Navegando por Palavras-chave "Design Thinking for Educators"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Projeto de intervenção educacional “me conta um game”: um estudo sobre os jogos digitais como elemento cultural e uma proposta de jornada gamificada para análise crítica das narrativas dos jogos digitais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Ferreira, Leonard Emiliano Honório [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; Yanaze, Leandro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922Esse documento faz parte do Trabalho de Conclusão do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do ano de 2023, e tem como objetivo apresentar um estudo sobre os jogos digitais, abrangendo sua narrativa, os processos de interpretação e a pesquisa de metodologias para aplicação de atividades que fomente o debate a temas socio-histórico-culturais. Além de uma proposta de produto pedagógico desde a sua ideação até o seu protótipo para a promoção da interpretação e análise crítica das narrativas dos jogos digitais comerciais, assim como o debate de temas sensíveis inseridos nesses jogos de maneira a desenvolver pensamento crítico social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho colaborativo na educação: desenvolvimento de sistema web para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Oliveira, Carolina Beu da Silva de [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; Amaral, João Alberto Arantes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6114332903690632; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; https://lattes.cnpq.br/5930194238161620O presente trabalho apresenta uma proposta de concepção de desenvolvimento de um MVP (Produto Mínimo Viável) de um sistema web colaborativo para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente no âmbito da educação profissional da instituição de ensino Senac São Paulo. Para tal, conta com a mobilização de referenciais teóricos acerca do trabalho colaborativo, do desenvolvimento de cursos no contexto da educação profissional e das articulações com o modelo pedagógico adotado pela instituição de ensino mencionada. Por meio da abordagem metodológica do Design Thinking, seguindo o ciclo de concepção e desenvolvimento de produtos digitais, espera-se propor uma plataforma digital que ofereça um espaço de comunicação e troca de informações. Parte-se do pressuposto de que é necessário que as relações que antecedem a sala de aula, em uma etapa do planejamento pedagógico, também passem a oferecer aos docentes uma nova forma de interagir, tornando o processo de planejamento mais hábil e eficiente, de maneira que as ideias sejam compartilhadas e experimentadas em tempo real, sem o prejuízo que muitas vezes os processos burocráticos impõem.