Navegando por Palavras-chave "Diversity and Complementarity of evaluation methods"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A avaliação no internato médico em atenção primária à saúde.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Medeiros Junior, Martim Elviro de [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Ferreira, Beatriz Jansen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/1570532869192196; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo de natureza quantitativa e qualitativa realizada por meio de estudo de caso, utilizando Escala Atitudinal do tipo Likert para analisar a partir da percepção de internos e preceptores do Programa de Internato Médico na Atenção Primária à Saúde da Casa de Saúde Santa Marcelina, uma proposta de avaliação com diferentes métodos avaliativos. Foram criadas 28 assertivas pertencentes a quatro dimensões distintas: o desenvolvimento de competências; caráter formativo da avaliação; diversidade e complementariedade de métodos avaliativos e meta-avaliação. Por meio da analise buscou identificar o caráter avaliativo do desenvolvimento de competências no processo proposto; analisar, na percepção dos internos e preceptores, a diversidade e complementariedade dos métodos avaliativos; identificar momentos de diálogo, feedbacks, aprendizagens compartilhadas e utilização da avaliação para tomada de novas decisões nos processos avaliativos do internato em APS. A Escala Atitudinal tipo Likert teve 26 assertivas validadas com perda de apenas 2 assertivas (7,14%) e apresentou um coeficiente de confiabilidade final, calculado pela fórmula de Spearman-Brown, de 0,81%, o que demonstrou nas quatro dimensões das assertivas o olhar positivo dos atores envolvidos, validando o instrumento da pesquisa para investigação desta natureza. A análise foi confrontada segundo os estudos sobre avaliação de Luckesi, Perrenoud e Batista. A pesquisa revelou que houve grande sintonia entre as percepções dos discentes e preceptores sobre o desenho avaliativo proposto para o internato; a dimensão que tratou da diversidade e complementariedade dos métodos avaliativos foi a melhor pontuada, seguida pela meta-avaliação, caráter formativo da avaliação e desenvolvimento de competências.