Navegando por Palavras-chave "Evasão"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das taxas de desistência e permanência nos cursos de Ensino Superior do Brasil durante a pandemia de COVID-19.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-19) Salmeron, Gabriela de Oliveira [UNIFESP]; Santos, Danilo Braun [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0385940090974523O objetivo da presente pesquisa é mensurar os impactos da COVID-19 em taxas de desistência e conclusão dos cursos de Instituições de Ensino Superior do Brasil. As bases utilizadas para realização do trabalho foram disponibilizadas tanto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com informações dos cursos, quanto pelo Ministério da Saúde com informações de óbitos por município. Com o intuito de encontrar melhores resultados, juntamos as duas bases e obtivemos uma base final agrupada por curso e data de referência e informações de COVID-19 em nível municipal. Em primeiro lugar, realiza-se uma análise exploratória dos dados, a fim de entender como cada variável se comporta e quais são seus possíveis padrões, e em seguida os modelos de regressão linear são escolhidos para estimar o impacto da COVID nas taxas citadas. O principal resultado obtido é que conforme a quantidade de óbitos no ano de 2020 por COVID-19 aumentava, a Taxa de Conclusão do mesmo ano diminui e a Taxa de Desistência aumenta.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos motivos de evasão dos estudantes de graduação na área da saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Cunha, Andrea Peres Caboclo [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/9156584890725164; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A proposta do estudo é analisar os motivos de evasão dos estudantes em seis cursos de graduação da área da Saúde (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) da Universidade Federal de São Paulo-campus Baixada Santista (UNIFESP-BS), no período de 2014 a 2018. A pesquisa de abordagem documental, descritiva-analítica e teve como base para a coleta de dados o requerimento oficial de cancelamento da matrícula, o banco de dados institucional e o Questionário de Evasão utilizado pela Secretaria de Graduação do campus. Nos requerimentos de cancelamento foi possível utlizar os dados pessoais, como ano de ingresso, curso de origem, ano de desistência e nº de matrícula, além de obter os motivos informados pelos estudantes que os levaram ao cancelamento de sua matrícula, já os dados de estudantes que foram desligados pela instituição, devido ao descumprimento das normas regimentias vigentes, foram obtidos pelo banco de dados acadêmicos da Unifesp. Esses dados foram inseridos em planilha de Excel® para que pudessem ser analisados. Para os dados obtidos pelo Questionário de Evasão, foi criado um formulário eletrônico na plataforma Google (Googleforms) para que respostas pudessem ser inseridas, o que permitiu armazenar e organizar em planilha gerada automaticamente pelo aplicativo. Todos os dados foram analisados e classificados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foi possível verificar que questões relacionadas à conjuntura nacional da Educação no Brasil, questões pessoais de adaptação e identificação com o curso e questões financeiras, além do não cumprimento das Normas Regimentais, se destacaram como principais motivos para a evasão no campusdentro do recorte temporal pesquisado. A análise e compreensão dos motivos de evasão apresentam aspectos que podem auxiliar a gestão dos cursos de graduação e do campus para a criação de estratégias e tomada de decisões e assim implementar ações na perspectiva de identificar os motivo-causa e minimizar a ocorrência de evasão nos cursos de graduação da saúde daUNIFESP-BS.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a evasão e a permanência: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-15) Santos, Beatriz Lara Kastrup dos; Abreu, Cláudia Barcelos de Moura; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um Relato de Experiência baseado na experiência vivenciada, por meio de imersão, em sala de aula da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em escola-campo localizada na periferia de Guarulhos, a partir do Programa de Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos (PRPEJA) ofertado pela Universidade Federal de São Paulo. A finalidade é refletir e analisar sobre a evasão e permanência de educandos no interior da modalidade. De modo a complementar o estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema - considerando a história da EJA no Brasil, o perfil dos sujeitos que frequentam a escola nesta modalidade, assim como políticas públicas voltadas para este segmento – com o objetivo de discorrer acerca da evasão e permanência de estudantes na Educação de Jovens e Adultos, interesse despertado no processo de imersão. Como resultado da imersão e da análise das atividades desenvolvidas em campo, é possível afirmar que a EJA é uma experiência singular, motivo pelo qual se devem respeitar suas particularidades e a realidade do sujeito inserido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Evasão