Navegando por Palavras-chave "Curriculums"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento do ensino de Medicina baseada em evidências nos currículos das escolas médicas do Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-12-10) Puga, Maria Eduarda dos Santos [UNIFESP]; Atallah, Álvaro Nagib [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O ensino médico no país é solicitado a adequar e reformular seus currículos. A inclusão da Medicina Baseada em Evidências nos currículos médicos vem ao encontro dessa realidade e responde aos requisitos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina. Objetivos: avaliar a prevalência de instituições que incluem o ensino curricular de Medicina Baseada em Evidências (MBE) nas escolas médicas do Brasil e identificar as regiões do país onde essa cultura está disseminada. Método: estudo descritivo (Levantamento/Survey) dos currículos das 169 Escolas Médicas do Brasil cadastradas no site do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo acompanhamento de abertura, credenciamento e avaliação dos cursos de educação superior no Brasil. A análise dos resultados foi feita utilizando a divisão por regionais utilizada pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), ou seja, oito núcleos, como seguem: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Minas Gerais, Sul I, Sul II, São Paulo, Rio de Janeiro/Espírito Santo. Na primeira fase da pesquisa foram mapeadas todas as Escolas Médicas que estavam cadastradas no site do INEP e foram identificadas aquelas que já disponibilizam em seus currículos eletrônicos e que incluem a disciplina e a cultura da Medicina Baseada em Evidências. Na segunda fase, foi realizado contato via fax e e-mail para o envio de um questionário a todas as escolas médicas cadastradas no site do INEP. Resultados: Foram encontradas seis escolas que no site já disponibilizam em seus currículos o conteúdo de Medicina Baseada em Evidências. Das escolas cadastradas no INEP responderam ao questionário 49 escolas do total de 169, das quais somente 23 incluem a MBE em seus currículos. Conclusões: Foi possível constatar que em todas as regionais do país há pelo menos uma escola que desenvolve em seu currículo o ensino e a cultura da Medicina Baseada em Evidências.