Navegando por Palavras-chave "Documentos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gênero nas relações internacionais: a evolução do tema da violência contra as mulheres na ONU,(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-03) Silva, Giovanna Santos da [UNIFESP]; Fanti, Fabiola [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258278A5&tokenCaptchar=03AGdBq26gJVo43TYXRsEm4hdtRrrL2u0HcBxOgX2MiR1DVXgk9-rFiqKMFVjTavaYjuBC7pbaDjJnTGFlQ4VOv1-PG7THa5vBUFknGLZk_0pgTzrv6ZTRo6GAzaA9QlqHRmKcjhggob-UVugahaC3-f4UlgbQVelC-YgZPsy71Gyc3sW9DaU1DtMFMCmT2xpN7XAEKhjkijRpYpFh53AHg8XhfwxIMAwI0iLS0QpkyBMrBtoGSfiCFx5PMwhrAixLkHp-dOSC2B_8JcWpz0PH83gfYIvGLUhp0JGJctH1vZfiof41dIBquS2AlAX4Y-xNIJMA8sCfugzDGVq5MnjrEG2OQG7yvgkhy2GLL6K3zxtquPHO4CPDH0j1sFFXG_kdFLQuZmYY5wq1sYfwvqxM9bBb_irrJZ6ktPKxrCgOiEVqbt7hM5abH2INcviCmeZ7HBH72qjwy4BshFVuU2GSFqMufD4J7Ln7MOqnX_mtaNKbQO65qf-p7jkp3EKjaO0oeRKXdCZUXS7NqSem1DAI1McodCsadZFN1AO principal objetivo deste trabalho é investigar como se deu a construção da agenda sobre as mulheres na Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no tema da violência contra a mulher. A análise foi realizada com base nos resultados das Conferências promovidas pela ONU no que concerne à temática da mulher, assim como em outros documentos, como por exemplo a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas Discriminação contra a Mulher (CEDAW). Procurou-se apontar a evolução do tema da violência contra a mulher ao longo do tempo no contexto da ONU, a partir da forma com que ele é apresentado em cada documento. Deste modo, ao tratar da evolução da temática fez-se necessário observar a entrada da questão de gênero no âmbito da ONU, assim como seus esforços atuais, como por exemplo a busca pela igualdade de gênero, posta como um objetivo de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da Organização.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A interdisciplinaridade e a proposta do Campus Baixada Santista da UNIFESP: uma análise documental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-07-30) Furusato, Meiry Akiko [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivos identificar e mapear as concepções de interdisciplinaridade presentes no Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista/UNIFESP e nos projetos pedagógicos dos cursos que o compõem (Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física), bem como discutir as potencialidades e os desafios da interdisciplinaridade na graduação em saúde, a partir da perspectiva da educação interprofissional. 0 referencial teórico abrangeu as bases da organização do ensino de matriz disciplinar e as atuais perspectivas no trabalho em saúde, as principais concepções sobre interdisciplinaridade, bem como incursões teóricas sobre a educação interprofissional e 0 processo de construção do Campus Baixada Santista da UNIFESP. A analise documental do projeto político-pedagógico do campus constituiu a opção metodológica privilegiada. 0 processo de análise de dados foi empreendido, inicialmente, a partir de categorias selecionadas a priori, formuladas por referência aos estudos de Pombo (2006), Fazenda (2003) e Japiassu (2006). As categorias foram denominadas: "integração", "atitude", "ação/prática", "diálogo", "troca" , "escolha". Em um segundo momento, após a identificação das concepções presentes no documento, empreendeu-se movimentos analíticos que configuraram sentidos - epistemológico, político ou organizacional - as concepções de interdisciplinaridade. Tendo por referência a ênfase no trabalho em equipe e a integralidade do cuidado, dimensões fundamentais da Educação Interprofissional, estas concepções foram reagrupadas e constituíram as categorias selecionadas a posteriori. Tendo como sentido principal a integração de disciplinas, bem como a interação de profissionais de diferentes áreas em projetos comuns, a interdisciplinaridade emerge, no documento analisado, como alicerce, perspectiva, instrumento e interface, representando, respectivamente, um modo diferente de ser, conhecer, fazer e viver junto. A assunção da educação interprofissional como pressuposto teórico e metodológico comporta importantes desafios: a organização da gestão acadêmica, o processo de construção e replanejamento permanente do projeto político-pedagógico, a superação de modelos formativos estigmatizantes que implicam mudanças de atitudes entre estudantes, docentes, profissionais e serviços, bem como a avaliação das iniciativas inovadoras. A análise documental do Projeto Político-Pedagógico do Campus Baixada Santista da UNIFESP revela que a interdisciplinaridade como principio formativo na graduação em saúde pauta-se na assunção de atitudes e escolhas que perpassam toda a proposta político-¬acadeêica, não se restringindo a mera integração de conteúdos, mas constituindo-¬se de práticas construídas coletivamente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tutorial - Auto-arquivamento de Artigos e outras produções(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Coordenadoria da Rede de Bibliotecas Unifesp [UNIFESP]Tutorial para auto-arquivamento no Repositório Institucional UNIFESP.