Navegando por Palavras-chave "Design Thinking - Estudo de casos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho colaborativo na educação: desenvolvimento de sistema web para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Oliveira, Carolina Beu da Silva de [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; Amaral, João Alberto Arantes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6114332903690632; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; https://lattes.cnpq.br/5930194238161620O presente trabalho apresenta uma proposta de concepção de desenvolvimento de um MVP (Produto Mínimo Viável) de um sistema web colaborativo para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente no âmbito da educação profissional da instituição de ensino Senac São Paulo. Para tal, conta com a mobilização de referenciais teóricos acerca do trabalho colaborativo, do desenvolvimento de cursos no contexto da educação profissional e das articulações com o modelo pedagógico adotado pela instituição de ensino mencionada. Por meio da abordagem metodológica do Design Thinking, seguindo o ciclo de concepção e desenvolvimento de produtos digitais, espera-se propor uma plataforma digital que ofereça um espaço de comunicação e troca de informações. Parte-se do pressuposto de que é necessário que as relações que antecedem a sala de aula, em uma etapa do planejamento pedagógico, também passem a oferecer aos docentes uma nova forma de interagir, tornando o processo de planejamento mais hábil e eficiente, de maneira que as ideias sejam compartilhadas e experimentadas em tempo real, sem o prejuízo que muitas vezes os processos burocráticos impõem.