Navegando por Palavras-chave "Campo Limpo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Transformando a realidade pela Educação Ambiental: Estudo de caso do curso Percepção de Riscos e Adaptação às Mudanças do Clima(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Pontalti, Débora [UNIFESP]; Michelle, Luana [UNIFESP]; Pampolha, Michelle Souza [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; http://lattes.cnpq.br/5887578088213323; http://lattes.cnpq.br/3478313190340077; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Carta da Terra defende a ideia de que todos os indivíduos pertencem a mesma comunidade de vida, portanto, todos compartilham a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo onde se vive. Contudo, a contínua expansão das cidades, seu adensamento populacional e os impactos socioambientais decorrentes têm comprometido o meio ambiente e a saúde ambiental. O curso Percepção de Risco e Adaptação às Mudanças do Clima, oferecido no distrito de Capão Redondo, zona sul de São Paulo, buscava potencializar e disseminar informações sobre os valores da Carta da Terra e mitigar riscos associados às mudanças do clima, por meio da formação de agentes multiplicadores. Cursaram esta formação 39 participantes, em sua grande maioria educadores da rede pública, que moram ou atuam na região de Campo Limpo. Segundo as avaliações preenchidas ao final do curso, os conteúdos trabalhados proporcionaram aos participantes ferramentas capazes de ampliar o conhecimento sobre seu território e contribuiu para o despertar de outras formas de uso e ocupação do solo, visando a prevenção de acidentes. Desta forma, conclui-se que o objetivo inicial do curso foi alcançado, ao munir os cidadãos de instrumentos e ferramentas que auxiliem a dirimir os impactos sociais e ambientais do território onde vivem e atuam.