Navegando por Palavras-chave "Currículo municipal de Praia Grande"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoA dimensão local do ensino de história: trajetórias e práticas docentes na abordagem curricular em História regional(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Almeida, Eduardo Carvalho de; Lourenço, Elaine; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; https://lattes.cnpq.br/1291857799298036A presente pesquisa é baseada no ensino de História local, um tipo de escrita histórica em processo de crescimento e que necessita de abordagens específicas para cada objeto de estudo, devido às suas particularidades. O público-alvo é formado principalmente por professores da rede municipal de Praia Grande, cidade do litoral de São Paulo, que recentemente implantou o ensino de “história regional” em seu currículo, vinculado a alguns dos eixos temáticos já existentes ou como objeto de conhecimento específico. A justificativa da pesquisa se pauta na necessidade de compreender como o ensino de História local é tratado, a partir dessa rede citada. Assim, torna-se relevante buscar conhecer as visões e conceitos existentes entre os professores que, por exigência do currículo, devem ensinar sobre a história da região. Ainda nesse ponto, pode-se verificar como o currículo prescrito impõe e produz práticas, na relação crítica dos educadores com o currículo, e de que forma as diretrizes curriculares da rede municipal são executadas pelos professores “em ação” na sala de aula. Observou-se que, no entendimento desses docentes, existe um potencial educativo da História local, visando não apenas sua contribuição no ensino dos conteúdos formais, mas também à construção de identidades, a partir da qual a valorização sociocultural da região em que se vive é consequência dessa identificação com o local, relacionada ao global. Entretanto, percebeu-se também que tantos os conteúdos prescritos do currículo, quanto as práticas dos professores, ainda estão muito vinculados à divisão tradicional da História e, no caso da História do Brasil, aos principais eventos políticos, desconsiderando questões locais ou submetendo-as aos acontecimentos consagrados da história nacional.