Navegando por Palavras-chave "Desempenho Cognitivo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAvaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para crianças (DOTCA-Ch): perfil de desempenho cognitivo de crianças de 06 a 12 anos na rede municipal de ensino de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-01) Demarchi, Gabriela Souza Dos Santos [UNIFESP]; Novelli, Marcia Maria Pires Camargo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children (DOTCA-Ch) was constructed with the proposal to evaluate the cognitive performance of children aged 6 to 12 years in 22 subtests distributed in five cognitive areas: Orientation, Space Perception, Praxis, Visuomotor Construction and Thought Operations. For each subtest, there is a structured choice of five levels of mediation. Objective: Describe the cognitive performance profile in children of the municipal teaching system of Santos from the applications of the Portuguese version of the DOTCA-Ch battery. Method: The study was carried out in partnership with the Secretary of Education of the municipal of Santos, in five schools municipal, with 169 children of both sexes, distributed between the 1st and 7th year, evaluations were carried out in the period from August 2015 to November 2018. The children were grouped into four age groups, and descriptive analyzes of the scores in the cognitive and subtest areas, as well as the use of mediations, comparing the data with original study. conducted in Israel. Results: The children in the sample are gender-equitative; in the cognitive areas, our children excelled in Praxis and Thought Operations performances compared to the original study conducted in Israel, and mediations present themselves as a potentiator for improved performance in all areas and groups. Conclusion: From the battery, DOTCA-Ch presents the first profile of cognitive performance related to santista children, being a dynamic instrument that identifies the potentialities and limitations of children in a playful way.
- ItemEmbargoEvidências de Validade Externa (Validade de Critério) da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional de Loewenstein - versão geriátrica (DLOTCA-G) em uma população de pessoas idosas sem alterações cognitivas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Batista, Isabel Francielle Veloso [UNIFESP]; Novelli, Marcia Maria Pires Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0472842252184977; http://lattes.cnpq.br/2104853071423907; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Evidências de Validade Externa (Validade de Critério) da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional de Loewenstein - versão geriátrica (DLOTCA-G) em uma população de pessoas idosas sem alterações cognitivas Introdução: A bateria de Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional de Loewestein - versão geriátrica (DLOTCA-G) é um instrumento de avaliação cognitiva específico da área da Terapia Ocupacional (TO) que avalia 8 domínios: orientação, consciência, percepção visual e espacial, práxis, construção visuomotora, operações de pensamentos e memória. Objetivos: Avaliar a aplicabilidade da bateria DLOTCA-G em uma amostra de pessoas idosas sem alterações cognitivas. Materiais e Métodos: A bateria foi aplicada em uma amostra de pessoas idosas. Os participantes foram avaliados utilizando os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Exame Cognitivo de Addenbrooke Revisado (ACE-R) e a bateria DLOTCA-G. Para a análise da aplicabilidade foi feita a análise dos desempenhos nos domínios e do uso das mediações descritas em médias, desvios-padrões e porcentagens, e para a avaliação da evidência de validade de critério a pontuação total da DLOTCA-G e do ACE=R foram correlacionadas e foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Foram avaliadas 20 pessoas idosas, sendo 15 mulheres (75%) e 5 homens (25%). A média de idade foi de 71,95 (± 5,76) anos e a média de escolaridade foi de 13,25 (± 5,29) anos. A pontuação média total obtida no ACE-R foi de 86,45 (± 10,04) pontos e no DLOTCA-G foi de 24,38 (± 1,26) pontos. Acerca do tempo de aplicação, 90% dos participantes conseguiram concluir a bateria em uma sessão. Com relação ao desempenho dos domínios cognitivos, as pessoas idosas apresentaram mais dificuldades nos testes de Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento e sobre o uso das mediações, as mais utilizadas foram as que alocam recursos atencionais das pessoas idosas. Na análise de validade de critério o coeficiente de correlação de Pearson foi de r=0,55. Conclusão: A bateria parece ter uma acurácia para avaliar o desempenho das pessoas idosas, onde elas apresentaram mais dificuldades nos domínios de Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento, no entanto, para a amostra avaliada, não apresentou bons resultados de correlação com o ACE-R.