Navegando por Palavras-chave "Arts "
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoArrastões sensíveis e políticos entre territórios e artes(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Carillo, Thalita Prado Barbosa [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este escrito é uma exploração, um enredado de vidas, operando com o método cartográfico, e propõe a noção de arrastões sensíveis para tratar de problemáticas presentes no âmbito da vulnerabilidade e potência de viventes que são colocados à margem das cidades, da educação, das artes e ao mesmo tempo são atravessados por experimentações ético-estéticas. Através de narrativas foram expressos episódios em roda de música, encontros com marcas e memórias, fragmentos de filmes, documentários, músicas, escuta ativa de sonhos e diálogos, entre outros. Fragmentos narrativos que expressam pretextos para encontros, experiências de imunidades, alegrias, dores, humilhação, novos territórios e questionamentos com certas artes. Situações em que a cultura é a regra, arte é exceção. Um dos efeitos deste percurso foi acompanhar falas e experiências que se conectam historicamente, no sentido de perpetuar automatismos, o que é imposto, a cultura, entre viventes de diferentes gêneros, classes sociais e idades. E ao mesmo tempo a exceção, encontros de criação, memória, opacidade, resistência com as artes em instalações episódicas do comum na periferia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contrafeitiçarias na Terapia Ocupacional: resistindo ao desencantamento da vida por meio da arte e do cuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-22) Mendes, Mariana Louver [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/7700263513263702; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Considerando as transformações do campo de interface da terapia ocupacional com as artes, o corpo e a cultura a partir dos anos 2000, bem como o mais recente acontecimento pandêmico que refez algumas práticas, mobilizou outras e provocou novos modos de pensar, a pesquisa constrói cartografias atuais deste campo de saberes e práticas, a fim de refletir criticamente sobre suas contribuições às populações acompanhadas em um contexto de crises ambientais, sociais, éticas e políticas. O método de pesquisa-intervenção da cartografia, que implica a intersecção entre conhecer, agir e criar, permitiu acompanhar processos, buscando problematizar o campo e as forças que o compõem. As cartografias foram produzidas tanto por meio de pesquisa bibliográfica e do trabalho conceitual, que retoma fragmentos históricos da instauração deste território de interface, quanto da pesquisa de campo, que escutou doze terapeutas ocupacionais de seis estados do Brasil, retraçando com elas suas trajetórias, ações e pensamentos. A escuta a estas terapeutas ocupacionais se deu por meio de entrevista individual e o material produzido originou o que a tese chama de paisagens atuais do campo, que apresentam novas problemáticas e multiplicam compreensões deste campo híbrido de intersecção que envolve dimensões éticas, estéticas e políticas. As paisagens atuais são postas em diálogo com as cartografias da instauração visando analisar deslocamentos e devires, bem como a emergência de novos universos de referência com consistência suficiente para revirar certa situação e provocar mutações no próprio campo. As reflexões que emergiram deste processo permitiram analisar as ações das terapeutas ocupacionais por aquilo que as transversaliza: as práticas grupais com dispositivos artísticos, o cuidado e a cooperação, esta que emerge com mais intensidade no período pandêmico. Em uma sociedade marcada pelo avanço do capitalismo neoliberal, considerado na tese como um sistema feiticeiro que captura a atenção e a sensibilidade, atingindo diretamente os corpos, moldando subjetividades e reduzindo a capacidade de pensar e agir juntos, as práticas das terapeutas ocupacionais são lidas como contrafeitiçarias, que têm potência para reativar qualidades das quais fomos separados — como a criatividade, o sensível, a delicadeza, a beleza, o afeto etc. — e fomentar imaginários que permitam reencantar a vida e o futuro.
- ItemSomente MetadadadosO embate sobre a arte, a arquitetura e a cidade do século XIX em José Marianno Filho(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Mingorance, Wilson Ricardo [UNIFESP]; Atique, Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8425420305118490; http://lattes.cnpq.br/8982742372443481; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this research is the study of textual works and serials by José Marianno Carneiro da Cunha Filho, between 1921 and 1945. It seeks to understand its importance as a critic of the arts, architecture and urbanism in Rio de Janeiro in the nineteenth and early twentieth century. Through the works of José Marianno intended to establish a dialogue with the authors of the time, which addressed the issue in order to verify the technical-political vocabulary of José Marianno Filho and elucidate the clash between the neocolonial and modernism, as well as to list their relevance within the historiography of Brazilian architecture, and rank their relevance within the historiography of Brazilian architecture. The research was based on the meeting of publications of José Marianno Filho in the mentioned period, published serially in the press and publishers of the period. More specifically, the survey drew on existing in the Library Paulo Santos, a member of the MinC-IPHAN System in Rio de Janeiro. There, through large albums with many articles, hoarded by the architect and historian Paulo Santos it was possible to obtain a comprehensive overview of the writings of José Marianno Filho. Thus, we performed a careful reading of the material assembled by bringing the production of a text and a timeline extended on three areas of research: the city, architecture and arts of the 19th century.
