Navegando por Palavras-chave "Estado da arte"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoCoordenação Pedagógica no Brasil: por uma proposta arqueológica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-25) Niero, Ana Carlota Vieira [UNIFESP]; Sá, Rubens Lacerda de [UNIFESP]; Seccato, Mariana Guedes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7930368889825482; http://lattes.cnpq.br/5220477053711608; https://lattes.cnpq.br/6672950486631386Considerando que algumas pesquisas sobre coordenação pedagógica , as quais se dedicaram a compreender a construção da identidade profissional da coordenadora, sua atuação envolvendo o acompanhamento da prática docente, a participação na gestão escolar e o cuidado para não se envolver em questões de organização da escola que fogem à sua alçada, bem como a ausência, muitas vezes, de preparo específico, este trabalho pretende desenhar um panorama dos estudos de mestrado e doutorado desenvolvidos no Brasil acerca da coordenação pedagógica em educação básica. Para tanto, pretende-se como objetivos específicos: 1. identificar as dissertações e teses que pesquisaram sobre coordenação pedagógica na educação básica no Brasil , disponíveis na plataforma Dados Abertos da Capes; 2. organizar os dados coletados sobre coordenação pedagógica na educação básica tendo como base elementos da Metodologia Arqueológica de Dados; 3. identificar os principais interesses dos pesquisadores e pesquisadoras sobre coordenação pedagógica na educação básica; 4. identificar as regiões do Brasil nas quais são realizadas mais pesquisas sobre coordenação pedagógica na educação Básica e 5. identificar as possíveis lacunas nesse panorama de pesquisa. Desse modo, utilizei a Metodologia Arqueológica dos Dados (Sá, 2023) inspirada na Teoria Fundamentada para a organização dos dados que, posteriormente, foram analisados a partir da teoria de Bakhtin e Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa do tipo básica, de abordagem mista, pois combina elementos da pesquisa quantitativa com a qualitativa, a qual, por ser uma pesquisa exploratória e documental, teve seus dados coletados no portal Dados Abertos Capes. Das 348 pesquisas selecionadas a partir das palavras-chave coordenação pedagógica, coordenador pedagógico, orientação educacional e orientador educacional, realizei um recorte e escolhi 12 textos que correspondem à produção acadêmica de 6 pesquisadores, os quais estudaram sobre coordenação pedagógica no mestrado e no doutorado. A partir desse recorte inicial, surgiram as seguintes categorias: identidade profissional, educação inicial e continuada, atuação e desafios da coordenação pedagógica. Posteriormente, as análises dos dados apontaram para o fato de que é necessário e imprescindível que os governos se dediquem a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação e aqui, particularmente, dos que desempenham a função de coordenação pedagógica. Percebi, em algumas pesquisas, certa contradição entre o discurso proferido pelos pesquisadores e o que a pesquisa realmente demonstra. É, também, possível inferir que alguns pesquisadores estão tão envolvidos numa lógica neoliberal que, mesmo utilizando teóricos mais progressistas em seus textos, acabam reproduzindo discursos diferentes ao longo da pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Explorando a energia nuclear no Ensino Médio: um mapeamento de pesquisas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-23) Caetano, Eduardo Ferreira [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/0336450184606642O objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento do tema da Energia Nuclear em teses e dissertações acadêmicas brasileiras de 2011 a 2021, envolvendo a Física Nuclear no Ensino Médio. Realizou-se uma fundamentação pedagógica e científica para situar o tema da Energia Nuclear no âmbito da proposta curricular do Ensino Médio. Para a abordagem metodológica, utilizou-se o Estado da Arte, escolhendo-se, dentre 22 pesquisas (1 tese e 21 dissertações) do banco MNPEF (2023) e CAPES (2023). O ato de mapear as documentações tem obtido espaço no meio acadêmico, argumento que nesta pesquisa foi utilizado para identificar e analisar algumas articulações entre a temática da Energia Nuclear e as possibilidades de adaptação para o ensino na Educação Básica. Como resultados da pesquisa, identificou-se que a região Sudeste possui a maior concentração de trabalhos, com 64% da produção. Outro elemento de destaque foi que 82% das produções tiveram o foco científico na área da Física. Foi constatado que o sujeito de pesquisa mais recorrente são estudantes do Ensino Médio, representando 82%, e o objeto de pesquisa mais frequente foi a sequência didática, com abrangência de 91%. As principais abordagens teóricas dos estudos foram Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com 36%, seguido da aprendizagem significativa, com 18%. A compilação das principais contribuições sobre o conteúdo, métodos e o porquê do ensino de Física Nuclear na Educação Básica evidenciou que, no geral, na categoria ‘o que ensinar’, os resultados mais frequentes apontam para os tópicos de radiação (68%), aplicações da energia nuclear e radiação (55%), benefícios e riscos associados (50%) e acidentes nucleares (45%). Na categoria ‘como ensinar’, despontam as estratégias do uso de vídeos (73%), levantamento dos conhecimentos prévios (63%), exposição oral dos alunos (50%) e o uso de textos (50%). Por fim, na categoria ‘o porquê ensinar’, fornecem uma série de razões e justificativas, mas pode-se resumir a tornar cidadãos mais críticos e conscientes em um mundo cada vez mais moldado pela ciência e pela tecnologia. Verificou-se a ausência de pesquisas que utilizaram a transposição didática de Chevallard (2000).
