Navegando por Palavras-chave "Experimentos no ensino de física"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experimentação no ensino de física com a utilização da eletroeletrônica: uma análise das publicações em periódicos científicos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Neves, Defferson Rodrigues Martins das [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/5561379735756331Este trabalho foi concebido com o objetivo precípuo de compreender a natureza dos experimentos voltados para o Ensino de Física (EF) que fazem uso da eletroeletrônica, ou seja, conhecer suas principais características e seu alcance dentro do universo de pesquisa que o engloba. A motivação para o empreendimento desse estudo partiu da hipótese de que os experimentos didáticos para o EF que se valem de componentes e dispositivos eletroeletrônicos em sua constituição possuem atributos que os tornam potencialmente capazes de minimizar alguns dos obstáculos frequentemente relacionados às aulas práticas: o custo e a disponibilidade dos materiais e a falta de espaço físico adequado. Além de também impactar com a crítica corrente de que os experimentos de baixo custo não se prestam para realizar medidas precisas de grandezas física. Visando o aprofundamento do conhecimento no objeto da pesquisa foram consultados, inicialmente, referenciais teóricos que abordam diferentes perspectivas da experimentação no Ensino de Ciências (EC). A partir da base teórica advinda dessa literatura inicial foi então realizada a análise do conteúdo de um conjunto de publicações de periódicos científicos da área de EC. Essa análise resultou na emergência de uma série de aspectos relacionados aos experimentos para o EF com eletroeletrônica. Alguns desses aspectos ratificaram os argumentos da literatura de referência e as suposições iniciais da pesquisa (por exemplo, o baixo custo, a possibilidade de realizar medições precisas de diferentes grandezas físicas e a possibilidade de explorar diferentes assuntos da Física Clássica e da Física Moderna e Contemporânea), outros aspectos não corroboraram algumas das defesas de pesquisadores da área (por exemplo, o aumento da abrangência da prática experimental, a possibilidade do reaproveitamento de materiais e o favorecimento à discussão de aspectos da NDC). Houve ainda a emergência de algumas qualidades que não haviam sido previamente previstas (por exemplo, a robustez dos experimentos, a facilidade de uso e a complexidade na elaboração). De uma forma geral, a pesquisa mostrou que os experimentos focalizados guardam características que podem agregar benefícios a experimentação didática no EF, e em última instância ao Ensino Física e de Ciências, mas que ainda existem algumas lacunas importantes e que merecem maior atenção da comunidade de pesquisadores que se dedicam a essa área de estudo, como por exemplo, o praticamente inexistente cuidado com a segurança, a limitação na escolha de objetivos didáticos, o reduzido número de propostas com características investigativas e a ausência de referenciais teóricos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experimentação no ensino de física com o uso da eletrônica: possibilidades e desafios para a formação de professores(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Neves, Defferson Rodrigues Martins das [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/5561379735756331A experimentação no Ensino de Ciências (EC) é um assunto extensa e profundamente investigado no meio acadêmico. O tema está presente em teses, dissertações, artigos e nos documentos oficiais que tratam da educação no país, e as análises realizadas por meio desses trabalhos recaem comumente sobre o papel do professor, do aluno e da estrutura da educação no Brasil. As conclusões desses estudos apontam, frequentemente, para a necessidade de melhorias e de mudanças procedimentais ou estruturais sobre a prática experimental no EC. Paralelamente a esses apontamentos, atualmente, tem-se observado um crescente volume de pesquisas que relatam a utilização de componentes eletrônicos simples e de plataformas de computação física no desenvolvimento de experimentos para o EC, principalmente para o Ensino de Física. Uma análise preliminar, dessas publicações indica que essa classe de experimento impacta com alguns dos problemas relacionados à experimentação no EC, por exemplo, o custo elevado dos equipamentos e dos materiais e a falta de espaço físico para sua realização. Segundo alguns autores, agregar a eletroeletrônica, dá mais qualidade aos experimentos, favorece a compreensão da tecnologia cotidiana atual, possibilita discutir aspectos relacionados à natureza das Ciências e realizar medidas quantitativas por meio de experimentos de baixo custo. O tema é relevante para o atual cenário do Ensino de Ciências no Brasil. Sendo assim, essa pesquisa teve como intenção saber como os professores oriundos do curso de licenciatura em Ciências da UNIFESP Diadema elaboram, desenvolvem e utilizam os experimentos com eletroeletrônica, bem como, conhecer suas percepções e impressões sobre o tipo de experimento em questão. Nesse intuito, inicialmente empreendemos a análise de alguns importantes referenciais sobre a experimentação no EC, que nos esclareceu alguns dos nossos questionamentos iniciais. Em seguida, lançamos mão de outros dois instrumentos de pesquisa, a entrevista de alunos oriundos do curso de licenciatura que já haviam realizado experimentos com as características de interesse, e a observação participante durante aulas práticas nas quais os professores em formação deveriam realizar experimentos com componentes e dispositivos eletroeletrônicos. As informações provenientes das entrevistas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo. A partir de uma abordagem qualitativa, os dados obtidos por meio desses dois instrumentos foram analisados com base nos pressupostos teóricos da aprendizagem significativa, da resolução de problemas e da teoria histórico-cultural. Os dados levantados aproximam os aspectos relacionados à experimentação com o uso da eletroeletrônica à experimentação no Ensino de Ciências de uma forma ampla. Muitos dos óbices encontrados são comuns à experimentação de maneira geral, outros parecem ter mais relação com a utilização da eletroeletrônica, como foram os casos da dificuldade em adaptar o experimento ao nível de cognição dos alunos, o pouco conhecimento das características dos componentes e dispositivos eletroeletrônicos e o receio em colocar a integridade física dos alunos em risco. Além das dificuldades, também foi possível conhecer interessantes soluções empregadas pelos professores oriundos da UNIFESP, por exemplo, a adaptação e o reaproveitamento de materiais e a utilização da modelagem matemática como estratégia associada ao experimento. Essa pesquisa originou também dois outros materiais, um plano de unidade de ensino com um conjunto de quatro aulas com o objetivo de preparar o professor para a prática experimental com o uso da eletroeletrônica e um catálogo de partes, peças e componentes que podem ser reaproveitados de equipamentos eletroeletrônicos em desuso, danificados ou obsoletos.