Navegando por Palavras-chave "Gerencialismo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)As transformações do trabalho da coordenação pedagógica na lógica gerencial da educação estadual paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-08) Monteiro, José Walber Ferreira; Goulart, Débora Cristina; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937; http://lattes.cnpq.br/1779892729260090O objetivo da pesquisa foi a compreensão das transformações do trabalho da coordenação pedagógica na educação pública estadual de São Paulo. A proposta parte de um levantamento das alterações da legislação desde a última LDB (1996), com atenção especial ao período após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio (2017). As alterações quanto a atribuições e o papel da coordenação pedagógica é mais um entre os processos de “flexibilização” do trabalho institucionalizado nos setores privados da produção e que avançaram para os setores públicos, atingindo, entre estes, a educação. Embora observe-se a influência de todas as inovações tecnológicas no mundo do trabalho, nosso referencial são os determinantes históricos e conjunturais (político-econômica) do neoliberalismo, entre 1996 e 2022 e suas influências na estruturação do trabalho da coordenação pedagógica da educação estadual paulista. Precisamos entender os determinantes históricos, político-econômicos no processo do trabalho, orientada aos coordenadores do ensino médio na educação Estadual em São Paulo, por meio de canais oficiais de Formação como a EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) e o CMSP (Centro de Mídias SP). Lançando mão de pesquisa bibliográfica-documental, observamos as sucessivas mudanças ocorridas nas orientações quanto ao processo de atuação sobre as atribuições e mediações do trabalho da coordenação pedagógica no ensino médio, segmento aqui pesquisado. A análise dos dados coletados será realizada a partir do referencial teórico próprio da pedagogia crítico-social e das políticas educacionais em sentido mais amplo. A compreensão dessas mudanças na função da coordenação e seu papel no “gerencialismo” aplicado no desenvolvimento do trabalho na educação contribui com o desenvolvimento de uma visão cada vez melhor e mais clara, sobre este campo de atuação da prática docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão da atenção básica por organizações de saúde no município de São Paulo : uma análise micropolítica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-26) Bragagnolo, Larissa Maria [UNIFESP]; Andreazza, Rosemarie [UNIFESP]; Reis, Ademar Arthur Chioro dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0107536337908259; http://lattes.cnpq.br/1447772258702244; http://lattes.cnpq.br/0600138582199721; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: This research focuses the work management in primary care in two basic healthcare units (UBS) done by two different Social Health Organizations (OSS). Objective: analyze the management of two UBS in the municipality of São Paulo managed by OSS. Method: qualitative research, multiple case study type, of a cartographic nature made through participant observation in two UBS in the municipality of São Paulo that resulted in a field journal composed by registers of scenes observed in everyday work. Two shared seminaries held with the subjects of the UBS that are the study object were also adopted. For the material analysis, it was used the “visibility plans” concept, which is something that becomes more prominent or visible/sayable from the scene connections of similar “nature” registered in the journals. The researchers’ estrangement from the team was used as an analyzer of team relations with OSS. Results: the professionals show a well-established relationship with OSS which starts from a big disturbance related the field researchers, and constantly worry about the possibility of the researchers to take part of a control and evaluation strategy. Those professionals are ignorant of the management strategies adopted by OSS, and managerialism is evident. An institutional malaise is exposed, even so professionals support this management model that is why are placed between fear and trust in the relationship with the company. Those professionals also point out that a pronounced rationalization of the practices places care as well as numbers and goals accomplishments in antagonistic positions. However, the professionals estimate the managerialism tools with the illusion they will get past structural issues of health work. This situation constantly places those professionals in a paradox between autonomy and goals. It was also possible to observe managers, the OSS’s spokespeople, having a discourse of valuing numbers and managing UBS based on productivity goals imposed by management instruments of the relationship between OSS and city council. Due to intense adoption of managerialism tools, work is like business logic so the spokespeople support a discourse which does not go beyond common sense about Sistema Único de Saúde (SUS) as well as certain externality. In addition to an identification and greater belonging with public entity they take a position and dispute the OSS management model. It was also possible to identify singularities and regularities among OSS because they are similar when it comes to managerial management and deepening of the entrepreneurship, however they differ in what they represent for their workers. Questionings about the legitimacy of that SUS produced in UBS managed by OSS and possible iniquities related to health from very complex organizational structures are now open.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pandemia de Covid-19 e o gerencialismo no acesso ao auxílio emergencial: ensaio para desregulamentar a proteção social?(Unifesp, 2022-08-01) Oliveira, Julie Larissa da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4110544738370843; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa buscou analisar a implementação do auxílio emergencial vide o contexto pandêmico e compreender se a forma de acesso (autocadastro) está relacionada ao modelo gerencial de administração pública como uma forma de aceleração da desregulamentação da proteção social brasileira. Teve como objetivo conhecer as concepções e explicações que orientam o autocadastro ao acesso ao auxílio emergencial e sua relação com o contexto da conversão da política de proteção social ao ideário gerencial da contrarreforma do Estado. Como método, foi uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com a coleta e análise dos dados a partir de uma seleção relacionando com as palavras-chave da pesquisa. Por fim, foi inferido a relação do autocadastro com o ideário gerencial que adentra a esfera pública com o objetivo de desregulamentar a proteção social, por meio de contrarreformas e formas de acesso às políticas de proteção social via Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), excluindo parte da população que necessita de amparo e não usufrui das TICs por diversas dificuldades de acesso, equipamentos, complexidade com o sistema, entre outros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Performatividade e subjetividade na gestão escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-01) Sousa, Francisco Lindoval de [UNIFESP]; Giglio, Célia Maria Benedicto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho investigamos o impacto das políticas públicas de educação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), fundamentadas pelos princípios do gerencialismo, calcadas no aumento da eficiência para atingir metas e resultados, sobre a Gestão Escolar e sobre o trabalho dos gestores escolares (diretor de escola, vice-diretor de escola e professor coordenador pedagógico). Tomamos como hipótese a construção teórica apresentada por Stephen Ball que apresenta como característica das políticas de reforma educativa a presença de tecnologias que tendem a transformar não apenas as organizações, mas também os profissionais, por meio de dispositivos de performatividade. O foco da pesquisa é a reforma do ensino paulista inaugurada na década dos anos de 1990 e o desenvolvimento de medidas voltadas à melhoria dos resultados das escolas, mais especificamente a avaliação externa, iniciada com o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) – em 1996; o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP), instituído pelo Programa de Qualidade na Escola (PQE) e o Sistema de Bonificação por resultados, implantado pela Lei Complementar nº 1078 de 2008. Os efeitos dessas políticas performativas sobre as práticas de gestão e sobre a subjetividade de gestores escolares foram investigados num conjunto de quatro escolas estaduais no município de Itaquaquecetuba, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo. Da análise dos resultados das entrevistas realizadas com gestores e com base na seleção das escolas a pesquisa revelou alguns efeitos da performatividade sobre os gestores escolares e gestão das escolas.