- ItemRestritoGrandezas e medidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapa das pesquisas brasileiras em periódicos científicos entre 2011 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-20) Pires, Ana Carolina Ramos [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/4648982922880910O presente trabalho teve por objetivo mapear as contribuições apresentadas pelas pesquisas em periódicos científicos brasileiros no período de 2011 a 2020 sobre a temática ‘Grandezas e Medidas’ com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nosso objetivo optamos pelo estudo do tipo Estado da Arte. O estudo abrangeu artigos nacionais publicados em revistas eletrônicas dentro do período pré-estabelecido. A coleta de dados inicial foi feita por meio de um levantamento bibliográfico dos artigos no Portal de Periódicos da CAPES e no portal do Google Acadêmico. No âmbito global das duas bases de dados referidas foram selecionados treze artigos científicos para análise. Como resultados ressaltamos que grande parte dos artigos (76,92%) se situaram no período em que houve a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Ainda, percebemos que 38,46% das publicações são de revistas localizadas na região Sudeste, seguido de 30,78% da região Sul, acompanhado de 15,38% da região norte e número idêntico da região Nordeste. Dentre os sujeitos de pesquisa mais recorrentes encontramos que 50% das pesquisas se focaram em pesquisas envolvendo pessoas (alunos, licenciandos e professores em exercício), seguido de análise em documentos curriculares mais recentes na educação brasileira (28,58%). Ainda, o foco na epistemologia, avaliação e situações propositivas tem, cada um, apenas 7,14%. Com relação as abordagens teóricas, levantamos que 3,6% envolveram o item ‘Avaliações’, 10,7% versaram sobre a ‘Formação de Professores’, 14,3% situaram ‘Documentos Curriculares’, 21,4% consideraram aspectos da ‘Epistemologia e/ou História da Matemática’ e, por último, 50% versam sobre a ‘Didática da Matemática’. Deste modo, o Estado de Arte envolvendo Grandezas e Medidas se mostrou um fator preocupante sobre a pequena quantidade de pesquisas, mas poderá auxiliar os futuros trabalhos em torno do tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica(Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2013-08-01) Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]; Kleiman, Angela B.; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)In discussions regarding youth and adult education, in Brazil and abroad, this group's beginning literacy is considered a fundamental process for building a more just and inclusive society. Basic literacy is a necessary requirement for continuing education, the process of acquiring the cultural goods and models of action founded on knowledge, values and practices that are considered legitimate by society. Yet an overview of education in Brazil shows us that quality education for young and adult groups is still a challenge. Given the inherent complexity of the meanings and ways in which basic literacy programs have been implemented in Brazil, the aim of this article is to examine the research done in the area that, in the last decade, has used a socio-historical approach (New Studies of Literacy) to investigate this educational process. We will analyze the ways in which the approach has been incorporated in research, and the consequences of such research for the formulation of policies for the organization of Youth and Adult education programs and for these teachers' education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As pesquisas sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento da produção científica da pesquisa brasileira entre 2010 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-20) Silva, Denise Correa da [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/6005938826551659O presente estudo qualitativo de caráter bibliográfico teve como objetivo apresentar o Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2020. A Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2017), ao inserir a Álgebra como Unidade Temática da Matemática, propõe o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresentado pautou a pertinência do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a generalização de padrões como elemento constituinte dessa forma de pensar. Foram mapeadas nove pesquisas acadêmicas que apresentaram grande relevância para o tema estudado, sendo elas constituídas por cinco artigos e quatro dissertações coletados no Portal de Periódicos da CAPES e na plataforma do Google Acadêmico. Para a análise do material coletado e apresentação das contribuições sobre o tema, os dados foram organizados em três agrupamentos: (1) Identificação/Catalogação das características do texto, (2) Síntese do conteúdo e (3) Contribuições para o ensino do tema generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O terceiro agrupamento foi subdividido em três categorias: Categoria (1): O que caracteriza a ‘generalização de padrões’ no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, categoria (2): Quais as condições para se efetivar o trabalho com o tema ‘generalização de padrões’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e categoria (3): Conhecimentos algébricos sobre ‘generalização de padrões’ dos docentes dos anos iniciais. Os resultados desse mapeamento mostraram ser pequena a quantidade de publicações sobre o tema voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo ocorrido a primeira publicação somente no ano de 2017. Contudo, os nove estudos analisados apresentaram importantes contribuições que esclarecem o que caracteriza a generalização de padrões, evidenciaram algumas condições necessárias para que esse ensino se efetive e indicaram a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes para que possam implementar o que está proposto na orientação curricular referente ao ensino da Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.