- ItemSomente MetadadadosEthnographic exercises as activities in public space: social occupational therapy in art, culture and politics(Univ Sao Paulo, Escola De Enfermagem De Ribeirao Preto, 2016) Galvani, Debora [UNIFESP]; Barros, Denise Dias; Pastore, Marina Di Napoli; Sato, Miki TakaoEthnographic exercises are discussed - as proposed by the Metuia Project/USP between 2007 and 2013 - as an activity able to enhance the recognition of the compound, plural and sometimes contradictory knowledge, but produced creatively in the intellectual and social do, in the interaction among students, occupational therapists, researchers and homeless people. It starts from the need to develop an understanding of the significant activities of artists working in the public spaces in Sao Paulo, as it persists as a plurality of meanings that the street acquires amid disputes of interests and cultural tensions, but also interconnections and creativity. The itinerant life and social areas' characteristics, combined with reflections of urban anthropology and ethnographic research favored the theoretical and practical teaching in dialogic territorial shares of social occupational therapy. This article is the result of reflections built from the research Circuits and religious practices in life trajectories of adult homeless people in city of Sao Paulo, associated with university extension project linked to Metuia Project/USP, called Point meeting and culture: social networks, culture and social occupational therapy. In conclusion, on the one hand, there is need for renewed reflection about the occupational therapist's place, considering the asymmetries of the relations in the construction of knowledge. On the other hand, it indicates that the produced activities, necessarily, in dialogical relations, only share meanings when inserted into the experience of the difference in consistent proposals with its own plasticity and in the middle of specific social and cultural contexts.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Luz, Sombra e Ação: articulando ciências e artes na Educação Infantil (Brasil) e no Cycle 1 (Suíça) a partir da implementação de uma sequência didática(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) De Alencar Reis, Anna Cecília [UNIFESP]; Izidoro, Emerson [UNIFESP]; Ligozat, Florence [UNIGE]; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859; http://lattes.cnpq.br/4486545267174490A articulação entre Ciência e Arte vem sendo estudada em várias áreas da educação. Considerando o contexto escolar, pesquisas recentes apontam para a potencialidade de desenvolver práticas artísticas com atividades científicas a fim de ampliar o repertório da criança e, também, de proporcionar novos olhares para a ciência. Posto isto, considerando o campo da didática comparada, esta pesquisa visou desenvolver e implementar uma sequência didática com o tema Luz, Sombra e Ação em dois contextos educacionais obrigatórios e culturais distintos: escola de Educação Infantil no Brasil, com crianças entre 5 e 6 anos, e escola de Ciclo primário na Suíça Romanda, com crianças entre 4 a 6 anos. Partimos da seguinte questão de pesquisa: “Como e quais são as condições para desenvolver as atividades codisciplinares de ciências da natureza e artes que permitem promover as aprendizagens na etapa inicial da educação básica?”. Assumimos os seguintes objetivos: a) Compreender as condições de implementação de uma sequência didática elaborada nesta pesquisa com o tema Luz, Sombra e Ação; b) Identificar como as professoras, crianças e alunos se orientam em atividades que possuem objetivos disciplinares diferentes (em relação às ciências naturais e às artes); c) Descrever (quais são) as aprendizagens que podem resultar das atividades codisciplinares sobre o tema Luz, Sombra e Ação a fim de compreender as possibilidades e os desafios ligados à articulação dos dois campos; d) Comparar os processos de construção de aprendizagens em dois contextos educacionais diferentes para elaborar uma modelização de atividades de Ciência & Arte, por meio do saber sombras, considerando a etapa do início da educação básica. Esta pesquisa configura-se como engenharia didática e alinha-se ao modelo de ação da didática conjunta para realizar a análise do estudo. De modo geral, identificamos que o processo de construção das aprendizagens assumiu uma orientação artística ou científica produzida pelo professor e/ou pela criança e aluno nas atividades. Os elementos da experiência estética e científica também constituíram tal processo, tanto como parte da estrutura prevista das atividades didáticas quanto como um desdobramento da aprendizagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento Corporal: as experiências desta forma de arte como ferramenta de intervenção no projeto Dream a World em Kingston, na Jamaica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-29) Montero, Paloma [UNIFESP]; Brandão, Ângela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6843594697945779Durante a pandemia, o Sesc Ideias foi uma iniciativa que ambicionou gerar uma série de debates e palestras online, propiciando assim um espaço para trocas nos mais variados campos de atenção do contexto contemporâneo. Uma das apresentações que me despertou interesse foi a live intitulada Arte e Saúde Mental no Retrato da Pandemia, que teve a Dra. Jaswant Guzder como uma das grandes convidadas, uma referência viva nos estudos da intersecção saúde-arte. Esta pesquisa se configura em uma estudo da Terapia Cultural através do Mapeamento Cultural, no Projeto Dream a World em Kingston, na Jamaica e na revisão bibliográfica narrativa, além de aspirar a investigação e o impulsionamento desta tendência (saúde-arte) que deve ser muito mais explorada em termos de políticas públicas voltadas para comunidades vulneráveis e em risco que sofrem com todo tipo de violência. Esta indagação finalmente objetiva fazer um estudo, análise e síntese da trajetória da Dra. Guzder e de alguns heróis da saúde-arte.