Navegando por Palavras-chave "Cadernos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosGêneros do discurso e letramentos possíveis: um estudo dos cadernos escolares nas turmas de alfabetização de Jovens e Adultos no município de Guarulhos/SP.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Pereira, Lays [UNIFESP]; Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6082754427382954; http://lattes.cnpq.br/9770017335263142; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research refers to the study of the materialization of educational provision for non or poor schooled young people and adults. In previous research, we focused at identifying the material, cultural and didactic artifacts used for literacy classes for young people and adults in municipal schools from Guarulhos (SP). In view of the finding of informative potential of school notebooks, for they are constituted into privileged forms of teaching register (GIRVITZ, 2008), we set ourselves to continue the research, assuming the objective of inventorying speech genres and activities of reading and writing focused in this teaching modalities by analyzing this scope. We are especially interested inventory the compilation of speech genres that circulate in the literacy process, evaluating their relation with the variety and relevance before the multiple exigencies that contemporary world puts for young people and adults, and for school as the main literacy agency (KLEIMAN, 1995). We turn our attention to this teaching modality because it persists in Brazil a huge contingent of people who don’t know how to read and write or who didn’t finish their study in regular school (PNAD, 2010), despite the efforts for democratization of basic education. Our research has a qualitative nature (MARTINS, 2004; KNOBEL e LANKHSHEAR, 2008), since we made two studies in young people and adults’ literacy classes. One of them at “Movimento de Alfabetização” – MOVA Guarulhos; the other at “Programa de Ensino Fundamental Regular com Educação Profissional”, both iniciatives by the municipal government. We attempted to verify indications of literacy practices in the notebooks, assuming them as physical support of genres’ compilations and literacy activities and as social device, as defined by Girvitz (2008). Besides, we used some specific procedures: application of semi-structured interviews with MOVA’s technical section (SME/Guarulhos), school manager and teachers responsible for those classes. During the field research, we collected students’ notebooks, as well as teachers’ portfolios and planning notebooks. Based on the data and the collected material we saw little variety of speech genres and situations of reading practices, and sometimes texts were not even used in the events analyzed in the notebooks. The examples of reading practices we observed through analysis of the notebooks don’t cover the necessary literacy to insert people in literate societies like ours, not even the literacy that Rojo (2010) defines as fundamental in education, like the “multi-semiotics”. It is worrying when we observe the disadvantaged position of not or poor schooled young people and adults in literate societies. The goal of promoting literacy practices, fostering learning through situations related to the subjects’ social practices, seems impaired in the analyzed contexts.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Geometria ensinada em cadernos escolares do ensino primário nas décadas de 1950 e 1960(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-28) Vieira, José Erisvaldo Lessa; Bertini, Luciane de Fatima; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340Para esta investigação, debruçamo-nos sobre a produção dos estudos relacionados aos saberes profissionais do professor que ensina matemática em perspectiva histórica, com o objetivo de compreender que geometria se constituiu nos cadernos escolares do ensino primário nas décadas de 1950 e 1960. Partimos da hipótese da existência de uma geometria ensinada, uma geometria sistematizada nos cadernos escolares que foi objetivada por meio do registro de tarefas escolares e que passou por dinâmicas e transformações ao se constituir em objeto de ensino na escola primária, ensinada de maneiras diferentes, de acordo com cada época e finalidades do ensino. Com isso, buscamos entender como ela se constitui nos cadernos escolares do ensino primário em tempos de Escola Nova e do Movimento da Matemática Moderna, considerados como marcos para a História da Educação Matemática. Os movimentos tinham como foco modernizar o ensino sob influências internacionais. Dessa forma, defende-se que há uma geometria ensinada, contudo, com maior ou menor intensidade e que apresenta diferentes maneiras de abordagem em conformidade com cada época; que ao se discutir modernização do ensino, também se intensificam as finalidades da educação. Tomamos como base as sistematizações dos estudos realizados por Hofstetter e Schneuwly (2017) para tratar sobre saber profissional; Julia (2001) e Vidal (2009) acerca da cultura escolar; Mignot (2008), Viñao (1995), Gvirtz e Larrondo (2008) para problematizar os cadernos escolares como produto da cultura escolar. Além disso, para atingir o objetivo proposto, apropriamo-nos dos estudos de Novaes, Bertini e Siqueira Filho (2017) para compreender a matemática ensinada e, por conseguinte, problematizar a existência de uma geometria ensinada encerrada nos cadernos escolares à luz da perspectiva de Charlot (2000) que discute o conceito de saber objeto. Logo, a presente investigação aponta uma geometria ensinada partindo das linhas, ângulos, figuras planas e tridimensionais, sem utilização de instrumentos auxiliares como réguas e compassos. Notamos que os problemas acerca de áreas e perímetros de figuras planas traziam menções ao cotidiano dos estudantes, por exemplo, cálculos de áreas de terrenos. Pudemos perceber que a geometria ensinada se constituiu por meio de um processo denominado sintético que parte das linhas e depois passa para as superfícies. Acrescentamos, ainda, que essa geometria se objetiva por meio de registros pictóricos, seguidos de suas nomenclaturas, traçados sem o auxílio de régua e compasso.