenhor Manoel Pestana Filho, que anos mais tarde seria nomeado bispo de Anápolis/GO por João Paulo II. Utilizamos como principal referência a análise de parte do acervo do DOPS Santos, disponibilizado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). O recorte histórico engloba o primeiro ano de d. David Picão como bispo titular em Santos e termina no ano da promulgação da Lei da Anistia, apoiada pelo prelado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diogo Antônio Feijó : a atuação política e religiosa do padre estadista (1821-1835)(2018-06-21) Fogaça, Thaís Aparecida; Machado, André Roberto de Arruda"O escopo desta monografia é estudar a atuação política e religiosa de Diogo Antônio Feijó, entre os anos de 1821 e 1835, a fim de compreender, a partir de seu exemplo, como se davam as relações entre a Igreja Católica e o Estado imperial brasileiro neste período. O recorte cronológico trata do início da carreira política de Feijó como deputado nas Cortes de Lisboa, passando por suas tentativas de reforma do clero brasileiro, empreendidas pelo chamado “grupo paulista”, até o ano em que o padre assume a Regência do Império. Nesta análise, destaca-se que este período insere-se em um contexto em que as próprias instituições Igreja e Estado encontravam-se imbricadas, através da continuidade do Padroado Régio. Destarte, partindo da hipótese de uma conciliação entre esses dois mundos- o político e o religioso- as próximas linhas procuram dar conta de uma análise do aporte biográfico que lançou luz sobre as diferentes dimensões da vida de Feijó; investigar a atuação deste padre na imprensa e refletir sobre os seus projetos para a religião, pensados sempre, a partir do Estado. Para além das biografias, o periódico O Justiceiro, redigido por Feijó e por padre Miguel Arcanjo na província paulista, assim como um Projeto de Constituição Eclesiástica para o bispado, da mesma província, são as fontes fundamentais para esse trabalho. Acredita-se que a estratégia de escolha desses dois documentos pode revelar uma dinâmica mais rica a respeito do nosso personagem, em um enfrentamento político direto tanto na própria Igreja como na Imprensa."
- ItemSomente MetadadadosAs facções da Igreja Católica na Província do Grão-Pará e na Corte nas disputas pela construção do Estado-Nação brasileiro (1826 - 1831)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Mallorga, Bruna Valença [UNIFESP]; Machado, André Roberto de Arruda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0955414430904875; http://lattes.cnpq.br/7947088130535280; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The main goal of this paper is to understand about the Catholic Church´s factions in Grão-Pará and their influence over the politic decisions in the province and at the court between 1826 and 1831. Don Romualdo Antonio de Seixas and Canon Batista Campos will be the main subject of study of this project. Both from Pará, members of the church and with highlighted politic careers. However, these are the only similarities. As the first became the straightest of Brazilian empire ever known, the second entered to the historiography as the most radical laissez-faire´s example. And it´s from the actions of these characters that this project intends to map the factions of the Catholic Church in Pará and their actions in the state. The chronological cutout will be from 1826 to 1831. From 1826 the representative system of Brazil´s Empire gains power with the installation of the Parliament and many other provincial organs, institutions that Don Romualdo and Batista Campos will perform. The research finishes with the August 7th 1831 coup that unseats the president of Grão-Pará province Goiania´s Viscount and arrests his legal successor Batista Campos, jointly with their political allies. Documents from the Public File of Pará digitally available at Unifesp will be the main source of this work.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O governo das almas e o poder pastoral em Gregório Magno: uma leitura política (590-604)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-21) Vicente, Rodrigo Fernandes [UNIFESP]; Fernandes, Fabiano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5297278590369732; http://lattes.cnpq.br/0106227600662169Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a obra Regula Pastoralis de Gregório Magno, destacando sua relevância como fonte orientadora para os bispos, abades e diáconos, no exercício do ministério pastoral. Através de uma abordagem estruturada em quatro partes, a obra aborda questões fundamentais, como a importância da liderança espiritual, o conhecimento das necessidades das ovelhas, a correção de erros e a ênfase na oração. Para compreender o contexto e a motivação de Gregório ao sistematizar o pastorado, é essencial examinar sua biografia e o contexto histórico no qual ele estava inserido. Como papa durante um período conturbado, ele enfrentou desafios significativos, como a Controvérsia dos Três Capítulos e a Invasão Lombarda. Além das querelas em torno do título de Patriarca Ecumênico com a sé de Constantinopla. Esses eventos testaram suas habilidades tanto na esfera da administração pública quanto na liderança espiritual. A Regula Pastoralis reflete a visão de Gregório sobre a liderança espiritual, combinando elementos da tradição greco-romana com o conceito de pastorado. O autor enfatiza a importância do cuidado das almas, apresentando uma perspectiva de crescimento pastoral e uma concepção do poder pastoral como um poder de cuidado, não de dominação. Ao analisar essa obra, fica evidente que a Regula Pastoralis de Gregório Magno pode ser compreendida como um projeto político-teológico. Ela busca fornecer orientações claras aos pastores em sua missão, ao mesmo tempo em que reconhece os desafios e perigos inerentes ao exercício do poder pastoral. Através desta pesquisa, pretende-se contribuir para uma compreensão mais aprofundada do pensamento de Gregório Magno e do contexto em que ele viveu, bem como para o debate acadêmico sobre o pastorado e o poder na sociedade cristã da época.
