Navegando por Palavras-chave "Hibridismo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpos alquímicos: a arte de Leonor Fini na perspectiva de gênero, hibridismo e androginia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Costa, Letícia Caroline Gonçalves [UNIFESP]; Hoffmann, Ana Maria Pimenta; http://lattes.cnpq.br/4921539074739728Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta analisar o trabalho da artista Leonor Fini sob a perspectiva imagética alquímica. Como parte de uma busca por um novo mito moderno, diversos surrealistas incorporaram criaturas místicas e mitológicas em suas obras. Porém, Fini diverge da norma surrealista masculina ao criar criaturas complexas e ambíguas junto à características alquímicas fora da norma femme fatale ou femme enfant que predominava em arquétipos surrealistas. Ela estava à margem do grupo e não se rotulava como tal, embora partilhou do desígnio do processo alquímico surrealista em suas concepções e criações. Os aspectos da transmutação espiritual e material alquímica são entrelaçados em sua obra, com o objetivo de unir o sonho e o real. Neste artigo, portanto, iremos demonstrar através de uma análise iconográfica acerca da concepção da relação entre gênero, hibridismo e androginia presente na arte simbólica de Fini, sua inter relação com a alquimia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um Estudo Sobre As Operações De Hibridização No Livro A Trombeta De Vime, De César Aira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-03-23) Felix, Carmem Silvia De Oliveira [UNIFESP]; Vidal, Paloma [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabajo De Pesquisa Tiene Como Objeto De Investigación Un Libro Del Escritor Argentino César Aira (Coronel Pringles, 1949) Publicado En 1998, Titulado La Trompeta De Mimbre Y Traducido Al Portugués De Brasil En 2002. Se Trata De Un Libro Que Se Diferencia De La Novela Breve Las Cuales Constituyen La Mayor Parte De La Obra De Aira Que Este Año De 2018, Se Especula, Publicó Su Centésimo Libro. Esta Diferencia Está En El Hecho De Que El Libro Es Una Reunión De Doce Textos Inclasificables Que, Por Lo Tanto, Lo Hace Un Libro También Inclasificable. Estos Textos Se Construyen Combinando Discursos Y/O Géneros De Distintas Esferas, Tanto Literarias Cuando De Otras Artes, Dando Al Libro Una Forma, A Partir De La Cual Podemos Plantear Algunas Posibilidades De Lecturas Que Lo Vinculan A La Noción De Híbrido. Así, Nuestro Objetivo De Lectura Se Centra En El Estudio De Las Operaciones De Hibridación, Rastreando Las Estrategias Y Procedimientos Que El Escritor Usa Para Realizar Los Diversos Entrecruzamientos, Así Como
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hallyu: O K-pop como instrumento de diplomacia cultural e soft power(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Siqueira, Maíra Prado de [UNIFESP]; Costa, Karen Fernandez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0680877261356609O principal objetivo desta pesquisa é o de estudar o uso do produto cultural K-pop como forma da Coreia do Sul exercer Diplomacia Cultural e Soft Power nas Relações Internacionais. Por meio disto, busca-se compreender de que forma o K-pop foi originado a partir do hibridismo da cultura coreana e das influências culturais externas, quais atores estão envolvidos no seu desenvolvimento e de que forma este se constitui como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e Soft Power. A hipótese da pesquisa é que o desenvolvimento do K-pop foi utilizado como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e de Soft Power, fazendo parte de estratégia impulsionada pelo governo coreano, como forma de atingir e consolidar o National Branding da Coreia, ou Hallyu, no exterior. Nesse aspecto, o passado não imperialista do país, bem como hibridização presente na Hallyu, foram fatores que favoreceram a projeção do K-pop inicialmente em países asiáticos e, com o avanço da internet e das redes sociais, no mercado ocidental. O trabalho fundamenta-se em ampla revisão bibliográfica e utiliza fontes primárias e secundárias, aplicando o método hipotético-dedutivo.