Navegando por Palavras-chave "Gestão de qualidade total"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da profissionalização da gestão em clubes de futebol da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-12-12) Costa, Victor Cesar Santos [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/3076905059521671; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O futebol, esporte mais praticado no mundo, responsável por movimentar US$ 250 bilhões anuais, vem passando por mudanças, principalmente no que tange o contexto de sua gestão. Porém, neste sentido, o futebol brasileiro vem apresentando resultados negativos, reflexo de gestões amadoras que passaram e estão nos clubes, refletindo em endividamento. Gestão essa que vem assumindo contornos complexos e então, faz-se necessário profissionais capacitados para a gestão dos clubes, para que estes possam alcançar metas e objetivos determinados e fazer uso dos recursos de forma eficiente. Portanto evidencia-se a necessidade de profissionalização do quadro de gestores dos clubes. O estudo deste tema pode ser um importante elemento de contribuição para a evolução da gestão do futebol. Para isso este estudo teve como objetivo analisar a profissionalização da gestão de clubes do futebol brasileiro. Especificamente, analisar a importância do gestor de futebol profissional para os clubes e identificar a presença de gestores no futebol com formação profissional ou não em gestão. A metodologia utilizada contou com um roteiro para entrevista semiestruturado, para que fossem entrevistados 4 gestores de clubes de futebol profissional. Os dados coletados foram tratados de forma qualitativa. Os resultados apontaram para uma não associação da profissionalização da gestão dos clubes com resultados obtidos, no entanto pôde-se perceber uma mudança da mentalidade, levando a um aumento dos clubes em processo de profissionalização, mesmo com algumas barreiras. Conclui-se deste estudo que os clubes analisados ainda não são profissionalizados, porém verifica-se um início de mudança de postura dos gestores, impulsionado também, pela evolução da profissão. Além disso o gestor do futebol, desde que bem preparado, é essencial para que os clubes alcancem suas metas e objetivos e que a presença do mesmo não é verificada em todo quadro gestor dos clubes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desdobramento da Função Qualidade em um Serviço Público de Cirurgia Plástica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-08-25) Campos, José Lamartine Galvão de [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O QFD, Quality Function Deployment, traduzido como Desdobramento da Função Qualidade, é um método utilizado na avaliação e planejamento da qualidade de produtos e serviços, baseado na satisfação do usuário, traduzindo suas necessidades em características mensuráveis, para contemplar suas expectativas. Objetivo: Avaliar a qualidade de um serviço público de Cirurgia Plástica, por meio do método QFD. Métodos: A casuística foi composta por 86 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), de Pouso Alegre-MG. Itens da qualidade exigidos pelos usuários como, acesso, recepção, médico, limpeza, instalações físicas, serviços complementares e outros, foram correlacionados com requisitos técnicos, propostos por uma equipe multidisciplinar. Resultados: As características da qualidade número de reclamações/mês, número de usuários satisfeitos, infraestrutura dos serviços, média de atendimentos mensais por usuário e qualidade do serviço médico prestado foram as mais importantes. Os itens da Qualidade Exigida pelo paciente, considerados mais importantes foram: facilidade de internação, orientações para manutenção da saúde, facilidade para reclamações e sugestões, postura de atendimento na recepção e postura de atendimento do médico. Conclusão: Segundo a Matriz da Qualidade do método QFD, para o Serviço de Cirurgia Plástica do HCSL, os itens de maior impacto no processo foram: facilidade de internação, para a Qualidade Exigida, e número de reclamações/mês, para os Requisitos Técnicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proposta de aplicação das ferramentas lean no ambulatório de retina do departamento de oftalmologia e ciências visuais da Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Botelho, Janaina Mendonça [UNIFESP]; Hirai, Flavio Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6575096591259140; http://lattes.cnpq.br/0876259341244108Objetivo: Avaliar a aceitação por parte dos colaboradores da implementação da ferramenta LEAN em um processo administrativo do ambulatório de retina. Métodos: Foi realizado um estudo transversal no setor de Retina e Vítreo do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) entre fevereiro de 2019 e julho de 2019. O processo de agendamento cirúrgico foi selecionado e foi elaborado um livreto explicando as ferramentas LEAN para possíveis mudanças neste departamento. Colaboradores do setor reponderam um questionário em relação a possível implantação deste projeto no setor. Resultados: durante o processo de estudo foram analisados um total de 3.128 pacientes em uma agenda contínua em um determinado tempo, sendo que 700 faltaram, totalizando um número de 2.428 pacientes atendidos no setor de maração cirúrgica. Destes, 448 (15,8%) retornaram posteriormente para realizar algum tipo de agendamento cirúrgico. Baseado nos questionários para os colaboradores, observamos que 30% apresentaram uma certa insegurança com relação a pesquisa, 80% se revelam insatisfeitos com tarefas realizadas, 60% acham o processo atual ineficiente e 60% relatam dificuldade em aceitar um novo processo. Conclusão: Este estudo concluiu que houve pouca aceitação dos colaboradores na implementação da ferramenta LEAN em um processo administrativo do Setor de Retina e Vítreo do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005-12-01) Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; Jericó, Marli De Carvalho; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto Curso de Graduação em EnfermagemOBJECTIVE: The present study objective consisted in raising the results for the hospitals and jobs of nursing in the managemental philosophy adoption. METHODS: The literature review had been used as methodology procedure. RESULTS: The analysis of the described experiences allowed to conclude that the T.Q.M. propitiated a profit with relation to the human features guaranteeing the satisfaction of the internal customer in its environment of work. The patient had its necessities supplied, there was recognition from the society and there was also improvement in the hospital statistics pointers. FINAL CONSIDERATIONS: The add of values based on the system knowledge consciousness, in scenery studies and the continuous learning became the differentiating element of these organizations.