- ItemRestritoIgreja Católica e direitos: a defesa de grupos nativos por agentes pastorais durante a Constituinte de 1988 e a imprensa brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08) Silva, Giovanna Oliveira [UNIFESP]; Sales, Lilian; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076A Igreja Católica brasileira é considerada uma das principais instituições que promoveram uma cultura de defesa dos direitos humanos no país, principalmente após ser a maior entidade a se posicionar contra a ditadura militar. Sua atuação refletiu em um papel de grande importância na vida social brasileira, de maneira que sua influência pôde ser sentida em diversos aspectos no que concerne a pauta dos direitos - tanto civis, como políticos e sociais - de grupos oprimidos em tal momento histórico. Essa pesquisa tem como intuito analisar a atuação da Igreja na pauta dos direitos humanos após tal transformação, com especial atenção aos agentes pastorais do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e sua atuação em defesa dos direitos indígenas durante a Constituinte de 1988. Tal atuação, porém, não aconteceu sem entraves. A defesa de direitos indígenas pelo CIMI sofre em grandes jornais do país uma campanha que associa suas ações com a ideia de conspiração internacional contra o país. A bibliografia analisada nesta pesquisa consiste em publicações de três jornais no período que mais divulgaram artigos com tal associação, como O Estado de São Paulo, Correio Braziliense e O Globo, delimitando os artigos publicados em dezembro de 1985 até outubro de 1987. O objetivo do estudo é analisar até que ponto as matérias serviram como um obstáculo à luta indígena e indigenista e no resultado final da Constituição de 1988.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reino dividido, feridas pungentes: O papel da Igreja Católica na ditadura militar argentina (1976-1983).(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-27) Silva, Bruno Cruz da [UNIFESP]; Villaça, Mariana Martins [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707748D6O presente trabalho tem como objetivo investigar e compreender historica-mente o papel da Igreja Católica durante a ditadura militar que vigorou na Argentina entre os anos de 1976-1983. Tal conivência se idealizou tanto de forma visível, em âmbito público, por meio de declarações oficiais e da atuação institucional da Igreja, como de forma menos visível, em âmbito “privado”, por meio, por exemplo, da ação de padres que estiveram presentes durante sessões de tortura praticadas por agentes militares contra presos políticos, em busca de informações a respeito das atuações consideradas “subversivas”. Para o Estado, o apoio institucional católico através da alta hierarquia do Episcopado foi fundamental para legitimar sua política de controle social. Em contrapartida, a Igreja alinhava-se ao Executivo a fim de cumprir com o propósito de tornar a Argentina um Estado político confessional. Por outro lado, identificou-se conflitos teológicos no interior do catolicismo mediante o engaja-mento de religiosos terceiro-mundistas empenhados em resistir às ofensivas político-ideológicas do aparelho de Estado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Revolução No Paraíso: Resignificações Do Conceito De Libertação Na Igreja Latino-Americana (1968 " 1979)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-20) Oliveira, Alexandre Queiroz De [UNIFESP]; Villaca, Mariana Martins [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Meanings Given To The Concept Of "Liberation" Expressed Political, Social And Religious Significances In Latin America, Especially Between The 1960s And 70s. Considering A Method Of Ecclesiastical Affirmation, The Conclusions Of The Episcopal Conferences Of Medellín (1968) And Puebla (1979), Sources Of This Research, As Well As Other Documents That Dealt With The "Social Question", Discussed And Conceptualized Meanings Of "Liberation" For The Church, Man And Latin American Society. Inserted In A Process Of Restructuring Of The Catholic Church In The Subcontinent Throughout The Xx Century And Appropriating The Theoretical Repertoire Of The Social Doctrine Of The Church, Debates On Liberation Founded The Formulation Of Liberation Theology And Catalyzed Controversies About The Political And Social Role Of The Church, In A Context Marked By Discussions About Poverty, Underdevelopment And Dependency. These Debates, Within The Framework Of The Conferences Analyzed And Compared Here, Have Mobilized Three Concept