no ensino superior: uma análise do curso de Ciências Atuariais da Unifesp e da USP(Universidade Federal de São Paulo, 2020-02-14) Boretti, Bruno Teixeira [UNIFESP]; Moreira, Jeíce Catrine Cordeiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2791318749429495O presente estudo analisou os dados do relatório do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes ao período de 2010 a 2018, com o objetivo verificar as características dos alunos evadidos do curso de Ciências Atuariais da UNIFESP e da USP. A pesquisa foi efetuada por meio de cálculo matemático para obtenção do número absoluto de alunos evadidos anualmente e em cada característica proposta, e depois, realizada tabulação dos dados, procedeu-se a análise dos dados de maneira a comparar os mesmos entre as duas universidades da amostra. Como resultado, obteve-se que as duas instituições apresentam padrões de evasão para o curso de Ciências Atuariais. Assim, para a evasão anual, observou-se uma média de 10% para cada uma das universidades, além de, em um comparativo com a evasão total do período, obter uma evasão de cerca de 30%, para ambas as instituições. Com relação aos atributos propostos para a análise, constatou-se que tanto a maioria de alunos matriculados, quanto de alunos evadidos, em ambas as universidades, possuem as seguintes características: sexo masculino, brancos, com faixa etária entre 18 e 24 anos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL(Universidade Federal de São Paulo, 26-02-20) Yagihara, Hugo Kenji de Oliveira [UNIFESP]; Santos, Danilo Braun [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0385940090974523O presente estudo tem como objetivo verificar, de forma até então inédita, se o salário das profissões associadas aos seus respectivos cursos de graduação, influenciam a evasão de alunos dos cursos de Ensino Superior no Brasil. Para isso, foram utilizadas as bases do Censo da Educação Superior referentes aos anos de 2010 à 2014 fornecidas pelo INEP para obtenção dos dados acadêmicos, e a base do Censo Demográfico de 2010 fornecido pelo IBGE referente as informações sobre o mercado de trabalho. A análise foi feita a partir de uma regressão linear múltipla, verificando qual a influência das variáveis de mercado, principalmente o salário, na evasão dos cursos. Os resultados demonstraram que existe uma relação inversamente proporcional entre evasão e os rendimentos das profissões associadas, indicando que profissões melhor remuneradas ocasionam uma menor evasão ao curso que as prepara.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatório de acompanhamento da evasão de estudantes de graduação 2019-2022(UNIFESP, 2022) Leonardi [UNIFESP], Fabrício Gobetti; Rosa [UNIFESP], Anderson da Silva; Marchezi [UNIFESP], Carla Cristina; Silva [UNIFESP], Lidiane Cristina da; Azzalis [UNIFESP], Ligia Ajaime; Amaral [UNIFESP], Fernanda Gaspar do; Borcato [UNIFESP], Marcelo Curci; Cespedes [UNIFESP], Juliana; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597Este relatório é um esforço conjunto entre as Pró-Reitorias de Planejamento, Graduação e Assuntos Estudantis, bem como do Setor de Tecnologia da Informação, no sentido de identificar e agir sobre a evasão de estudantes de graduação da Universidade Federal de São Paulo. A mudança no perfil dos/as estudantes tem sido bastante evidenciada nos diversos relatórios do perfil de estudantes de graduação, especialmente após a implantação de ações afirmativas na Universidade.Nesse sentido, e entendendo que as dificuldades de permanência e evasão prejudicam o projeto institucional de elevar as oportunidades educacionais, surge a necessidade de mapear os determinantes desses fenômenos. Esta necessidade se potencializa e adquire contornos específicos a partir de 2020 no período em que passamos pela grave crise sanitária em decorrência da COVID-19 no Brasil e no mundo. Nesse período, as atividades acadêmicas da graduação da universidade passaram a funcionar em “Atividades Domiciliares Especiais”. Apesar de sabermos que o isolamento social trouxe inúmeras consequências institucionais, pedagógicas e relacionais, era preciso formalizar e aprofundar a análise das questões que permearam este difícil contexto. Os dados analisados neste relatório foram obtidos por meio de aplicação de um questionário on-line, elaborado pela Comissão de Estudos do Perfil do Estudante de Graduação (CEPEG), aos/às estudantes que tiveram a matrícula cancelada no período de 2019 a 2022. O tratamento, a análise dos dados e a produção do relatório foram realizados pela mesma comissão. A mesma metodologiafoi utilizada no estudo anterior da CEPEG realizado com estudantes que evadiram entre os anos de 2007 a 2018. Todas as informações fornecidas no momento do preenchimento do formulário possuem caráter confidencial e foram analisadas de forma agregada, não sendo possível a identificação de nenhum ex-estudante. Ademais, a Unifesp tem o compromisso de utilizar os dados somente para fins administrativos ou acadêmicos, em respeito à Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral deProteção de Dados Pessoais – LGPD).